Aula 11 - CONCESSÃO E PERMISSÃO DE SERVIÇO PÚBLICO

Description

CONCESSÃO E PERMISSÃO DE SERVIÇO PÚBLICO
Wellington Pereira Rodrigues
Flashcards by Wellington Pereira Rodrigues, updated more than 1 year ago
Wellington Pereira Rodrigues
Created by Wellington Pereira Rodrigues almost 8 years ago
50
3

Resource summary

Question Answer
Na delegação de serviços públicos a licitação é obrigatória, não sendo possível a sua dispensa; excepcionalmente, a doutrina admite apenas a declaração de inexigibilidade, desde que se demonstre a inviabilidade de competição. Correto
Por qual (is) meio (s) será formalizada a concessão e a permissão? Formalizadas mediante contratos administrativos; em determinados casos, o serviço público também pode ser delegado mediante autorização, formalizada por ato administrativo.
Defina Concessão de Serviço Público? Concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de CONCORRÊNCIA, à PESSOA JURÍDICA ou CONSÓRCIO de empresas que demonstre capacidade para eu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado;
Defina Permissão de Serviço Público. Permissão de serviço público: a delegação, a TÍTULO PRECÁRIO, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à PESSOA FÍSICA ou JURÍDICA que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.
Defina Concessão de serviço público precedida da execução de obra pública É quando o contrato de concessão impõe ao particular a obrigação de realizar determinada obra pública antes de iniciar a prestação do serviço, de forma que o investimento na obra seja remunerado e amortizado mediante a exploração do serviço por prazo determinado (ex: concessão do serviço de administração de rodovias, em que a concessionária tem a obrigação de duplicar a estrada ou de fazer outras melhorias antes de começar a cobrar os pedágios).
Quais as principais diferenças entre concessão e permissão de serviço público?
As características gerais dos contratos administrativos, como a bilateralidade, formalidade e o caráter intuitu personae, também valem para as concessões e permissões. Correto
Para que o Estado delegue determinado serviço público a particulares mediante concessão ou permissão não é necessário haver uma autorização legislativa (consubstanciada em lei). Errado!!! para que o Estado delegue determinado serviço público a particulares mediante concessão ou permissão deve haver uma autorização legislativa (consubstanciada em lei).
Todas as concessões e permissões deverão ser previamente autorizadas por lei? Não!!! São dispensados dessa exigência os serviços de saneamento básico e limpeza urbana, bem como os serviços públicos que a Constituição Federal, as Constituições estaduais e as Leis Orgânicas do Distrito Federal e dos Municípios, desde logo, indiquem como passíveis de delegação (ex: serviços de telecomunicações, radiodifusão sonora, e de sons e imagens, navegação aérea, energia elétrica, gás canalizado, transporte de passageiros etc.). Ou seja, esses serviços podem ser delegados sem que haja outra lei autorizativa específica para tanto.
a própria Lei 9.074/1995 expressamente autorizou a União a prestar mediante concessão ou permissão os seguintes serviços e obras públicas: # vias federais, precedidas ou não da execução de obra pública; # exploração de obras ou serviços federais de barragens, contenções, eclusas, diques e irrigações, precedidas ou não da execução de obras públicas; # estações aduaneiras e outros terminais alfandegados de uso público, não instalados em área de porto ou aeroporto, precedidos ou não de obras públicas. # os serviços postais.
Toda concessão ou permissão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários, conforme estabelecido nesta Lei, nas normas pertinentes e no respectivo contrato. Correto
Defina serviço adequado. Aquele que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas.
Pelo principio da continuidade ou permanência o serviço público... não devem sofrer interrupção
Existe exceções ao princípio da continuidade? Sim!!! # Em situação de emergência (ex: queda de raio na central elétrica); ou # Após prévio aviso, quando:  motivada por razões de ordem técnica ou de segurança das instalações (ex: manutenção periódica e reparos preventivos); e,  por inadimplemento do usuário, considerado o interesse da coletividade.
O que se entende por: na hipótese de inadimplemento do usuário, a lei exige que seja “considerado o interesse da coletividade” Isso significa que a concessionária ou permissionária não pode interromper a prestação do serviço quando isso implicar prejuízos à coletividade, ainda que o usuário esteja inadimplente, a exemplo da interrupção do fornecimento de energia para um hospital, escola ou delegacia. Nesses casos, ao invés de interromper o serviço, a concessionária de energia deverá cobrar a dívida no Poder Judiciário.
O que se entende por: O princípio da continuidade impossibilita a “exceptio non adimpleti contractus” ? nos contratos de serviços públicos, o descumprimento pelo poder concedente não autoriza que a concessionária interrompa a execução dos serviços. Nos termos da Lei 8.987/1995, quando a inadimplência decorre do poder concedente, a interrupção dependerá de sentença judicial transitada em julgado.
No caso de interrupção há um diferença importante quando o serviço é regido pela lei de Licitação ou por concessões e permissões. Explique. Nos contratos administrativos regidos pela Lei de Licitações, depois de 90 dias de inadimplência do Poder Público, faculta-se a interrupção dos serviços contratados. Nas concessões e permissões de serviços públicos, os particulares não possuem faculdade semelhante, devendo aguardar o trânsito em julgado da sentença judicial.
Defina o princípio da atualidade (aperfeiçoamento, da adaptabilidade ou da mutabilidade), também conhecida como cláusula de progresso. a atualidade compreende a “modernidade das técnicas, do equipamento e das instalações e a sua conservação, bem como a melhoria e expansão do serviço”.
Por força dos princípios da GENERALIDADE e da UNIVERSALIDADE, os serviços públicos devem ser prestados, sem discriminação, a todos que satisfaçam as condições para sua obtenção, sendo imprescindível a observância de um padrão uniforme em relação aos administrados (princípio da igualdade ou neutralidade). Correto
É possível a cobrança de tarifas diferenciadas em função das características técnicas e dos custos específicos provenientes do atendimento aos distintos segmentos de usuários. Correto.
O estabelecimento de tarifas diferenciadas com base nos critérios previstos na lei importa ofensa ao princípio da generalidade ou da igualdade. Errado. Não importa
Defina o princípio da Modicidade das Tarifas. O prestador do serviço público deve ser remunerado de maneira razoável, a fim de assegurar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato. Contudo, os usuários não devem ser onerados de maneira excessiva, ou seja, as tarifas devem ser módicas, acessíveis.
A Lei 8.987/1995 permite que, nos termos do edital da licitação, as concessionárias explorem receitas alternativas, complementares, acessórias ou de projetos associados, que poderão ser geradas com a concessão, a exemplo da exploração de lanchonetes e estacionamentos nos aeroportos ou de outdoors nas rodovias. Correto.
Show full summary Hide full summary

Similar

Noções de Direito Administrativo
Alynne Saraiva
Direito Administrativo - Visão Geral
tiago meira de almeida
Processo Administrativo Federal - Quiz I
tiago meira de almeida
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Entidades da Administração Indireta
roberta.dams
Princípios da Administração pública
Jay Benedicto
Direito Adiministrativo
Katiusce Cunha
DIREITO ADMINISTRATIVO.
eldersilva.10
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Mateus de Souza