Flashcard da Unidade II - Aula 4

Description

Flashcards on Flashcard da Unidade II - Aula 4, created by Paola Marcelino da Silva on 28/10/2016.
Paola Marcelino da Silva
Flashcards by Paola Marcelino da Silva, updated more than 1 year ago
Paola Marcelino da Silva
Created by Paola Marcelino da Silva over 7 years ago
27
0

Resource summary

Question Answer
Unidade II - Aula 04 - A Gestão da Educação e a Gestão Escolar: os Desafios Contemporâneos Paola Marcelino da Silva - PROFORM O que pode ser considerado Gestão? Gestão, bem como, Administração é o ato de gerenciar, reger ou gerir uma instituição, uma situação ou uma condição de forma organizada, utilizando todos os recursos para que o resultado possa ser eficiente ou eficaz. (grifo nosso)
Principais Diferenças entre: * EFICIÊNCIA; * EFICÁCIA; * EFETIVIDADE: Um sistema de gestão é conduzido pela aplicabilidade de conceitos e princípios, (eficiência, eficácia, efetividade) a cada qual em diferentes momentos e contextos, portanto lembrar-se-ei das aplicabilidades de cada conceito abaixo através de exemplos:
EFICIÊNCIA Gestão conduzida pela eficiência emprega uma medida balanceada daquilo que é necessidade e dos recursos que se tem, portanto, resolver um problema da melhor forma possível pesando todos os recursos que se tem em mãos. Se o administrador cumprir a necessidade ele foi eficiente. EFICÁCIA Quando um gestor trata de uma situação , tendo em vista, condições, necessidade e recursos, em que não é necessário extrapolar todos os recursos para que a situação seja resolvida, ou seja, pode-se resolver considerando não apenas o que foi solicitado, mas prestando se a mais, ou utilizando melhor os recursos. Isto se chama eficácia.
EFETIVIDADE Como exemplo, se contratar um mecânico por um valor estipulado para que ele conserte o sistema de injeção eletrônica e na entrega do serviço eu confirmo a eficiência e ou a eficácia de forma positiva, ou seja dei o meu aval para o mecânico e aprovei o serviço, isso quer dizer que o mecânico foi efetivo. Na gestão de qualquer situação, ou na administração geral é necessário aplicar os conceitos práticos de eficiência, eficácia e efetividade. Essas palavras não podem ser confundidas, mas todas elas são importantes no processo de resolução e tomada de medidas em uma empresa, instituição seja privada ou pública e ou conflitos (financeiros de pessoas, de mercado e propaganda de políticas e decisões, entre outros)
De acordo com a interpretação da figura: A pessoa está irrigando duas plantas ao mesmo tempo, isso mostra além de ser eficiente é ainda eficaz, pois ao fazer tarefas mais do que são propostas, a pessoa se torna eficaz. Quando executa bem o seu dever e recebe aval de quem solicitou o dever, a pessoa se torna efetiva. No caso da figura, o homem é eficaz, pois as plantas, além de ficarem irrigadas, crescem em forma de dinheiro. Como seria bom poder fazer isso né? ser eficaz desta forma, rsss
Diferença entre Gestão Educacional e Gestão Escolar. * Gestão Educacional: Percorre com base na legislação, políticas, financiamento, Diretrizes e Bases. Com parâmetros estabelecidos no MEC/Secretarias Regionais, Estatuais e Federais, além do Conselho De Educação. Gestão Escolar: Estabelecidos pelos Diretores, Conselho Escolar, APAM, Comunidade Escolar, Regimento Interno da Escola, Infraestrutura, Programa de Repasses e Recursos, Projeto Político Pedagógico.
Referências: Disponível em: <http://www.eficienciamaxima.com.br/qual-a-diferenca-entre-eficiencia-eficacia-e-efetividade/>. Acesso: 28 Out. 2016 Disponível em: <https://pt.dreamstime.com/ilustrao-stock-planta-crescente-molhando-da-pessoa-com-flores-do-dinheiro-image68642042>. Acesso: 28 Out. 2016
Show full summary Hide full summary

Similar

GCSE Revision: Christianity
Andrea Leyden
Prueba de Aptitud Académica - Lenguaje
Teresa Nadal
My SMART School Year Goals for 2015
Stephen Lang
HRCI Glossary of Terms O-Z
Sandra Reed
Physics P3 Fashcards
Holly Bamford
AQA A2 Biology Unit 4: Populations
Charlotte Lloyd
Physics 1
Peter Hoskins
Forces and motion
Catarina Borges
Study tips/hacks
Sarah Biswas
Anatomie - sistemul respirator 1
Eugeniu Nicolenco
MAPA MENTAL DISEÑO GRAFICO
Lizbeth Domínguez