Sondagem e Fundações

Description

Tecnologia das Construções Flashcards on Sondagem e Fundações, created by itamara alcântara on 15/12/2016.
itamara alcântara
Flashcards by itamara alcântara, updated more than 1 year ago
itamara alcântara
Created by itamara alcântara over 7 years ago
31
3

Resource summary

Question Answer
De acordo com a ABNT NBR 6484, como o índice de resistência à penetração (SPT) do solo pode ser determinado ? Através do número de golpes correspondente à cravação de 30 cm do amostrador-padrão no solo, após a cravação inicial de 15 cm.
Qual a finalidade do ensaio SPT ? Tem como finalidade determinar o perfil geológico do solo, a capacidade de carga das diferentes camadas do subsolo, a coleta de amostras, a verificação do N.A. e a determinação da compacidade e consistência dos solos arenosos e argilosos, respectivamente.
Defina solos grossos. Aqueles nos quais a fração predominante dos grãos é visível a olho nu, compreendendo as areias e os pedregulhos.
Defina solos finos. Aqueles nos quais a fração predominante dos grãos não é visível a olho nu; compreendendo as argilas e os siltes.
Defina solos orgânicos. Aqueles que contêm uma quantidade significativa de matéria orgânica, apresentando geralmente cores escuras (por exemplo, preto e cinza escuro).
O que é plasticidade ? Propriedade dos solos finos argilosos de sofrerem grandes deformações permanentes, sem ruptura, fissuramento ou variação de volume apreciável.
De acordo com a ABNT NBR 8036, como encontra-se o número mínimo de sondagens para uma determinada projeção de edificação ? As sondagens devem ser, no mínimo, de uma para cada 200 m² de área da projeção em planta do edifício, até 1200 m² de área. Entre 1200 m² e 2400 m² deve-se fazer uma sondagem para cada 400 m² que EXCEDEREM de 1200 m2. Acima de 2400 m² o número de sondagens deve ser fixado de acordo com o plano particular da construção.
De acordo com a ABNT NBR 8036, como encontra-se o número mínimo de sondagens para uma determinada projeção de edificação, em quaisquer circunstâncias ? O número mínimo de sondagens deve ser: a) dois para área da projeção em planta do edifício até 200 m²; b) três para área entre 200 m² e 400 m².
Como é denominado o elemento de fundação rasa comum a vários pilares, cujos centros, em planta, não estejam situados em um mesmo alinhamento ? Sapata Associada.
Qual é o elemento estrutural de fundação que recebe as cargas de um ou dois pilares e é dimensionado de modo a transmiti-las centradas às fundações? Viga de equilíbrio.
Todas as partes da fundação superficial em contato com o solo devem ser concretadas sobre um lastro de concreto não estrutural, a ser lançado sobre toda a superfície de contato solo-fundação. Qual é a espessura mínima desse lastro de concreto? 5 centímetros.
Como é denominado o elemento de fundação superficial, de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele resultantes sejam resistidas pelo emprego da armadura especialmente disposta para esse fim? Sapata.
Qual é o elemento de fundação profunda que é executado inteiramente por equipamentos ou ferramentas, sem que, em qualquer fase de sua execução, haja descida de operário? Estaca.
No projeto de fundações, como é denominada a parcela elástica do deslocamento máximo de uma seção da estaca, decorrente da aplicação de um golpe do pilão? Repique.
Qual tipo de fundação profunda é constituída por concreto, moldada in loco e executada por meio de trado contínuo e injeção de concreto pela própria haste do trado? Estaca hélice contínua.
Qual o tipo de fundação profunda caracterizada por ter uma base alargada, obtida introduzindo-se no terreno uma certa quantidade de material granular ou concreto, por meio de golpes de um pilão ? Estaca Franki.
Em fundações, a medida da penetração permanente de uma estaca, causada pela aplicação de um golpe de pilão, que em geral é medida por uma série de dez golpes, sempre relacionada com a energia de cravação, é denominada Nega.
Qual fundação tem altura pequena em relação às dimensões da base e podem ser dimensionadas para suportar esforços de flexão? Sapata.
Defina subpressão hidrostática ou simplesmente subpressão. É o esforço vertical de empuxo hidrostático atuante sobre estruturas enterradas.
Qual é o equipamento utilizado para escavar uma estaca barrete? A estaca barrete é uma estaca escavada com fluido estabilizante de seção retangular e escavada com a utilização de clam-shell.
Como é denominado o elemento de fundação superficial de concreto, dimensionado de modo que as tensões de tração nele resultantes sejam resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura? Bloco de Fundação.
O que é uma fundação profunda ? Uma fundação Profunda deve ter sua ponta ou base assente em profundidade SUPERIOR AO DOBRO de sua MENOR DIMENSÃO em planta e no MÍNIMO 3 METROS.
Como se dá a transmissão de carga através da fundação profunda ? Transmite a carga ao terreno através da resistência de ponta (base) e do atrito lateral ( resistência de fuste).
Em planta, qual deve ser a dimensão mínima de uma sapata isolada ou dos blocos ? Em planta, as SAPATAS ISOLADAS ou os BLOCOS não devem ter dimensões INFERIORES a 0,60 m.
Defina fundação superficial (rasa ou direta). Elemento de fundação em que a carga é transmitida ao terreno pelas tensões distribuídas sob a base da fundação, e a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente à fundação é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.
