Proposta triangular

Description

Arte, Educação e Música
Anderson Borges
Flashcards by Anderson Borges, updated more than 1 year ago
Anderson Borges
Created by Anderson Borges over 6 years ago
7
0

Resource summary

Question Answer
Proposta Triangular Ana Mae Barbosa
É uma proposta construtivista " inspirada nas ideias do suíço Jean Piaget (1896-1980), o método procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade com os colegas."
É uma proposta interacionista " interacionismo é a interação entre o indivíduo e a cultura, onde, para Vygotsky é fundamental que o indivíduo se insira em determinado meio cultural para que aconteçam mudanças no seu desenvolvimento."
É uma proposta Dialogal Exposto ou escrito em forma de diálogo. São aqueles textos, que são produzidos por pelo menos dois interlocutores, que alteram o uso da palavra numa situação de diálogo.
É uma proposta Multiculturalista Multiculturalismo, é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa região, cidade ou país com no mínimo uma predominante.
É uma proposta Pós-moderna Pós-modernidade é o estado ou condição de ser pós-moderno- depois ou em relação aquilo que é moderno, como na arte pós-moderna.
A proposta triangular apresenta articulação de três eixos. Produção, Fruição e Reflexão
Produção/Fazer Fruição/Apreciação Reflexão/Contextualização A Proposta Triangular consiste em três abordagens para se construir conhecimentos em arte: Contextualização histórica (conhecer a sua contextualização histórica); Fazer artístico (fazer arte); Apreciação artística (saber ler uma obra de arte).
Em uma aula de arte esses três eixos deverão se articular, não importando a ordem. Quando o professor traz para o contexto do aluno conteúdos a serem aprendidos ele estará explorando contextos e contribuindo para transformar informações em conhecimento.
Show full summary Hide full summary

Similar

A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
16 Dicas para o Professor Criativo
Alessandra S.
Sala de Aula Invertida
GoConqr suporte .
Tecnologia na Educação
Alessandra S.
Ensinando com as ferramentas GoConqr
GoConqr suporte .
7 Tendências Educacionais
GoConqr suporte .
6 ideias para Dinamizar a Sala de Aula
Maria José
13 motivos para usar Tecnologia na Educação
Alessandra S.
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
Psicologia da Educação
rsgomes88
Paulo Freire Pedagogia da Autonomia
lb.roberto