Princípios Gerais do Processo penal

Description

Exame da OAB Direito Processual Penal Flashcards on Princípios Gerais do Processo penal, created by Tamara Octaviano on 16/11/2015.
Tamara Octaviano
Flashcards by Tamara Octaviano, updated more than 1 year ago
Tamara Octaviano
Created by Tamara Octaviano over 8 years ago
12
1

Resource summary

Question Answer
Não há pena sem processo O devido processo penal é duplo: Devido processo legal clássico – contém todas as fases do processo; O novo devido processo legal – Lei 9.099/95 – dispõe outras formas de fases do processo.
Não há pena sem ação O juiz não pode agir de ofício. Fundamento – se deve ao processo tipo acusatório vigorante que distingue as funções de investigação, denúncia e julgamento.
Princípio do Juiz Natural Há duas regras básicas: Há um juiz competente para a causa; Está proibido pela Constituição Federal a criação de Tribunal de Exceção.
Princípio do contraditório É a possibilidade de contrariar argumentos, provas. Existem provas que são colhidas sem o contraditório, são as chamadas Provas Cautelares. Exemplo: perícias. As provas cautelares tem o contraditório diferido ou seja, adiado, o contraditório é postergado para o processo.
Princípio da ampla defesa Contém duas regras básicas: Possibilidade de produzir provas; Possibilidade de recursos. Obs.: não existe fase de defesa no Inquérito Policial, pois é peça administrativa.
Princípio da presunção de inocência Este princípio está conceituado na Convenção Americana sobre direitos humanos. Consiste em que todo acusado é presumido inocente até que se comprove a sua culpabilidade. Duas regras: Cabe a quem acusa o ônus de provar a culpabilidade; Regra de tratamento no sentido do acusado não poder ser tratado como condenado.
Princípio da verdade real Conecta-se à regra da liberdade de provas: todos os meios probatórios em princípio são válidos para comprovar a verdade real. Exceto: a prova ilícita, a prova ilegítima e a prova do Tribunal do Júri do art. 475 do CPP
Princípio da obrigatoriedade O Ministério Público na ação penal pública é obrigado a agir. Deve ele denunciar. Exceção: encontra-se na ação penal privada, onde aqui vigora o Princípio da Oportunidade. Transação Penal – Art. 76 da Lei 9.099/95 – onde o Ministério Público faz um acordo com o réu, ao invés de denunciá-lo.
Princípio da indisponibilidade do processo Art. 42 do CPP – iniciado o processo o Ministério Público não poderá dispor dele, ou seja, abrir mão na acusação. Exceção: Suspensão Condicional do Processo – Lei 9.099/95
Princípio da oficialidade Os órgãos da persecução penal são oficiais.
Princípio da publicidade O processo e os atos processuais são públicos. Este Princípio não é absoluto, pois é possível restringir a publicidade do processo em casos especiais. Art. 792 do CPP, § 1º.
Princípio da identidade física do juiz O juiz que preside a instrução deve ser o mesmo que vai sentenciar. Este princípio não é válido no Processo Penal!!
Princípio da imparcialidade do juiz Não há jurisdição sem imparcialidade. O juiz deve ser imparcial, neutro entre as partes.
Princípio do duplo grau de jurisdição Assegura o direito de apelar; que as provas sejam revistas em outra instância. Exceção: está nos processos de competência originária dos Tribunais, pois neste caso, não há mais para quem se recorrer.
Show full summary Hide full summary

Similar

AÇÃO PENAL
Grazielle Lage
Inquérito policial
Marcelo Llaberia
DIREITO PROCESSUAL PENAL
Joelma Silva
PRINCÍPIOS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL
GraSousa
Inquérito Policial
cesar_basso
INQUÉRITO POLICIAL
julianodanielp
AÇÃO PENAL
julianodanielp
TRIBUNAL DO JÚRI
Amanda Rezendes
Lei de Abuso de Autoridade, nº 4.898/65
Amanda Rezendes
Inquérito Policial
natestefan