DRGE

Description

Residência Gastro Flashcards on DRGE, created by Vanessa Palauro on 26/04/2016.
Vanessa Palauro
Flashcards by Vanessa Palauro, updated more than 1 year ago
Vanessa Palauro
Created by Vanessa Palauro almost 8 years ago
27
1

Resource summary

Question Answer
Indicações de pHmetria de 24h 1) Sintomas refratários ao TTO clínico 2) Avaliação de sintomas atipicos (ex. tosse, rouquidão, dor torácica) 3) Documentação da real existência de DRGE antes de uma cirurgia antirrefluxo 4) Reavaliação de pacientes ainda sintomáticos após a cirurgia antirrefluxo.
Critérios de suspeição para Asma relacionada à DRGE 1) Asma de difícil controle 2) Crises asmáticas que predominam no período pós prandial 3) Coexistência de sintomas típicos de DRGE (pirose, regurgitação e/ou disfagia)
Método padrão ouro para diagnóstico de DRGE? pHmetria 24h
Indicações de Esôfagomanometria na DRGE? 1) Localizar o EEI de modo a permitir o correto posicionamento do cateter de pHmetria. 2) Antes da cirurgia antirrefluxo, com o objetivo de avaliar a competência motora do esôfago e determinar o tipo de fundoplicatura a ser realizada. 3) Suspeita de algum distúrbio motor associado.
É preciso solicitar exames para estabelecer o diagnóstico de DRGE? Na maioria das vezes NÃO, pois o diagnóstico pode ser dado apenas pela clínica (pirose recorrente + melhora com tratamento empírico).
Em caso de dúvida, como confirmar se existe mesmo refluxo patológico? Fazendo uma pHmetria de 24h (com ou sem impedanciometria associada), o método "padrão-ouro" para confirmar o diagnóstico de DRGE.
Como pesquisar a existência de complicações da DRGE? Pela visualização direta do lúmen esofágico, através de uma EDA.
Indicações consensuais de cirurgia na DRGE 1) Refratariedade ao tratamento clínico (principalmente quando existe persistência da regurgitação e/ou hérnia de hiato associada). 2) Sintomas extraesofagianos 3) Pacientes impossibilitados de utilizar IBP em longo prazo (por problemas financeiros, alergia medicamentosa ou opção pessoal).
Indicações de EDA em pacientes suspeitos ou diagnosticados com DRGE 1) Presença de "sinais de alarme": disfagia, emagrecimento, odinofagia, sangramento GI e anemia (isto é, quando houver suspeita de neoplasia de esôfago). 2) Sintomas refratários ao TTO 3) História prolongada de pirose (> 5-10 anos): maior risco de esôfago de Barrett 4) Idade > 45- 55 anos 5) Presença de náuseas e vômitos, HF de câncer e sintomas intensos ou noturnos devem levar o médico a "considerar" a realização da EDA.
Indicações de esofagomanometria na DRGE 1) Localizar o EEI de modo a permitir o correto posicionamento do cateter de pHmetria. 2) Antes da cirurgia antirrefluxo, com o objetivo de avaliar a competência motora do esôfago e determinar o tipo de fundoplicatura a ser realizada. 3) Suspeita de algum distúrbio motor associado.
Medidas antirrefluxo Cabeceira 1- Elevação da cabeceira do leito (15 a 20 cm).
Medidas antirrefluxo Alimentos "irritantes" Reduzir a ingestão de alimentos que relaxam o EEI ou que têm efeito diretamente "irritante" para o esôfago: gorduras, cítricos, café, bebidas alcoólicas e gasosas, menta, hortelã, molho de tomate, chocolate, condimentos em excesso (alho, cebola, pimenta etc.).
Show full summary Hide full summary

Similar

Classificação de Savary-Miller Modificada
Vanessa Palauro
1_DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO
jaqueline_arante
Alergia ao leite de vaca
Camila Clemente
Acalásia
Vanessa Palauro
Hemorragia Digestiva Alta (HDA)
Ana Miranda
CONSTIPAÇÃO INTESTINAL
febahia7
INFECÇÃO POR H. PYLORI
Isabela Sartorio Pandolfi
Aula 08- Doenças funcionais dispépticas
Nicoly Ogeda