REPÚBLICA BRASILEIRA ( 1889-1930)

Description

Flashcards on REPÚBLICA BRASILEIRA ( 1889-1930), created by Fabio Tadeu Guastaferro on 08/03/2017.
Fabio Tadeu Guastaferro
Flashcards by Fabio Tadeu Guastaferro, updated more than 1 year ago
Fabio Tadeu Guastaferro
Created by Fabio Tadeu Guastaferro about 7 years ago
14
3

Resource summary

Question Answer
1 OS PRIMEIROS ANOS DA REPUBLICA Foram marcados por grande instabilidade política, financeira e também ouve tentativas de golpe de Estado. O primeiro presidente da republica brasileira foi Deodoro da Fonseca (1889-1891)
2 ENCILHAMENTO (1890) Durante o mandato de D.Fonseca, Rui Barbosa propôs uma ideia para acabar com os problemas financeiros, o PAPEL-MOEDA, mas nem tudo foi como planejado, o país foi a falência... Essa tentativa fracassada ficou conhecida como Encilhamento
3 ESTADO DE SITIO DEFINIÇÃO Suspensão temporária dos direitos e das garantias individuais com a transferência de amplos poderes ao presidente, como ordenar prisões, fechar o congresso, instituir decretos - leis, entre outros
4 ESTADO DE SITIO REVOLTAS E RENUNCIA O Presidente D. Fonseca declarou Estado de Sitio na Capital RJ e Niterói causando insatisfação dos militares -Marinha e Exercito - que se rebelaram contra o Governo, causando sua renuncia.
5 REVOLTA DA ARMADA ( RJ - 1893 - 1894 ) E REVOLUÇÃO FEDERALISTA (Rio Grande do Sul - 1893 a 1895) Estas duas revoltas ocorreram porque o Vice Floriano Peixoto ao assumir a presidência ordenou a prisão e deportação dos militares rebeldes ao Estado de Sitio. Ambas as revoltas reprimidas com violência.
6 CONSTITUIÇÃO DE 1891 PRIMEIRA DA REPUBLICA E SEGUNDA DO BRASIL Alguns artigos relevantes: - Mandato de 4 anos - Voto universal masculino aberto a partir de 21 anos, alfabetizados. Ao contrario da constituição do Império, esta era "favorável ao povo"
7 FEDERALISMO Forma de governo relacionada a Federação. Sistema politico que consiste na união dos Estados sob um Governo central. Federal = Brasil - Estadual = RJ, MG, SP - Local ou municipal = cidades (BH)
8 REPUBLICA DO CAFÉ O Federalismo atendia aos interesses do cafeicultores paulistas e grandes fazendeiros de outros Estados. Este sistema permitia aos Estados dispor de recursos públicos sem intervenção do Governo Federal
9 A POLITICA DO CAFÉ COM LEITE SP como Estado mais rico do pais e MG com maior numero de deputados federais revezavam-se no poder federal. Essa "politica" durou até 1930
10 A POLITICA DOS GOVERNADORES Especie de "cala-boca" que retirava a força da oposição com benefícios de cargos políticos, pastas ministeriais e dinheiro para obras públicas.
11 CORONELISMO / CORONEIS Pessoas influentes geralmente proprietários de grandes latifúndios que faziam uso de seu poder local para beneficiar empregados e vizinhos com proteção e indicação para cargos. Em troca exigia votos e apoio a candidatos específicos.
12 VOTO DE CABRESTO Relações de dependência e troca de favores entre o coronel e os eleitores que garantiam a manutenção da elite no poder.
13 MANIPULAÇÃO DAS ELEIÇÕES Quanto mais votos obtidos, maior o prestigio do coronel. Quando o coronel tinha um "curral eleitoral" pequeno, este fazia uso de artifícios: como eleitor votar "duas ou mais vezes, mortos votavam, menores de 21 anos e analfabetos", indo contra a constituição.
14 COMISSÃO DE VERIFICAÇÃO DE PODERES Quando a oposição conseguia eleger algum candidato a Comissão fazia uma apuração dos votos daquele candidato, muitas vezes invalidando sua eleição. Isso era chamado "degola"
15 A POPULAÇÃO RURAL Maior parte dos brasileiros (64%) Foi muito pouco beneficiada pelo Governo Perambulava pelo meio rural atras de trabalho. Parte significativa ingressou no cangaço e em movimentos messiânicos.
16 O CANGAÇO Grupo armado que vagava pelo sertão. Ao contrario do que costumavam espalhar, os cangaceiros não estavam interessados em combater a desigualdade nordestina, eles atuavam e nome de motivos e interesses próprios.
17 O CANGACEIRO Cidadão que virou bandido como forma de vingança, desonra ou injustiça cometida por fazendeiros ou policiais. Eles vagavam pelo sertão em busca pilhagem, muitas vezes oferecendo seus "serviços" a coronéis.
18 PADRE CICERO. Atraia multidões com supostos poderes milagrosos mas foi desprezado pela Igreja. Devido a sua fama transformou o povoado de Juazeiro do Norte em um conhecido município. Ganhou prestigio pelas suas boas relações com a elite, o coronelismo e o cangaço
19 O MESSIANISMO Movimentos comandados por monges, beatos e profetas atraindo a população mais precária com promessas de salvação através da vinda de um messias que combateria a fome e a opressão iniciando uma era de prosperidade para aquelas pobres pessoas.
20 CANUDOS ANTONIO CONCELHEIRO Antonio Concelheiro considerado homem santo criou uma especie de sociedade alternativa ao Governo, desagradando a elite e o coronelismo local.
21 CANUDOS BELO MONTE Fundada por Conselheiro a cidade chegou a ter 25 mil habitantes, que sobrevivia em uma especie de comunidade coletiva, onde a produção era de todos. Era também chamada de Canudos, por causa da vegetação.
22 CANUDOS A GUERRA Canudos obteve importantes vitorias sobre as expedições militares. Após suscetivas derrotas o exercito esmagou Canudos com um regimento de 10 mil homens dizimando sua população.
Show full summary Hide full summary

Similar

Reducing the Impact of Earthquakes
siobhan.quirk
The English Language Techniques
craycrayley
Coastal Landscapes
Chima Power
Who was to blame for the Cold War?
Will Barnes
GCSE Biology - Homeostasis and Classification Flashcards
Beth Coiley
GCSE Geography - Causes of Climate Change
Beth Coiley
Computer science quiz
Ryan Barton
Maths: Geometry
noajaho1
ASSD QUESTION 2018 True / False with multiple question
Dhiraj Tamang