Biologia - Especiação

Description

Enem Biologia Flashcards on Biologia - Especiação, created by Tupergunta Nosrespondemos on 10/04/2017.
Tupergunta Nosrespondemos
Flashcards by Tupergunta Nosrespondemos, updated more than 1 year ago
Tupergunta Nosrespondemos
Created by Tupergunta Nosrespondemos about 7 years ago
25
0

Resource summary

Question Answer
O que é especiação? R: É a formação de novas espécies. O conceito de espécie mais utilizado é o biológico, que diz que indivíduos são da mesma espécie quando conseguem se reproduzir e ter prole fértil.
O que são Anagênese e Cladogênese ? R: A anagênese é uma evolução linear de espécies, tendo como exemplo a evolução do homem descendente do macaco. (teoria falsa, escadinha evolutiva). Enquanto a cladogênese corresponde a uma evolução que gera ramificação nas linhagens de organismos.
Descreva os modos de especiação: alopátrica e simpátrica. R: Alopátrica é a especiação decorrente do isolamento geográfico de uma espécie antes unida. Mesmo que ocorra novamente a união das mesmas, são espécies diferentes. Simpátrica é a especiação que ocorre sem a presença da barreira geográfica onde a população da região para de se reproduzir.
• Descreva os modos de especiação: parapátrica e peripátrica. R: Parapátrica é a especiação que não possuí barreira geográfica, porém as populações da mesma espécie habitam em locais próximos, havendo uma zona híbrida onde as duas habitam. Peripátrica é semelhante à Alopátrica diferenciando apenas o tamanho de uma das espécies que tem de sê-la menor.
Descreva os isolamentos: gamético e mecânico. R: O isolamento gamético consiste na morte dos gametas masculinos de uma população no sistema reprodutor feminino da outra. Isolamento mecânico é onde não ocorre ajuste nas genitais do casal por causa de diferenças anatômicas.
Descreva os isolamentos: estacional, comportamental e ecológico. R: Isolamento estacional é quando duas populações que ocupam o mesmo habitat se reproduzem em épocas diferentes. Comportamental é quando há diferença de comportamento entre as espécies, particularmente nos rituais de acasalamento. Ecológico é quando duas populações vivem em uma mesma área geográfica, mas em diferentes micro-ambientes.
Show full summary Hide full summary

Similar

Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
renpv
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Ecologia I
kyungsos