SISTEMA CARDIOVASCULAR

Description

CBMDF ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR (6. Sistemas) Flashcards on SISTEMA CARDIOVASCULAR, created by Cleber Vieira on 27/07/2016.
Cleber  Vieira
Flashcards by Cleber Vieira, updated more than 1 year ago
Cleber  Vieira
Created by Cleber Vieira over 7 years ago
235
10

Resource summary

Question Answer
1) SISTEMA CARDIOVASCULAR É um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído por tubos, que são chamados vasos, e por uma bomba percussora que tem como função impulsionar um líquido circulante de cor vermelha por toda a rede vascular.
2) FUNÇÃO SISTEMA CARDIOVASCULAR *Fornecimento aos tecidos de oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios. *Transporte de produtos finais do metabolismo, como CO2 e Uréia até os órgãos responsáveis por sua eliminação. *Termoregulação do organismo.
3) SISTEMA CARDIOVASCULAR COMPOSIÇÃO CORAÇÃO VASOS SANGUÍNEOS SANGUE
4) SANGUE É um tecido líquido que circula no organismo, composto por: Plasma (parte líquida) & Elementos figurados (hemácias, leucócitos e plaquetas).
4.1 SANGUE COMPOSIÇÃO
IMPORTANTE (PLASMA) *Constitui-se em 90% de água *Transporta os glóbulos e nutrientes p/ todos os tecidos. *Também leva os produtos de degradação p/ os orgãos excretores
5) CORAÇÃO É o principal órgão do sistema circulatório, que tem a função de bombear o sangue para todo o corpo, levando oxigênio para todas as células.
5.1 CORAÇÃO CAMADAS MUSCULARES - Miocárdio: camada média que determina a "sístole e a diástole" cardíaca. - Endocárdio: Revestimento interno. - Epicárdio: Revestimento externo.
5.1 CORAÇÃO CAVIDADES CARDIACAS O coração possui quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Átrios (as câmaras superiores) recebem sangue; Ventrículos (câmaras inferiores) bombeiam o sangue p/ fora do coração
6) MOVIMENTO CÁRDIACO Para o coração realizar sua função de bombeamento de sangue, efetua movimentos de contração e relaxamento de sua musculatura, denominados: Sístole: (contração do músculo cardíaco) Diástole: (relaxamento do músc. cardíaco)
6.1 SÍSTOLE (sístole atrial) Os átrios contraem-se primeiramente forçando o sangue p/ os ventrículos. (sístole ventricular) Um vez preenchidos, os dois ventrículos contraem-se e forçam o sangue para fora do coração.
6.2 DÍASTOLE é o relaxamento do músculo cardíaco, é quando os ventrículos se enchem de sangue, neste momento as valvas atrioventriculares estão abertas e as semilunares estão fechadas.
7) VASOS SANGUÍNEOS Formam uma rede de tubos que transportam sangue do coração em direção aos tecidos do corpo e de volta ao coração. Os vasos sanguíneos podem ser divididos: Sistema arterial (ARTÉRIAS) Sistema venoso (VEIAS)
7.1 ARTÉRIAS Vasos Sanguíneos que saem do coração levando sangue para o corpo.
7.2 VEIAS Vasos Sanguíneos que chegam ao coração trazendo sangue do corpo.
7.3 Arteríolas, Vênulas e Capilares. Ramificações menores de artérias as quais o sangue passa por uma resultante de pressões. São formadas por única camada de células, onde ocorre troca por difusão.
ESQUEMA VASOS SANGUÍNEOS
8) PULSO Reflexo do batimento cardíaco palpável nos locais onde as artérias calibrosas estão posicionadas próximas da pele e sobre uma estrutura óssea.
8.1 PULSO (LOCAIS MAIS PALPÁVEIS) Carotídeo; Braquial Radial; Femoral;e - dorsal do pé ou tibial posterior.
9) CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA A circulação sanguínea tanto no homem, como nos mamíferos em geral, é dupla: Circulação pulmonar = pequena circulação. Circulação sistêmica = grande circulação.
9.1 CIRCULAÇÃO PULMONAR *leva sangue do ventrículo direito do coração p/ os pulmões e de volta ao átrio esquerdo do coração. *Ela transporta o sangue pobre em oxigênio para os pulmões, onde ele libera o dióxido de carbono (CO2) e recebe oxigênio (O2). *O sangue oxigenado, então, retorna ao lado esquerdo do coração p/ ser bombeado p/ circulação sistêmica.
9.2 CIRCULAÇÃO SISTÊMICA É a maior circulação; ela fornece o suprimento sanguíneo para todo o organismo. A circulação sistêmica carrega oxigênio e outros nutrientes vitais para as células, e capta dióxido de carbono e outros resíduos das células.
9.3 PERCURSO Percurso da circulação pulmonar: S2 (VD) ->PULMÕES->S2 (AE) Percurso da circulação pulmonar: S2 (VE) ->Tecidos do corpo ->S2 (AD) *Passando pelos capilares dos diversos sistemas ou aparelhos do corpo.
ESQUEMA CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
Natália Abitbol
7 passos para criar flashcards que funcionem
Luiz Fernando
Ocultar cartas nos Flashcards
GoConqr suporte .
Flashcards para melhorar Aprendizagem dos Alunos
Maria José
Por que criar flashcards em GoConqr
Luiz Fernando
Flashcards de Vestibular para melhorar Aprendizagem dos Alunos
Maria José
Flashcards para que os alunos passem na OAB
Maria José
Direito Penal I - Questões para a prova
Silvio R. Urbano da Silva
Ferramentas de estudo Online GoConqr
GoConqr suporte .
Guia Rápido do Usuário
GoConqr suporte .
Memorização
GoConqr suporte .