A Gestão da Educação e a Gestão Escolar: os Desafios Contemporâneos.

Description

PROFORM Flashcards on A Gestão da Educação e a Gestão Escolar: os Desafios Contemporâneos., created by MICHEL PORTELA on 28/10/2016.
MICHEL PORTELA
Flashcards by MICHEL PORTELA, updated more than 1 year ago
MICHEL PORTELA
Created by MICHEL PORTELA over 7 years ago
17
0

Resource summary

Question Answer
A Gestão da Educação e a Gestão Escolar: os Desafios Contemporâneos. Michel Portela
Mas, o que é Mesmo Gestão? Do latim gestĭo, o conceito de gestão refere-se à ação e ao efeito de gerir ou de administrar. Gerir consiste em realizar diligências que conduzem à realização de um negócio ou de um desejo qualquer. Administrar, por outro lado, consiste em governar, dirigir, ordenar ou organizar.
Em relação a Gestão temos: EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE
EFICIÊNCIA: A exemplo, um servidor do Ministério da Saúde precisa imprimir cartilhas para serem entregues a população , O servidor eficiente irá imprimir as cartilhas em frente-verso , se possível reduzir o tamanho da área de impressão, para reduzir a quantidade de folhas que irá ser impressa.
EFICÁCIA: Tomando por base a charge, verifica-se que a pessoa está resolvendo todos os problemas de uma organização, mas não se sabe de qual maneira, e se está economizando recursos. na Eficácia isso não interessa o interesse aqui é o RESULTADO. De uma maneira geral é fazer a coisa certa, mas não necessariamente da forma certa.
EFETIVIDADE: Consiste em Obter Resultados Duradouros, com produtos ou serviços de qualidade. Saber se aquele resultado vai causar um impacto na Sociedade. Veja bem, a eficácia preocupa-se apenas com resultado, a efetividade é Resultado Duradouro, a efetividade quer que aquele resultados tenha efeito e dure por muito tempo.
A Gestão da Educação e a Gestão Princípios e Fundamentos GESTÃO EDUCACIONAL: Legislação e políticas, financiamento, diretrizes e bases. GESTÃO ESCOLAR: Direção, conselho escolar, APAM, Comunidades escolar, PPP, etc... Como toda essa estrutura chega até a escola?
Gestão Democrática Educacional e Escolar: Desafios e Possibilidades de um Gestor Gestão pedagógica e resultados - A escola realiza um processo analítico e reflexivo sobre a sequência de seu trabalho pedagógico, por meio de diagnósticos, análises e debates sobre os resultados. Gestão participativa – A prática de gestão envolve alunos, colegiados, professores, servidores, família e comunidade na tomada de decisões e esclarecimentos das ações na escola. Gestão de pessoas – A gestão da escola trabalha sob a perspectiva do envolvimento e compromisso de seus funcionários em buscar novas formas de trabalho pedagógico e metodológico. Gestão de Serviços e Recursos –uso de recursos tecnológicos para o melhor acesso e manuseio por todos da comunidade, pela valorização da metodologia de projetos de aprendizagem
Autonomia da Escola e o Papel do Projeto Político-Pedagógico Conforme a LDB: o Gestor e a Comunidade Escolar Autonomia não significa soberania, uma vez que a escola é "Uma instituição inserida em um contexto social mais amplo e faz parte de um sistema de ensino que se articula em nível federal, estadual e municipal (...). Nesse sentido, embora a autonomia corresponda à capacidade de a escola poder decidir os seus rumos, essa instituição não pode perder sua integração como um sistema educacional mais abrangente". (SOUSA, 2004).
REFERENCIAL: http://conceito.de/gestao http://www.mastigandoodireito.com.br/2014/09/eficiencia-x-eficacia-x-efetividade.html https://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/44038/definicoes-de-eficiencia-eficacia Unidade II - Aula 04 - A Gestão da Educação e a Gestão Escolar: os Desafios Contemporâneos - Unidade II - Aula 04 - A Gestão da Educação e a Gestão Escolar: os Desafios Contemporâneos
Show full summary Hide full summary

Similar

Tendencias Pedagogicas progressistas
Denise Riso
Unidade 2 - Aula 3
Luiz Andrade
Educação
Everton Klysnney
BNCC – Ensino Médio
Thuany Amaral
Tendencias Pedagogicas progressistas
Denise Riso
21 Random IT questions
Eden Goddard
Geography Coasts Questions
becky_e
Year 11 Psychology - Intro to Psychology and Research Methods
stephanie-vee
Computer science quiz
Ryan Barton
5 Big Ideas
cassie_dodd
1PR101 2.test - Část 19.
Nikola Truong