Schopenhauer

Description

Informações e conceitos sobre o filosofo Schopenhauer.
Marcos  Rogerio
Flashcards by Marcos Rogerio, updated more than 1 year ago
Marcos  Rogerio
Created by Marcos Rogerio about 7 years ago
81
1

Resource summary

Question Answer
Para Schopenhauer, existia uma força ou energia presente em toda a natureza, que o filósofo considerava cega, isto é, irracional. Ele chamou essa força de Vontade.
Arthur Schopenhauer nasceu em 1788, na cidade de Dantzig, atual Gdansk, território alemão que hoje pertence à Polônia, e morreu em 1860. Estudou filosofia e alguns anos de medicina. Influenciado por Kant, por Platão e pelo budismo, enfatizou o caráter absurdo, trágico e doloroso da existência humana.
O corpo humano e a Vontade Segundo Schopenhauer, tudo aconteceria por causa da presença da Vontade. O corpo humano seria uma expressão dessa força irracional e infinita. O mundo como vontade e representação Para Schopenhauer, o intelecto humano conheceria o mundo como representação, enquanto o corpo humano saberia e sentiria o mundo como Vontade, isto é, perceberia que há uma energia universal em tudo o que existe, incluindo ele próprio.
A vida é marcada pelo sofrimento Segundo Schopenhauer, o ser humano vive preso à força irracional e infinita da Vontade, de um desejo que nunca é completamente satisfeito. Sendo a Vontade um sentimento infinito e insaciável, o prazer e a felicidade seriam ilusórios.
Assim como ocorre com os outros animais, o ser humano sofreria sem nenhum motivo específico. Sua situação seria ainda pior do que a dos outros animais, porque ele tem consciência de que caminha em direção à morte. O sofrimento voluntário Segundo o filósofo, a única maneira de acabar com a dor e o sofrimento seria sufocando a vontade de viver, isto é, aniquilando esse desejo e renunciando os prazeres.
Show full summary Hide full summary

Similar

Grandes Filósofos
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
Hobbes, Locke e Rousseau
Ricardo l.
Dos Mitos à Filosofia...
KauanM
Sócrates, Platão e Aristóteles
André Matias
Simulado Filosofia
aloirmd
Revisão de Filosofia - 3a. série - Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia - 2a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Francis Bacon
PAULO LEITE
O início da Filosofia: Pré-socráticos
Brenda Andrade4227