Reino Vegetal

Description

Evolução das plantas: de Briófitas a Angiospermas.
Gabriel Bogo
Flashcards by Gabriel Bogo, updated more than 1 year ago
Gabriel Bogo
Created by Gabriel Bogo about 8 years ago
24
0

Resource summary

Question Answer
Quais são os grupos vegetais que habitam o planeta Terra? Plantas Criptógamas: Briófitas (Musgo) e Pteridófitas (Samambaia) Plantas Fanerógamas: Gimnospermas (Araucária) e Angiospermas (Frutíferas)
Quais foram as principais aquisições estruturais que surgiram nas plantas ao longo do tempo? (1, 2, 3 e 4) I. Vasos Condutores de Seiva (Xilema e Floema) II. Grão de Pólen III. Semente IV. Fruto (+Flor)
Qual o significado dos termos: Criptógama, Fanerógama, Espermatófita, Traqueófita e Cormófita? Criptógama: Possui aparelho reprodutor escondido/pouco visível. Fanerógama: Possui aparelho reprodutor evidente/visível. Espermatófita: Possui semente. Traqueófita: Possui vasos condutores de seiva. Cormófita: Possui raiz, caule e folhas verdadeiras.
Preencha o ciclo de reprodução das plantas acima.
Cite os principais representantes das briófitas (I), pteridófitas (II), gimnospermas (III) e angiospermas (IV). I. Musgos e hepáticas. II. Samambaias, avencas e samambaiaçús. III. Araucárias, pinus, sequoias, ciprestes e cycas. IV. Árvores frutíferas.
Cite as características das briófitas em relação a: Dependência da água (I), fase duradoura e passageira (II), divisão dos sexos (III) e vascularização (IV). I. É dependente da água para reprodução. II. Gametófito é duradouro e esporófito é passageiro. III. O gametófito é dioico (Sexos separados). IV. São avasculares, a seiva é transportada de célula a célula por osmose e difusão.
Cite as características das pteridófitas em relação a: Dependência da água (I), fase duradoura e passageira (II), divisão dos sexos (III) e vascularização (IV). I. É dependente da água para reprodução. II. O esporófito é duradouro e o gametófito passageiro. III. O gametófito é monoico (Hermafrodita). IV. Aparece pela primeira vez os vasos condutores de seiva (Xilema e Floema).
Cite as características das gimnospermas em relação a: Dependência da água (I), novidades evolutivas (II) e significado do nome (III). I. Independente da água para reprodução em função do tubo polínico. II. Semente e grão de pólen. III. Plantas que produzem sementes nuas ou sem fruto.
Cite as características das angiospermas em relação a: Novidades evolutivas (I), abundância no planeta (II), divisão de classes (III). I. Fruto e semente. II. O fruto protege o embrião e atrai dispersores. III. Monocotiledôneas e dicotiledôneas.
Qual a diferença entre grupos monofiléticos e parafiléticos? Os monofiléticos (ou naturais) apresentam um ancestral em comum, enquanto os parafiléticos (ou artificiais) não apresentam um ancestral em comum.
Quais foram as vantagens proporcionadas pelo aparecimento do grão de pólen e da semente? - O grão de pólen promoveu a independência da água para reprodução, permitindo assim a ocupação de territórios menos úmidos. - A semente ajudou na proteção do embrião, além da reserva de alimentos que o mantém vivo por mais tempo.
Quais as formas de dispersão de frutos e sementes? Com ajuda de animais = Zoocoria Com ajuda do vento = Anemocoria Com ajuda da água = Hidrocoria Com ajuda do homem = Antropocoria
O que é polinização? É a transferência dos grãos de pólen das anteras até o estigma. Essa transferência ocorre com a ajuda dos polinizadores.
Quais são os tipos de polinização? Com a ajuda do vento = Anemofilia Com a ajuda de insetos = Entomofilia Com a ajuda de pássaros = Ornitofilia Com a ajuda de morcegos = Quirópterofilia
Quais as estruturas presentes no androceu, gineceu e verticílio de proteção da flor?
Show full summary Hide full summary

Similar

MAPA CONCEPTUAL SISTEMA ENDOCRINO
david arroyo
Histologia animal
maria ylla
Respiración Celular Aeróbica
Claudia Lever
mapa de genetica 4
Joel Balseca
mapa genetica 5
Joel Balseca
Mapa Conceptual Tejido Conectivo
Valentina Alvarez
CASCADAS DE ACTIVACIÓN EN LINFOCITOS
Zyanya Barquin
Capítulo 36 intro. plantas con flor
Jude M BG
LOGARITHMS
pelumi opabisi
atoms and elements
Danoa400