Questionário - Sistema Digestivo/ Orgãos anexos ao sistema digestivo

Letícia Pereira
Flashcards by Letícia Pereira, updated more than 1 year ago
Letícia Pereira
Created by Letícia Pereira about 3 years ago
51
3

Description

Questinário

Resource summary

Question Answer
Quais são as principais funções do sistema digestivo? Ingerir e fragmentar nutrinetes complexos. A fragmentação é feita por meios mecânicos, enzimáticos e químicos. Absorver e levar para o sangue esses nutrientes digreridos atraves da mucosa digestiva.
Explique os meios mecanicos e enzimáticos p/ a digestão dos alimentos. Mecânicos: por meio da mastigação (trituração mecânica feita pelos dentes) Enzimático: proteases, lipases, glicosidases secretadas por glândulas anexas e pela mucosa gastrica.
Qual é a organização geral do sist. digestivo? Boca Faringe Laringe Esôfago Estomago Intestino delgado Intestino Grosso Ânus
O que são mov. peristalticos? São contrações ritmadas que impulsionam o alimento para frente
Quais são as partes anatônicas da boca? Vestibulo bucal: espaço entre labios e gengiva Teto da boca: composto pelo palato mole (muscular) e palato duro (ósseo)
O que são tonsilas palatinas e as tonsilas liguais? Tonsilas palatinas: te. linfóide Tonsilas linguais: agregado de nódulos linfáticos
Cite as papilas linguais e caracterize-as. Papila filiforme: pequenos cones em toda a lingua e não possuem botões dustativos. Papila fungiforme: projeções achatadas, emforma de cogumelo apresentando botôes gustativos. Papilas foliadas: pouco desenvolvidas e são definidas como duas ou + rugas paralelas divididas por sulcos na região dorsolateral da língua, apresenta numerosos botões gustativos. Papilas valadas: situadas na lingua formando um 'V' e com botões gustativos.
Quais são as partes do dente? Coroa: porção exposta que se sobressaia a gengiva Raiz: porção de dentro e presa no alvéolo Colo: constricção entre a coroa e a raíz cavidade pulpar: contém vasos sanguíneos, nervos e tec. conjuntivo.
Quais são os componentes dos dentes? Esmalte: recobre a dentina da coroa sendo + duro Dentina: majortária Cemento: semelhante ao osso que recobre a dentina da raíz e prende o dente ao ligamento periodontal
Quais são os tipos de dente? Incisivos caninos Pré-molares Molares
Explique as orientações anatômicas especiais p/ os dentes. Face Mesial: Nos dentes anteriores: é a face medial Nos dentes posteriores: é a fase anterior Face distal: Nos dentes anteriores: é a fase lateral Nos dentes posteriores: é a face posterior Face vestibular: voltada para o vestíbulo Face lingual: voltada p/ a língua Face oclusal: dentes de superficie chata
Qual é a função da faringe? Contrações musculares associadas à deglutião
Cite e explique as camadas da parede do trato digestivo Arranjo básico de 4 túnicas: Túnica mucosa: reveste a luz do tubo digestico, contém 3 camadas: epitelial, lâmina própria e muscular da mucosa Túnica submucosa Túnica muscular: em geral contèm 2 camadas de musculo liso: interna (circular) e externa (longitudinal) Túnica serosa (ou adventícia)
O que coordena as atividades do trato digestivo? São plexos nervosos intrínsecos
O que é peritônio? São estruturas retroperitoniais periotonia? Peritônio: camada que reveste a região abdomino-pélvico Retroperitoniais periotonia: localizam atras do peritônio
O esôfago passa pelo diafragma por uma abertura. Como é chamada esta abertura? Hiato esofágico
Qual é a óstio cardiáco? É esfíncter por onde o esofago desemboca no estômago
Qual é a função principal do estomago? Preparar os alimentos ingeridos por meio mecânicos, enzimátiocos e quíos para a digestão
Quais são as estruturas e regiões associadas ao estomago? Óstio cardico
Para que serve o muco secretado pelas glandulas pelas glândulas no corpo fundo do estomago Sevem p/ proteger amucosa do pepsinogênica, do HCL e do hormonio gastrina.
Por que o estômago há uma camada muscular (obliquio) Porque confere maior força às contrações do estomago.
Qual é a prinicpal função do intestino delgado? Absorção de nutrientes
O intestino delgado possui um ep. especialaizado, túnicas mucosas e submucosas que formam pregas circulares e vilosidades. Para que serve essas estruturas? Para aumentar a superficie de contato, aumentando assim a área de absorção.
