Diagrama de Classes

Description

Uma introdução à modelagem
Braulio Torres
Flashcards by Braulio Torres, updated more than 1 year ago
Braulio Torres
Created by Braulio Torres about 7 years ago
67
0

Resource summary

Question Answer
O que é um diagrama de classes? Para que serve? Um diagrama de classes modela as classes do sistema, bem como seus relacionamentos. Nele, definimos nossas classes, atributos, métodos, interfaces, heranças, e etc. É excelente para desenvolvedores que precisam expressar seus modelos OO.
Em quantas partes um diagrama de classes é dividido? Nome da classe. Atributo. Método.
Como é representado o modificador de acesso no diagrama de classes? Utilizando os sinais de menos (-) e mais (+) à frente do atributo: '- nome: string'.
Como relacionamos as classes no diagrama de classes (agregação)? Usamos um losango (diamante) 'vazio'. Colocamos o diamante do lado da classe que contém a outra. A agregação também é associação! Uma associação pode ser uma agregação, no entanto as partes podem viver separadamente! Professor-Turma (ambos tem um ciclo de vida separado)
Como é representado composição no diagrama de classes? Usamos um losango (diamante) 'cheio'. A composição também é associação! Na composição o ciclo de vida é mais atrelado, um controla ou outro (um não existe sem o outro). Casa-Quarto (quando a casa "morre", morre também o quarto)
Como é representado herança no diagrama de classes (associação)? Indicamos herança, usando uma seta: Usuário <- Aluno Neste caso, a classe Aluno é filha da classe Usuário. A associação deixa claro, que uma classe possui uma referencia da outra. Esse relacionamento também é chamado de "has-a" ou "tem-um".
Como é representado interfaces no diagrama de classes? Colocamos a palavra '<<interface>>' acima do nome da classe.
Devemos mapear todas as classes do nosso sistema neste diagrama? Não.
Para que servem estereótipos? Eles servem para colocarmos mais informação sobre os elementos do diagrama; informações essas que podem ser já pré-definidas pela UML, como interfaces e herança, ou mesmo criadas pelo desenvolvedor.
Escreva o diagrama de classes para o seguinte sistema: * Um leilão tem produto, preço, data limite, dono, e uma lista de lances. * Um usuário tem nome e e-mail. * Um lance tem um usuário, um leilão e um valor. * Um job tem o comportamento de fechar leilões vencidos.
Show full summary Hide full summary

Similar

UML - DIAGRAMAS
CLÁUDIO BRITO
DIAGRAMA DE CLASSES
Cristiano Gonçalves
Quiz - Engenharia de Requisitos
Adriana Gomes Alves
DIAGRAMA DE CASO DE USO
Cristiano Gonçalves
Diagrama de Casos de uso
Braulio Torres
Diagramas UML
Thiago Lima x64
Propriedade Intelectual
Dener Didoné
Aula 01 - Planejamento - Pespectiva da Contabilidade
Vanderlei Braga
UML Vinícius Pajola 2H
Vinicius Pajola
Modelagem de Sistemas
Thiago Pantoja