Economia

Description

Toda materia
Thalia Helena Trovo
Flashcards by Thalia Helena Trovo, updated more than 1 year ago
Thalia Helena Trovo
Created by Thalia Helena Trovo almost 7 years ago
16
1

Resource summary

Question Answer
O que é racionalidade? ação racional é ação controlada; é aquela que é planejada.
porque a economia não é exata? porque ela depende das escolhas e não há como controlar as decisões das pessoas das empresas e do governo.
O que é economia planificada? é aquela que o estado determina o que será produzido.
O que é economia de mercado? É aquela em que as empresas Tem liberdade de produzir.
O que é um estado monárquico fazia? ele intervia em todos os estados da economia;
sobre o mercantilismo. no mercantilismo a presença do estado era total um depende do outro. enriqueceu o estado e o estado promoveu o mercantilismo
Qual era o objetivo dos liberais? eles eram contrário da presença do estado na economia e tinham a visão de "deixar a natureza seguir".
pensamento malthusiano descende o controle populacional. a população humana cresce em progressão *geométrica*. INSUMOS (ALIMENTOS ETC.) -> progressão aritmética ou seja não acompanha população.
O que foi o malthus? malthus era contra a ideia que o estado controla o crescimento populacional. o controle não pode vim de leis mas Por meios naturais. ex: doenças.
David Ricardo todos progrediram no mercado internacional *se ele for Livre*
teoria das vantagens comparativas para o país é Contagioso comercializar com os vizinhos o *produto que é mais competitivo.* Na pratica *gerou DIVIDAS*, pois, promoveu a produçao industrial.
Karl Marx explicou o sistema capitalista. defendia a ideia de transformação da realidade.
O que é fetiche? é o que nos traz para as mercadorias é oculta a sua verdadeira essência. Atruibui o valor da mercadoria.
O que foi neoclassicismo? definiram a economia como uma ciência autônoma. buscavam solucionar os paradoxos do valor são liberais mas Adiciona os fatores da subjetividade.
O que é elementos subjetivos? é a vontade desejo necessidade humana como fatores determinantes na economia
revolução marginalista Trabalho na margem eles mudam as noções de valor. o valor de um bem depende da Necessidade que ele satisfaz e assim determina o valor do bem.
quais a diferença entre os marginalistas e os clássicos? para os marginalistas as relações são entre pessoas e coisas e para os clássicos as relações são entre pessoas e pessoas entre as coisas.
realidade em dois planos de Marx a superestrutura é o plano das ideias e imaterial o plano da infraestrutura são relações sócio-econômicas Trabalhadores. a infraestrutura determina a superestrutura. e a mudança social só acontece se a infraestrutura mudar ou seja se a base mudar.
ideologia dominante é a ideologia da classe dominante aquilo que é classe dominante pensa é o que determina a sociedade.
O que é acumulação primitiva do capital? é a separação do Produtor dos meios de produção. acumulação do capital de origem aos assalariados.
Qual é a diferença da burguesia e do proletariado? é uma diferença social. o proletariado ver tem sua força de trabalho enquanto burgueses pode crescer seu negócio o proletariado tem limite.
O que é alienação? trabalho alienado é aquele que se tenho domínio de todas as etapas do trabalho. todo trabalho é alienado
O que foi a escola austríaca? atividade econômica é o resultado da conduta dos indivíduos análise da economia deve partir do consumidor final (inverte a pirâmide)
Qual foi a teoria do equilíbrio Geral de walras? analisa a economia como um sistema. todos os fatores econômicos estão interligados e interdependentes e preços e valores. (ex: cabeleleiro)
O que foi a teoria de Marshall? analisa mercado isoladamente analisando a variação de preço de uma mercadoria.
vilfredo Pareto rejeita a ideia de utilidade - ideia psicológica. *nem sempre escolhe o que é mais útil *a escolha escala de prioridade.
Show full summary Hide full summary

Similar

3º Setor, Economia Social, Economia Solidária e Economia Popular: traçando fronteiras conceituais
anapaulasantos05
Contabilidade Geral
Leonardo Lisboa
Economia e Mercado
Matheus Miranda
Economia da China
Vitor Gomes
10 princípios de Economia
Duitser2503
Microeconomia - Demanda, Oferta e Equilíbrio
Débora Bastos
Panorama econômico da América Latina
Carolina Foganholo
Microeconomia - introdução
Luísa GT
China- aspectos gerais
Carolina Foganholo
Sistemas econômicos: capitalismo e socialismo - 8o ano
MAGNUN VOGES
Nova Ordem Mundial
Ighor Ferreira