Escolas Literárias

Description

ENEM Literatura Flashcards on Escolas Literárias, created by Manuela Andrade on 25/03/2016.
Manuela Andrade
Flashcards by Manuela Andrade, updated more than 1 year ago
Manuela Andrade
Created by Manuela Andrade about 8 years ago
22
2

Resource summary

Question Answer
Trovadorismo (1189 – 1418) É o primeiro movimento literário da língua portuguesa, por meios quatro diferentes tipos de cantigas: Cantigas de amor, de Amigo, de Escárnio e de Maldizer. As cantigas do trovadorismo eram carregadas de valores típicos de Idade Média.
Humanismo (1418-1527) É do Humanismo que nasce o Renascimento cultural, as prosas eram dirigidas a nobreza e as poesias eram feitas por fidalgos. Deus para de ser o centro do universo e o homem começa a ser o centro de tudo.
Quinhentismo (1500 – 1601) Essa escola literária se resume a toda e qualquer produção feita em 1500, na época do descobrimento do Brasil. Eram cartas, crônicas, sermões que foram produzidos nesse período.
Classicismo (1527 – 1580) Camões é o grande nome desse período, existe uma valorização da cultura greco-romana e do racionalismo. As verdades universais passam a principal preocupação e os assuntos pessoais são deixados de lado.
Barroco (1601 – 1768) Enquanto no mundo havia uma crise do homem com a igreja, essa escola literária aparece com a intenção de reconciliar o homem com a fé. Era comum encontrar o uso de imagens contrastante como o crepúsculo (dia/noite) e a aurora (noite/dia)
Arcadismo (1768 – 1836) A principal característica dessa escola é a exaltação da natureza. Resgata elementos da antiguidade clássica e busca sempre a conciliação entre homem e os elementos da natureza.
Romantismo (1836 – 1881) Essa escola literária se caracteriza pelo tema do amor constante e do sofrimento e, também, a subjetividade e a liberdade formal. Muitos autores desse período eram jovens e morreram cedo.
Realismo e Naturalismo (1881 – 1922) O mundo romântico é substituído pelo desencanto e pela crença no material e no racional. O escritor vira apenas um observador da vida das personagens.
Parnasianismo (1882 – 1922) Nessa escola a liberdade formal do Romantismo era desprezada e a busca pela perfeição era exaltada.
Simbolismo (1893 – 1922) Reagindo aos avanços tecnológicos essa escola literária era espiritualizada e se concentrava no poder da sugestão.
Pré-Modernismo (1902-1922) Nessa escola literária começa a surgir um olhar critico aos problemas sociais do Brasil e um nacionalismo crítico começa a aparecer.
Show full summary Hide full summary

Similar

Literatura - Escolas Literárias
Amanda Destro
Literatura Brasileira
Alessandra S.
Períodos literários brasileiros
GoConqr suporte .
Gêneros Literários
Larissa Borela
TROVADORISMO
Denise Teófilo
RESUMO DE LITERATURA (PARTE 1)
Ana Loss
Quinhentismo
Isadora Borges
LITERATURA: ROMANTISMO (INTRODUÇÃO)
jhonathannicolas
Mapa conceitual - Parnasianismo no Brasil
Letícia Freato
MODERNISMO NO BRASIL
Carlos Moreira
Literatura - Escolas Literárias
Janderson Barroso