Valores

Description

10ºano Filosofia Flashcards on Valores, created by Maria Tavares on 08/03/2014.
Maria  Tavares
Flashcards by Maria Tavares, updated more than 1 year ago
Maria  Tavares
Created by Maria Tavares about 10 years ago
53
0

Resource summary

Question Answer
Distinguir juízos de valor de juízos de facto Juízos de facto correspondem a afirmações que tendem a ser descritivas e objectivas. Descrevem a realidade, são objectivos e claros (ou seja não dependem da preferência ou apreciação do sujeito), são empiricamente verificáveis, são neutros, impessoais e imparciais, podem ser verdadeiros ou falsos, e quando verdadeiros é possível o seu reconhecimento por todos. Juízos de valor são enunciados exprimem as preferências do sujeito. Pretendem avaliar a realidade, são subjectivos (resultam da apreciação e valoração do sujeito), não são empiricamente verificáveis, não são falsos nem verdadeiros e muitas vezes não são consensuais.
Caracterizar os valores Os valores definem-se como sendo entidades virtuais, que não existem na realidade. Os valores não são propriedade dos objectos, são atribuídos às coisas por um sujeito. Valor implica sempre uma relação de um sujeito com um objecto. As características fundamentais dos valores são a hierarquia e a polaridade. Os valores orientam as nossas preferências. O valor que confere sentido à vida, serve para a nossa orientação pessoal.
Explicar em que consiste valorar Valorar algo é o acto de atribuir um valor ao objecto. Para valorar algo de forma sentida temos de ter em conta a nossa experiencia e as nossas preferências.
Quais as caracteristicas dos valores? Matéria. Polariade. Diversidade. Hierarquia. Relatividade/Universalidade
Explica cada um as caracteristicas dos valores. Matéria-É o que distingue uns valores dos outros. Polaridade: todos os valores têm um contra-valor Diversidade: Classificar valores em tipos específicos Hierarquia: há valores mais importantes do que outros. Universalidade/Relatividade: Valores são próprios de uma sociedade
Distinguir valores relativos de valores absolutos Os valores relativos só valem para algumas pessoas ou apenas numa determinada época. Os valores absolutos valem independentemente de todas as pessoas e de qualquer época.
Distingue valores objetivos de valores subjetivos Os valores objetivos referem-se á realidade tal como ela é, não como o sujeito que o interpreta ou vê. Não dependem do ponto de vista ou da opinião de cada pessoa Valores subjetivos dependem do gosto e ponto de vista de cada pessoa.
Explica o que é absolutismo moral. O absolutismo moral afirma que há valores morais que nunca poddem ser violados,não admite exceções.
Explica o que são valores transubjetivos? São valores que ultrapssam as barreiras do pessoal e do coletivo.
Dá exemplos de valores transubjetivos Humanidade. Diálogo. Vida no planeta.
O que entende por cultura? Cultura é o conjunto de manifestações materiais e imateriais que refletem a especifidade de um grupo de individuos na sua maneira de pensar, agir e sentir.
O que entende por padrões culturais? é a informação transmitida de geração em geração.
O que entende por aculturação? Aculturação é a adoção de padrões culturais que são originários da nossa cultura( ex: coca-cola,halloween...)
Qual a principal consequencia da aculturação por destruição? O ectocentrismo: visão centrada de uma cultura em relação ás outras, avalia as outras culturas a partir de si mesma, dos seus valores e padrões culturais.
O que entende por relativismo? Relativismo aceita e respeita a diversidade cultural, cada cultura pode ser avaliada a partir de dentro, a partir dos seus valores e padrões de comportamento.
Quais são as principais características da multiculturalidade? Tolerância, não há intregração, só há aceitação.
Qual a prospectiva mais correta? A interculturalidade
Quem estudou muito para este teste e agora está a brincar com o examtime?
Show full summary Hide full summary

Similar

Grandes Filósofos
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
Hobbes, Locke e Rousseau
Ricardo l.
Dos Mitos à Filosofia...
KauanM
Sócrates, Platão e Aristóteles
André Matias
Simulado Filosofia
aloirmd
Revisão de Filosofia - 3a. série - Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia - 2a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Francis Bacon
PAULO LEITE
O início da Filosofia: Pré-socráticos
Brenda Andrade4227