Malformações do Aparelho Digestivo I

Description

Atresia de esôfago, Estenose Hipertrófica do Piloro e Malformações/Atresia do intestino Delgado.
Rodolfo Monteiro
Flashcards by Rodolfo Monteiro, updated more than 1 year ago
Rodolfo Monteiro
Created by Rodolfo Monteiro almost 8 years ago
155
1

Resource summary

Question Answer
ATRESIA DE ESÔFAGO. (Malformação congênita com oclusão da luz no 1/3 proximal, associada ou não à comunicação com a traqueia).
- Alteração no desenvolvimento embrionário na 4ª semana fetal. - Interrupção do crescimento ectodérmico na formação da traqueia e esôfago. - Multifatorial e com envolvimento de múltiplos genes. ATRESIA DE ESÔFAGO. (Malformações associadas em até 70% dos casos: VACTER, CIA, CIV, PCA, além de gastro, genitourinária, neurológica e cromossômicas)
ATRESIA DE ESÔFAGO. (Secreção salivar aerada, além de tosse, cianose e dispneia. Broncopneumonia de aspiração e não visualização do estômago na ecografia pré-natal podem indicar o diagnóstico)
Broncopneumonia de aspiração na ATRESIA DE ESÔFAGO.
Impossibilidade de passar sonda 8 ou 10 na ATRESIA DE ESÔFAGO.
ATRESIA DE ESÔFAGO Diagnóstico: -Rx simples de tórax e abdome visualiza coto esofágico, ar no delgado se fistula distal, e malformações vertebrais. - Rx contrastado com 0,5mL de Bário. - Ecografia - Endoscopia
Rx simples de tórax e abdomen na ATRESIA DE ESÔFAGO. (Não é o caso, mas maioria dos casos se apresenta com fistula DISTAL)
ATRESIA DE ESÔFAGO. O tratamento passa por: - Confirmação diagnóstica - Classificação do tipo de anomalia - Avaliação do estado pulmonar - Identificação das anomalias associadas.
TTO ATRESIA DE ESÔFAGO: - Toracotomia póstero-lateral D no 4º EIC ou posterior no trigono auscultatório (Aceso de Marchese) - ou Técnica de Foker, de tração mecânica antes da anastomose. Gastrostomia para descompressão gástrica, diminuição do RGE, preparo pré-op e alimentação precoce. COMPLICAÇÕES: Fístula, RGE e estenose, deiscência e nova fístula.
TTO ATRESIA DE ESOFAGO - Tubo gástrico (resseca uma manga da curvatura maior do estomago e constrói um tubo) - Interposição de cólon - Levantamento gástrico (leva o estomago até lá em cima no coto)
ESTENOSE HIPERTRÓFICA DO PILORO. (Vomitos alimentares ou claros, em jato, e fome. Perda de pesa, desnutrição e desidratação. Hipo cloremia, calemia e natremia. Alcalose metabólica.)
ESTENOSE HIPERTRÓFICA DO PILORO. (Distensão do andar superior do abdome. Peristaltismo visível QSE->QSD. Abd flácido com palpaçao de "tumor" pilórico no QSD.)
ESTENOSE HIPERTRÓFICA DO PILORO. (Distensão do andar superior - estomago dilatado. Diagnóstico se dá pela anamnese, exame físico, gaso arterial, hemograma, eletrólitos, RX simples ou REED e Eco abdominal)
Bolha única, com pouco ar abaixo do que seria o piloro: ESTENOSE HIPERTRÓFICA DO PILORO.
Bosta de imagem de um REED: se a eco não confirmar, o REED mostra alongamento do canal pilórico e pouca passagem de contraste. ESTENOSE HIPERTRÓFICA DO PILORO.
ESTENOSE HIPERTRÓFICA DE PILORO. (TTO: piloromiotomia. Complicações principalmente na técnica VLP, com perfurações não diagnosticadas no trans-op e miotomia incompleta)
Diagnóstico pré-natal das malformações do intestino delgado Ecografia pré-natal com dupla bolha e polidrâmnio.
Diagnóstico radiológico pós-natal com a dupla bolha (estomago e duodeno dilatados). Além disso, o enema opaco pode mostrar um microcólon por desuso na vida fetal e defeitos de rotação e fixação intestinal.
Dupla bolha na ecografia pré-natal.
Malformação do Intestino Delgado - Obstrução Intestinal - Membrana Duodenal
Conduta nas malformações duodenais - Correção primária da anormalidade - Ressecção da membrana - Duodeno-duodenostomia - Correção de mal-rotação
Show full summary Hide full summary

Similar

THE CASES - GERMAN
Holly Miles
GRE Prep - Reading Comprehension
Abood
Of Mice and Men
becky_e
Geography Coasts Questions
becky_e
Physics P2
Emmakatewilsonx
Biology B1
Kelsey Phillips
Verbo To be (negativo)
Renee Carolina
FV modules 1-4 infinitives- ENTER ENGLISH
Pamela Dentler
GCSE - Introduction to Economics
James Dodd
DEV I Part II
d owen
The Equality Act 2010
Carina Storm