GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Flashcards

ÉTICA E MORAL

Jessica Menezes Portuguese 27 cards

Cards in this deck (27)

  1. 11. Os conceitos de ética e moral se aproximam. Entretanto, enquanto ética assume ordem prática, a moral apresenta caráter reflexivo.ERRADO.
    O texto motivador afirma que a moral se vincula à conduta (ação) correta. Na sequência, a ética é entendida como filosofia moral (reflexão sobre a ação).
  2. 22. A moral de uma sociedade pode se transformar em lei, sendo esta o resultado mais concreto das reflexões éticas.CERTO.
    Quando valores morais são incorporados pelo Estado, transformam-se em leis, ou seja, expressões concretas de princípios éticos.
  3. 33. A ética axiológica estuda os deveres e normas que regem o comportamento humano.ERRADO.
    A ética axiológica não estuda deveres e normas, e sim os valores (do grego “axia” = valor). Quem estuda deveres e normas é a ética deontológica.
  4. 44. A moral é o objeto de estudo da ética, sendo esta responsável por refletir sobre o que é certo ou errado.CERTO.
    A moral é o objeto de estudo da ética, ou seja, a ética reflete e analisa os princípios que fundamentam os comportamentos morais.
  5. 55. A moral cristã e a moral grega são exemplos de ética reflexiva.ERRADO.
    A moral cristã e a moral grega são exemplos de morais históricas, não de ética reflexiva. A ética é a reflexão sobre essas morais.
  6. 66. Uma pessoa imoral conhece as normas sociais e, por isso, age contra elas.CERTO.
    Pessoa imoral → é quem conhece as normas morais, mas deliberadamente as descumpre.
    Pessoa amoral (ou aética) → é quem desconhece ou não possui consciência moral
  7. 77. Para Kant, uma ação só é eticamente correta se for movida exclusivamente por uma boa intenção.CERTO.
    Para Kant, uma ação só é eticamente correta se for movida exclusivamente por uma boa intenção. O bem mais importante a ser buscado na conduta humana é agir a partir da consciência do que deve ser feito. Em outras palavras, agir bem é agir com base no dever.
  8. 88. Princípios são preceitos, leis ou pressupostos considerados universais que definem as regras pelas quais uma sociedade civilizada deve se orientar. Portanto, princípios são incontestáveis, não oferecem resistência.CERTO.
    Princípios são preceitos, leis ou pressupostos considerados universais que definem as regras pelas quais uma sociedade civilizada deve se orientar. Em qualquer lugar do mundo, princípios são incontestáveis, pois, quando adotados, não oferecem resistência alguma.
  9. 99. O exercício da função pública é guiado por primados maiores que conduzem à ética e à formação de uma imagem positiva do serviço público perante a sociedade. Esses princípios, portanto, circunscrevem-se ao exercício do cargo.ERRADO.
    Circunscrevem = limitado; limitar, impor limites. O servidor deve manter conduta ética dentro e fora do serviço público.
  10. 1010. A configuração do assédio moral pressupõe conduta reiterada e prolongada no tempo.CERTO.
    Para a configuração de assédio moral é necessária que a conduta seja reiterada e prolongada no tempo. Para que algo seja considerado assédio moral, é necessário que o comportamento abusivo (o assédio) aconteça repetidamente e por um período de tempo extenso''
  11. 1111. A moral pode ser definida como comportamentos socialmente difundidos.CERTO.
    conceitos básicos, “moral” pode ser definida como conduta baseada em normas e valores estabelecidos e difundidos socialmente.
  12. 1212. A ética tem a ver com algo que é próprio de todo ser humano, enquanto um ser que se distingue do restante da natureza.CERTO.
    “Ética” vem do termo grego ethos, que tem dois significados diferentes, mas que podem ser relacionados. Um primeiro significado é o de casa ou morada. Pode-se dizer que a casa do ser humano é algo que o separa do mundo natural, é o lugar que o abriga das ameaças e desafios do mundo (chuva, animais ferozes etc.). Nesse sentido, a ética tem a ver com algo que é próprio de todo ser humano, enquanto um ser que se distingue do restante da natureza.
  13. 1313. Princípios são normas ou padrões sociais geralmente aceitos ou mantidos por determinado indivíduo, classe ou sociedade.ERRADO.
    Valores são normas ou padrões sociais geralmente aceitos ou mantidos por determinado indivíduo, classe ou sociedade, portanto, em geral, dependem basicamente da cultura relacionada com o ambiente onde estamos inseridos.
  14. 1414. A ética tem como significado “casa ou morada” e, também “hábito ou comportamento” decorrente da repetição constante.CERTO.
    A palavra ética vem do grego "ethos", que significa “modo de ser”, “caráter”, “hábito” ou “costume” — associada à ideia de comportamento repetido.
  15. 1515. Na perspectiva ética do imperativo categórico, o bem de uma ação depende não tanto da intenção, mas das consequências que ela tem.ERRADO.
    O imperativo categórico de Kant é uma ética deontológica. Desse modo, Para Kant, uma ação só é eticamente correta se for movida exclusivamente por uma boa intenção. O bem mais importante a ser buscado na conduta humana é agir a partir da consciência do que deve ser feito. Em outras palavras, agir bem é agir com base no dever e não em função da consequência da ação como afirmado no item.
  16. 1616. A ética tem a ver com algo que é próprio da natureza.ERRADO.
    Tem a ver com algo que é próprio de todo ser humano.
  17. 1717. Ética vem do grego ethos, e tem dois significados: morada e hábito, que resulta da repetição constanteCERTO.
    Ética vem do grego éthos, que pode significar tanto morada (caráter) quanto hábito (costume) —
    ou seja, é o modo de ser construído pelo hábito consciente e racional.
  18. 1818. Entende-se moral como conduta racionalmente justificável.ERRADO.
    Moral é o conjunto de normas, regras e valores aceitos e praticados por um grupo social, sendo, portanto, cultural, temporal, prática e subjetiva.
    Ética, por sua vez, é a reflexão crítica e racional sobre a moral — ou seja, é uma conduta racionalmente justificável.
  19. 1919. A teoria do mínimo ético consiste em dizer que o Direito representa o mínimo de ética declarado obrigatório para que a sociedade possa sobrevier.ERRADO.
    A teoria do mínimo ético, consiste em dizer que o Direito representa apenas o mínimo de MORAL declarado obrigatório para que a sociedade possa sobrevier.
  20. 2020. A abordagem ética utilitarista preconiza que a ação ética deve se voltar aos resultados dos comportamentos, e não a uma avaliação prévia quanto à intenção dessas ações.CERTO.
    A ÉTICA TELEOLÓGICA, defendida por autores como ARISTÓTELES e STUART MILL é uma ética consequencialista. Isto significa que a boa ação se deve medir pelas consequências. Ou seja, o fim da ação é o que determina todo o agir.
  21. 2121. Na perspectiva ética do imperativo categórico, o bem de uma ação depende não tanto da intenção, mas das consequências que ela tem.ERRADO.
    Imperativo categórico (resumido): faça o que você acredita que todos deveriam fazer, independentemente das consequências.
  22. 2222. A conduta ética do servidor público não é apenas uma questão de comportar-se de acordo com o que é permitido. O essencial da conduta é a orientação interna que ele dá a suas ações: a motivação, o esmero, o gosto com que realiza seu ofício para cumprir seus deveres ou para fazer mais do que a função lhe prescreve. Agir de tal maneira a tornar o comportamento universalizado, atribuindo ao outro exatamente o que se estabeleceria a si estando nas mesmas condições. Trata-se de máxima articulada à teoria ética utilitarista.ERRADO.
    Para se avaliar se uma ação é moralmente correta, Kant propunha que se avaliasse o quanto ela poderia ser universalizada, ou seja, o agente deve imaginar se sua ação seria boa para todos que a praticassem. A esse critério ele chamou de "imperativo categórico", pois se tratava de um mandamento (imperativo) e que deveria ser obedecido de forma incondicional (de forma categórica e não hipotética, como se dependesse de alguma condição). Assim, não se trata de utilitarismo, mas da teoria do imperativo categórico de Kant.
  23. 2323. Em respeito às comunidades e suas especificidades, atualmente, é válida a defesa do relativismo ético.ERRADO.
    O relativismo ético representa o fim da própria ética como forma propriamente humana de existir.
  24. 2424. A ética é teoria por estar situada no campo das reflexões, enquanto a moral se refere às práticas do comportamento humano, dos costumes, dos hábitos e dos valores.CERTO.
    De acordo com a filosofia moral, a ética é a disciplina que estuda e reflete sobre os princípios e valores que orientam a conduta humana, enquanto a moral é o conjunto de normas, valores e costumes que regulam o comportamento dos indivíduos em uma sociedade.
  25. 2525. Um dos ramos da ética empírica é o utilitarismo.CERTO.
    Para Immanuel Kant, a filosofia pode ser: 1. empírica (baseada na experiência, pretende derivar seus princípios da mera observação dos fatos); ou 2. pura (que se baseia em princípios racionais). As quatro vertentes da ética empírica são: a) ética anarquista; b) ética utilitarista; c) ética ceticista; d) ética subjetivista.
  26. 26Os atos verificados na conduta do dia a dia na vida privada do servidor público não poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.ERRADO
    Das Regras Deontológicas
    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.
  27. 27O princípio da moralidade está vinculado ao princípio da legalidade, uma vez que se trata de um conceito específico, a ser definido em ato administrativo.ERRADO
    A moralidade deve ser analisada como princípio autônomo, sendo possível a retirada de um ato administrativo imoral, ainda que não haja direta violação ao princípio da legalidade.

Information

Description
Flashcards on ÉTICA E MORAL, created by Jessica Menezes on 05/11/2025.
Created by
Jessica Menezes
Views
0
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?