Como deve ser executada as fundações em cotas diferentes (contíguas) ? A fundação situada em cota mais baixa deve ser executada em primeiro lugar, a não ser que se tomem cuidados especiais durante o processo executivo contra o desmoronamento.
Qual deve ser o α para fundações contíguas ? A. SOLOS POUCO RESISTENTES α>= 60 B. SOLOS RESISTENTES α= 45 C. ROCHAS α= 30
Defina a estaca de reação (mega ou prensada). Estaca introduzida no terreno por meio de um macaco hidráulico reagindo contra uma estrutura já existente ou criada especificamente para essa finalidade. Responsável pelo reforço de estruturas, recuperação estrutural, ISENTA DE VIBRAÇÕES DURANTE A CRAVAÇÃO. Prensadas ou cravadas.
Defina caixão. Elemento de fundação profunda de forma prismática, concretado na superfície e instalado por escavação interna. Na sua instalação pode-se usar ou não ar comprimido e sua base pode ser alargada ou não.
Defina a estaca tipo Strauss Tipo de fundação profunda executada por perfuração do solo através de balde sonda (piteira) e revestimento total com camisa metálica, realizando-se o lançamento do concreto e retirada gradativa do revestimento com simultâneo apiloamento do concreto.
A base de uma fundação deve ser assente a uma profundidade tal que garanta que o solo de apoio não seja influenciado pelos agentes atmosféricos e fluxos d’água. Nas divisas com terrenos vizinhos, salvo quando a fundação for assente sobre rocha, tal profundidade deve ser superior a 1,5 m.
Qual a classe mínima do concreto para fundações ? A classe mínima concreto para FUNDAÇÕES é C15 - fck não inferior a 15 MPa.
Defina estaca Raiz. É uma estaca armada e preenchida com argamassa de cimento e areia, moldada in loco executada através de perfuração rotativa ou rotopercussiva, revestida integralmente, no trecho em solo, por um conjunto de tubos metálicos recuperáveis.
Quando a cravação do amostrador padrão deve ser interrompida antes dos 45 cm de penetração no ensaio SPT ? Em três situações: Quando em qualquer dos três segmentos de 15 cm o nº de golpes ultrapasse 30. Quando o N>= 50 golpes ou quando não se observar avanço após 5 golpes sucessivos.
Como se calcula o Nspt ? Nspt= Nsec+Nterc, quando a cravação atingir os 45cm, sendo que conta a cravação dos dois últimos 15 cm.
Quando a perfuração por lavagem pode ser utilizada ? A perfuração por lavagem é mais rápida que a perfuração a trado, entretanto, ela só pode ser utilizada abaixo do N.A., uma vez que, alteraria o teor de umidade do solo, assim como as condições de amostragem.
Quando deve ser feita a verificação de estabilidade em estaca ou tubulão? Sempre que uma estaca ou tubulão apresentar desvio angular em relação a posição projetada deve ser feita a VERIFICAÇÃO DE ESTABILIDADE, tolerância de 1:100 sem medidas corretivas.
Como devem ser dimensionados os tubulões? Os tubulões devem ser dimensionados de maneira que as bases não TENHAM ALTURAS SUPERIORES A 1,8 m. Para tubulões de ar comprimido, AS BASES PODEM TER ALTURAS DE ATÉ 3,0 m, desde que as condições do maciço permitam, ou seja, devem ser tomadas medidas para garantir a estabilidade da base durante a abertura.
Caracterize o rodapé do tubulão. Havendo base alargada esta deve ter forma de tronco de cone base circular/ falsa elipse) superposto a um cilindro de no mínimo 20 cm DE ALTURA (RODAPÉ). com beta de 60 º.
O que a NR 18 diz sobre os tubulões ? De acordo com a NR 18, os tubulões a céu aberto devem ser encamisados, exceto quando houver projeto elaborado por um profissional legalmente habilitado que dispense o encamisamento, devendo atender os seguintes requisitos. O DIÂMETRO MÍNIMO para a escavação de TUBULÃO a céu aberto é de 0,80 m O diâmetro de 0,70 m somente poderá ser usado com JUSTIFICATIVA TÉCNICA do Engenheiro responsável pela fundação.
Qual a finalidade do SPT-T ? Sondagem de simples reconhecimento de solo com medida de torque tem como finalidade a determinação dos momentos de torção do amostrador medidos pelo torque, obtendo o torque máximo e residual e o atrito lateral entre o solo e o amostrador.
Que tipo de amostrador coleta amostras indeformadas ? O amostrador tipo shelby.
Que tipo de amostra o ensaio SPT coleta ? Deformada.
O amostrador de parede fina coleta que tipo de amostra ? Amostra indeformada.
O amostrador de parede grossa coleta que tipo de amostra ? Amostra deformada.
Defina a tensão admissível em fundações por sapatas.   Tensão aplicada ao solo que provoca apenas recalques que a construção pode suportar sem inconvenientes e que oferece, simultaneamente, segurança satisfatória contra a ruptura ou o escoamento do solo ou do elemento estrutural de fundação.
Qual o elemento de fundação constituído por um conjunto de vigas que se cruzam nos pilares ? Grelha.
Peso próprio das fundações no MÍNIMO 5% da carga vertical permanente. Verdadeiro ou Falso ? Verdadeiro.
Sapatas alavancadas, viga alavanca ou viga de equilíbrio: utilizadas para sustentação de pilares de divisa. Verdadeiro ou Falso. Verdadeiro.
Show full summary Hide full summary

Similar

Fundações
Bruna Sakazaki
FUNDAÇÕES
leh_sato
Fundação Superficial
Bruna Sakazaki
Fundações
Samuel Júnior
Introdução, princípios e organização
Gabriel Ferraz
Fundações rasas (generalidades) NBR 6122/2010
Adriano Pereira
Fundações Profundas: Estacas
Anna Brito
Pessoas Administrativas
Jessica Maria de Sousa
Engenharia Civil
Renata Nascimento de Aguiar
Alvenaria
Jéssica Oliveira
SIST - Tipos de Fundações
Thaiz Pessoa