Substantivo

Description

Flashcards de Substantivos.
Suzana  Vittoretti
Flashcards by Suzana Vittoretti, updated more than 1 year ago
Suzana  Vittoretti
Created by Suzana Vittoretti over 6 years ago
246
4

Resource summary

Question Answer
O que é Substantivo? Palavra que nomeia os seres em geral.
Que tipos de flexões existem nos Substantivos? 1) Flexão de Gênero (Masculino/Feminino). 2) Flexão de Número (Singular/Plural). 3) Flexão de Grau (Aumentativo/Diminutivo).
Quais os tipos de Substantivos existentes, quanto a classificação por Existência? 1) Existência Própria: Substantivos Concretos. 2) Não tem Existência própria, dependem de outros para existirem: Substantivos Abstratos.
Quais os tipos de substantivos existentes, quanto a classificação por designação Genérica e Específica? 1) Designação Genérica: Substantivos Comuns. 2) Designação Específica: Substantivos Próprios.
Quais são os tipos de substantivos existentes quanto a classificação por Formação. 1) Substantivo Simples. 2) Substantivo Composto. 3) Substantivo Primitivo. 4) Substantivo Derivado.
O que são Substantivos Comuns? Designam seres de uma mesma espécie de forma genérica, que tem característica em comum e são escritos com letra minúscula. (Designação Genérica)
O que são Substantivos Próprios? Designam um ser específico, seres individuais, particularizando dentro da sua espécie e são escritos de letra maiúscula. (Designação Específica)
O que são Substantivos Concretos? Nomeia Seres e Objetos, com existência Própria, sem depender de outros seres para existirem. (Quanto a Existência Real ou Imaginária)
O que são Substantivos Abstratos? Nomeia ações, qualidades, estados, idéias, sentimentos, sem existência própria, ou seja, dependem de outros seres para existirem. (Quanto a Existência Real ou Imaginária)
O que são Substantivos Coletivos? São substantivos comuns que se escrevem no singular, mas indicam uma coletividade, ou seja, indicam conjunto de seres da mesma espécie.
O que são Substantivos Simples? São aqueles formados por um único radical.
O que são Substantivos Composto? São aqueles formados por mais de um radical.
O que são Substantivos Primitivos? São aqueles que não derivam de nenhuma outra palavra, pelo contrário, servem de base para formação dos substantivos derivados.
O que são Substantivos Derivados? São aqueles que derivam de outras palavras.
Que tipos de Substantivos existem na Flexão por Gênero? Substantivos Biformes. Substantivos Uniformes.
O que são Substantivos Biformes? São aqueles que apresentam uma forma para masculino e outra para feminino, podem apresentar radicais diferentes ou mesmo radical, com o gênero indicado pela desinência.
O que são Substantivos Uniformes? São aqueles que apresentam uma única forma, tanto para o masculino como para o feminino.
Quais tipos de Substantivos Uniformes existem? 1) Substantivo Comum de Dois Gêneros. 2) Substantivo Sobrecomum. 3) Substantivo Epiceno.
O que é Substantivo Comum de dois Gêneros? É aquele que apresenta uma forma para os dois gêneros, sendo que a distinção é feita por alguma palavra (Artigo, Pronome, Adjetivo, Numeral) que acompanha o substantivo.
O que é Substantivo Sobrecomum? É aquele que apresenta um só gênero, independentemente do sexo da pessoa.
O que é Substantivo Epiceno? É aquele que apresenta uma só forma para designar certos animais. Caso queria fazer a distinção do sexo do animal, acrescentam-se as palavra macho ou fêmea.
Show full summary Hide full summary

Similar

Substantivos
Peter Ensi
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
Figuras de linguagem
Roberta Souza