O intestino delgado é dividido em 3 partes. Quais são elas? Duodeno Jejuno Íleo
Quais estruturas formam a ampola hepatopancreática? Ducto coédoco (bile) + Ducto pancreático (enzims digestivas)
O jejuno e o íleo são suspensos na cavidade abdominal por qual esturutura? Mesentério
O qué a valva ileocecal? São 2 prrgas de tecido (não é um esfínter verdadeiro), está valva encontra-se na entrada de ceco do intestino grosso.
Qual a principal diferença antônica entre jejuno e íleo? As pregas circulares. Enquanto no jejuno as pregas são mais grandes, altas e próximas umas das outras, no íleo elas são mais baixas e espaçadas, sendo ausente na parte distal.
Qual a diferença entre as pregas do intestino delgado e o intestino grosso? As pregas do intestino delgado são circulares e as pregas do intestino grosso são semilunares, sendo que no reto e no canal anal as pregas são longitudinais.
Qual é a principal função do intestino grosso? Absorção de água, sódio e cloro
Descreva as regiões do intestino grosso. Apêndice vermiforme: projeta-se a partir do ceco. Fundo cego c/ nódulos linfáticos. Cólon ascendente: não é fixado por mesentério (retroperitoneal) Cólon transverso: começa na flexura direita do ceco e atravessa a cavidade abdominal. Ele é suspenso pelo mesentério: mesocolo. Cólon sigmoide: curva após o colo transverso. Reto: após o colo sigmoide.
Quais são os anexos ao sist. digestivo? São glândulas salivares, o fígado e o pâncreas.
Quais as funções da saliva? Proteção bucal Ação mecânica: facilita a mastigação e deglutição Dissolve moléculas do alimento, permitindo sentido do paladar Inicio da digestão enzimática: clivagem do amido Unidades secretoras da saliva
Onde são localizadas as glândulas bucais? E qual a sua função? Localizadas na submucosa da cavidade bucal. Função: secretar pequena quantidade de saliva continuamente, mantendo a mucosa umedecida.
Quais são os 3 tipos de glândulas salivares? E que tipo de glândulas elas são? Parótida, sublinguais e submandibulares. São glândulas exócrina.
Qual a função das glândulas salivares? Secreta a maior parte da saliva em resposta a um estimulo alimentar.
Qual o tipo de secreção encontrada em cada tipo de cada glândula salivar? Parótida: secreção serosa (20% da saliva) Submandibulares: secreção mista (70% da saliva) Sublingual: secreção mucosa (5% da saliva)
Onde desemborca: A) Ducto parotideo: B) Ducto submandibulares C) Ducto sublingual: A) desemboca junto ao segundo molar superior B) desemboca na base do frênulo da língua C) desembocam no assoalho da boca
O pâncreas é um órgão de secreção mista, tendo uma porção exócrina e uma endócrina. Quais são as substancias secretadas por cada parte? Exócrina: suco pancreático Endócrina: hormônios insulina e glucagon
O fígado possui 2 regiões. Quais são elas? E por qual estrutura elas são separadas? Lobo direito e esquerdo São separados pelos ligamentos falciformes (pregas do peritônio) o qual prede o fígado à parede abdominal.
O que é o ligamento redondo? Cordão fibroso associado à margem livre do ligamento falciforme e indo até o umbigo (vestígio da veia umbilical)
O que é o ligamento coronário? Continuação superior do ligamento redondo. Prende o fígado à face interior do diafragma.
A vascularização do fígado é feita por 2 pontes. Quais são elas? caracterize-as 2 pontes de sangue: 1) Artéria hepática: traz o sangue proveniente da artéria aorta 2) Veia porta hepática: Traz o sangue desoxigenado oriundo do trato digestivo e do pâncreas.
Quais as funções do fígado? Forma a bile Armazenagem do colesterol Síntese de ptns plasmáticas Detoxificação de drogas e toxinas Formação de ureia
Quais são as funções da vesícula biliar? Armazenar bile vinda do fígado Drenada pelo ducto cístico, se junta ao ducto hepático para formar o ducto colédoco
Show full summary Hide full summary

Similar

Anatomia: sistema esquelético I
Natália Abitbol
Anatomia Artérias
Filipe Brito
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
ANATOMIA
flavio.paulo
51-100 - Anatomia 2015
fergvz
Anatomia e Fisiologia do Aparelho Urinário Humano
Ana Inês Kruecck Quintas
Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
Ana Inês Kruecck Quintas
Sistema Reprodutor Masculino
Ana Inês Kruecck Quintas
Patologias dos rins
Celi cs
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .