RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

Description

Revisão do conteúdo
Igor Vasconcelos
Flashcards by Igor Vasconcelos, updated more than 1 year ago
Igor Vasconcelos
Created by Igor Vasconcelos over 7 years ago
41
0

Resource summary

Question Answer
Precisa haver denunciação da lide para que o Estado exerça seu direito de regresso? NÃO!
Fatos produzidos por lei podem gerar responsabilidade????/ SIM! A) Leis declaradas inconstitucionais pelo STF (desde que acarrete dano ao particular) B) Leis de efeitos concretos que acarretem dano ao particular.
Atos Jurisdicionais Podem gerar responsabilidade civil do Estado??? SIM! a) Erro judiciário. Caso em que o Magistrado só responderá em ação regressiva se tiver agido com DOLO ou FRAUDE. Havendo culpa (em sentido estrito) não responderá.
A ação regressiva é Objetiva ou Subjetiva????????? SUBJETIVA!
A repração do dano por parte da administração pode se dar de modo espontâneo? Pode sim!
Servidores públicos podem responder diretamente por danos causados a terceiros em decorrência de ato comissivo doloso praticado no desempenho do cargo? POLÊMICA!! Questão do Cespe. Decisão do STJ, informativo 532: A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que o particular que sofrer dano causado por agente público no exercício de sua função pode ajuizar ação diretamente contra o ele, contra o Estado ou contra ambos. A decisão faz parte do Informativo 532
A regra da responsabilidade civil objetiva aplica-se indistintamente à administração direta e às entidades que compõem a administração indireta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.???????? NÃÃÃÃO! Se ligue que se a empresa for PSP, a responsabilidade é OBJETIVA, mas se a empresa for EAE, a responsabilidade é SUBJETIVA. (ADM INDIRETA)
Maria, cidadã brasileira, estava andando na calçada quando foi atropelada por um ônibus da concessionária X. Diante disso, é correto afirmar que o Estado responde pelo dano causado à Maria de forma___________ OBJETIVA, sendo assegurado o direito de regresso contra o responsável pelos danos.
Em quais casos se aplica a teoria do risco integral? 1) Atividade Nuclear; 2) Material Bélico; 3) Dano Ambiental; 4) Acidente de trânsito (DPVAT); 5) Crimes ocorridos a bordo de aeronaves.
A teoria do risco administrativo fundamenta o princípio constitucional da responsabilidade civil objetiva do Estado, que se reveste de caráter absoluto na medida em que a oficialidade da conduta lesiva implica, necessariamente, o dever de reparar os danos, indenizando-os, independentemente da existência de culpa ou dolo. C ou E? ERRADO! Pode haver excludentes de responsabilidade, portanto, não há caráter absoluto.
A concessionária de serviço público responde objetivamente pelos prejuízos causados aos usuários ou terceiros e subjetivamente pelos prejuízos causados ao poder concedente. Certo ou Errado? ERRADO! A responsabilidade da concessionária com relação ao poder concedente é CONTRATUAL, e não civil.
Show full summary Hide full summary

Similar

Noções de Direito Administrativo
Alynne Saraiva
Direito Administrativo - Visão Geral
tiago meira de almeida
Processo Administrativo Federal - Quiz I
tiago meira de almeida
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Entidades da Administração Indireta
roberta.dams
Princípios da Administração pública
Jay Benedicto
Direito Adiministrativo
Katiusce Cunha
DIREITO ADMINISTRATIVO.
eldersilva.10
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Mateus de Souza