A hidrografia e os biomas brasileiros

Description

trabalho de geografia
chaine
Flashcards by chaine, updated more than 1 year ago
chaine
Created by chaine almost 8 years ago
215
0

Resource summary

Question Answer
Chaine Nº 6 7 º D O objetivo deste trabalho é apontar as principais informações sobre a hidrografia e os biomas brasileiros.
A hidrografia do Brasil • Reduzido número de lagos; • Os rios escoam suas águas sobre planaltos e depressões, o que resulta em um grande potencial hidráulico. • Predominância de rios com tipo de drenagem exorreica (rios que deságuam no mar);
Região hidrográfica Amazônica A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo com 7,05 milhões de quilômetros quadrados. A Bacia Amazônica começa no território peruano como o rio Vilcanota. este rio, ao entrar em território brasileiro, ganha o nome de Solimões. Ao encontrar-se com o rio Negro, recebe o nome de Amazonas.
Região hidrográfica do rio São Francisco - Estados onde ela está presente: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. - O principal rio é o São Francisco (conhecido como "Velho Chico"), que nasce na Serra da Canastra e desagua no Oceano Atlântico. Ele percorre 2.700 km.
Região hidrográfica do rio Paraná - A Bacia do Paraná tem grande importância nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Além de servir para o abastecimento da população e de zonas agrícolas, também é de grande importância para a geração de energia e transporte fluvial.
Os biomas do Brasil O Bioma é um grande conjunto de ecossistemas interligados. De maneira geral, podemos dizer que os Biomas são grandes espaços geográficos que compartilham das mesmas características físicas, biológicas e climáticas, existindo um grande número de espécies de plantas e animais.
Bioma Mata Atlântica Este bioma ocupa uma área de 1.110.182 Km², corresponde 13,04% do território nacional e que é constituída principalmente por mata ao longo da costa litorânea que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.
Mata Atlântica A Mata Atlântica apresenta uma variedade de formações, engloba um diversificado conjunto de ecossistemas florestais com estrutura e composições florísticas bastante diferenciadas, acompanhando as características climáticas da região onde ocorre.
Mata de araucárias A Mata de Araucária, também conhecida como floresta aciculifoliada, é um tipo de vegetação que encontramos na região Sul do país. É a floresta da qual fazem parte os pinheiros, a imbuia, a erva-mate, os ipês, entre outras árvores. É popularmente chamada de Mata dos Pinhais.
Manguezais Encontrado em vários pontos do litoral brasileiro, o manguezal é um bioma costeiro de transição, que se localiza entre o ambiente terrestre e o ambiente marinho. É um ecossistema que está associado a margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, enfim, onde há encontro das águas doces de rios com as águas do mar.
Restingas Entende-se por vegetação de restinga o conjunto das comunidades vegetais, fisionomicamente distintas, sob influência marinha e fluvio-marinha. Estas comunidades, distribuídas em mosaico, ocorrem em áreas de grande diversidade ecológica sendo consideradas comunidades edáficas por dependerem mais da natureza do solo que do clima.
Bioma Pantanal O Pantanal é um bioma que abrange quase 2% do território brasileiro, com uma área total de cerca de 250 mil km². É conhecido por ser a maior área inundável do planeta e ocupa parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de parte dos territórios da Bolívia e do Paraguai.
Bioma Cerrado O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade. O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.
Bioma Caatinga Possui extensão territorial de 734.478 km², correspondendo a cerca de 10% do território nacional. Ela está presente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e norte de Minas Gerais.
Bioma Pampa O Bioma Pampa é um dos mais belos tipos de paisagens naturais e está localizado na América do Sul e, no Brasil, em partes do estado do Rio Grande do Sul. É também conhecido como Campos Sulinos ou Campanha Gaúcha, em razão de se encontrar apenas na porção sul do nosso país e também do continente.
FIM Esse capitulo pra mim foi muito interessante , pois aprendi varias coisas que não sabia. Esse capitulo é muito difícil , mas muito legal de se aprender .
Show full summary Hide full summary

Similar

3 Canais do Youtube para Estudar para Concursos com Mapas Mentais
Luiz Fernando
Mapas Mentais em Sala de Aula
Alice Sousa
8 Benefícios dos Mapas Mentais
Alessandra S.
Condução de Reunião
macedo.evelyn
Mapas Mentais para ensinar para Vestibular e Enem
Alessandra S.
Mapas Mentais em Sala de Aula para OAB
Maria José
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
Ferramentas de estudo Online GoConqr
GoConqr suporte .
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso