Aula 00 - Administração Geral

Description

Motivação. Empoderamento.
Erika & Diego .
Flashcards by Erika & Diego ., updated more than 1 year ago
Erika & Diego .
Created by Erika & Diego . over 7 years ago
14
1

Resource summary

Question Answer
Conceito de Motivação segundo Daft A motivação é relativa às forças internas ou externas que fazem uma pessoa se entusiasmar e persistir na busca de um objetivo!
Conceito de Motivação no ambiente organizacional segundo Robbins Motivação é a vontade de exercer altos níveis de esforço para alcançar os objetivos organizacionais.
Tipos de fatores motivacionais, de acordo com Bergamini: Fatores Extrínsecos: a força que conduz o comportamento motivado está fora da pessoa, nasce de fatores soberanos e alheios à sua vontade. Fatores Intrínsecos: as ações humanas são espontâneas e gratuitas e têm suas origens nas impulsões interiores.
Teorias de Processo e Teorias de Conteúdo * Teorias de conteúdo se concentram nas razões que levam uma pessoa a ficar motivada (seria o QUE motiva alguém). * Teorias de processo se concentram no modo em que o comportamento é motivado (seria o COMO esta motivação ocorre)
Os teóricos que trabalham com as teorias de Processo e Conteúdo, acreditam que as pessoas são mais propensas a se comportar com “motivação” se três condições acontecerem. Quais são essas condições? 1. As pessoas creem que as ações atingirão o desempenho desejado; 2. Que esse desempenho levará ao resultado buscado; 3. O resultado é realmente desejado por elas.
Teoria das Necessidades de Maslow.
CERTO ou ERRADO? (CESPE – UNIPAMPA - ADMINISTRADOR) Caso o administrador pretenda motivar sua equipe baseando-se na teoria de motivação chamada hierarquia das necessidades, a primeira providência a ser tomada deverá ser a adoção de um programa que vise preservar e desenvolver as relações sociais no grupo de empregados. ERRADO! A teoria da hierarquia das necessidades, também conhecida como pirâmide de Maslow, estabelece que as necessidades que devem ser supridas primeiro são as fisiológicas (alimentação, descanso, água, etc.), e não as sociais (integração, afeto, amizade, etc.)!
Teoria X e Y de McGregor. Existem duas “maneiras” de se ver as pessoas. Quais são elas? 1. Teoria Y, positiva e moderna (baseada na confiança nos indivíduos); 2. Teoria X, negativa e antiquada (baseada na desconfiança)
Características da teoria "X" de McGregor.
Características da teoria "Y" de McGregor.
CERTO ou ERRADO? (CESPE – BASA - ADMINISTRAÇÃO) A adoção de um controle rigoroso por parte de um gerente sobre seus colaboradores, por entender que estes são desmotivados e dependem de uma liderança forte, identifica-se com os pressupostos da teoria X proposta por Douglas McGregor. CORRETO!
Show full summary Hide full summary

Similar

Physics 2a + 2b
James Squibb
English Grammatical Terminology
Fionnghuala Malone
Of Mice and Men Quotes
_Jess_
Physics Unit 2 - Force, Acceleration And Terminal Velocity
Ryan Storey
PHR SPHR Labor Union Terminology
Sandra Reed
GCSE AQA Biology Unit 3
Gabi Germain
Cell Transport
Elena Cade
med chem 2 final exam
lola_smily
AQA GCSE Physics Unit 2 Mindmap
Gabi Germain
1PR101 2.test - Část 12.
Nikola Truong
TISSUE TYPES
Missi Shoup