Teoria da Comunicação

Description

Flashcards baseados no Livro para Entender as Teorias da Comunicação.
Celio Alves
Flashcards by Celio Alves, updated more than 1 year ago
Celio Alves
Created by Celio Alves over 6 years ago
30
0

Resource summary

Question Answer
TEORIA DA COMUNICAÇÃO Definição Estudos acadêmicos que pesquisam os efeitos, origens e funcionamento do fenômeno da Comunicação Social em seus aspectos tecnológicos, sociais, políticos, econômicos e cognitivos
COMUNICAÇÃO SOCIAL Estudos Iniciaram-se com a popularização das tecnologias midiáticas e seu uso durante as experiências totalitárias na Europa
COMUNICAÇÃO SOCIAL Fases 1ª Fase - concentraram sua atenção sobre as mensagens da mídia e seu efeito sobre os indivíduos 2ª Fase - enfatizaram o processo de seleção, produção e divulgação das informações através da mídia
TEORIA HIPODÉRMICA Teoria dos Efeitos Ilimitados Teoria da Bala Mágica - Definição - Estudou o fenômeno da mídia a partira de premissas behavioristas. Seu modelo comunicativo é baseado no conceito de "estímulo / resposta
TEORIA HIPODÉRMICA Conceito de Massa Fundamental para compreensão da teoria. Massa - conjunto de indivíduos isolados de suas referências sociais, agindo egoisticamente em nome de sua própria satisfação. Uma vez perdido na massa a única referência que o indivíduo tem da realidade são as mensagens dos meios de comunicação. Desta forma, a mensagem não encontra resistência por parte do indivíduo que as assimila e se deixa manipular de forma passiva.
TEORIA DA COMUNICAÇÃO Definição Conjunto de ideias que buscam entender e explicar as ações humanas.
EPSTEMOLOGIA Definição Filosofia da Ciência / Estudo das Teorias do Conhecimento.
CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO Capacidade humana cuja aquisição remonta as origens do desenvolvimento humano e da própria sociedade.
TEORIA Definição Generalização para explicar como algo funciona. Fornece princípios gerais que nos ajudam a compreender um grande número de fenômenos específicos, porque e como eles ocorrem e como estão relacionados entre si, pois a teoria faz a síntese dos dados, ajudando a prever eventos futuros. (SANTELLA, 2001, p109)
COMUNICAÇÃO DE MASSA É uma forma específica de comunicação que ocorre pela intermediação/mediação de um meio técnico ou multiplicador, que permite à mensagem atingir um público anônimo, heterogêneo e fisicamente disperso, que pode atingir simultaneamente até bilhões de pessoas nos mais diferentes pontos da terra.
LINGUAGEM É um sistema organizado de signos - não apenas verbais ou escritos, mas também visuais, fisionômicos, sonoros, gestuais etc. - que possibilita a comunicação. É um recurso utilizado pelo ser humano para se comunicar e estabelecer vínculos de tempo e tipos de relações que mantém. É a linguagem que torna possível a instituição social e o sistema de valores.
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO A noção de processo é definida pelo filósofo Heráclito, mediante a expressão "um mesmo homem não atravessa um mesmo rio duas vezes, muda o homem e muda o rio". Basicamente, um processo é uma situação que, apesar de manter um modelo, nunca ocorre duas vezes da mesma maneira. É o que acontece como os processos de comunicação, pois, embora seja possível estabelecer um padrão, jamais se repetem exatamente da mesma maneira.
INFORMAÇÃO A partir da origem histórica da palavra, informar significa "dar forma" ass ideias. Assim, informar exige a elaboração de registro (materiais ou virtuais), ideias escritas em um papel, gravadas em um disco etc. Informação é o nome técnico que se dá ao conteúdo da mensagem. Pode ser qualquer conteúdo: uma ideia, uma ordem, um conhecimento, um aviso, uma piada etc. A informação, portanto, pressupõe um suporte (tinta, ondas sonoras, registros informatizados etc. que torne possível seu registro.
MASSA Coletividade que envolve um grande número de pessoas, compostas por membros de origem social e geográfica heterogênea e socialmente desestruturada. A massa é constituída por pessoas que não se conhecem, indivíduos anônimos, separados no espaço(e, portanto, sem possibilidade de exercer influência recíproca) e, em princípio, heterogêneos, atomizados. A massa não possui uma estrutura organizacional, regras de comportamento e tradições: está exposta a mensagens que vão além de seus conhecimentos, que podem não ter referências nos valores da classe ou grupo social de onde o indivíduo provém. A massa é uma agregado que existe fora dos laços comunitários, resultando na desintegração das culturas locais.
HIERÓGLIFOS São caracteres simbólicos. A principio eram gravados na pedra, mas com o tempo passaram a ser desenhados e pintados. Os egípcios tornaram-se inovadores na criação de modelos de hierógrafos, que eram associados a regras para mobilizar complexos significados convencionados. Para se efetivar a comunicação, tanto a pessoa que escrevia quanto a que lia a mensagem tinha de dominar u enorme número desses modelos (DeFLEUER; BALL-ROKEACH, 1993, p33).
RETÓRICA Ligada a tradição grego-romana, forma com a gramática e a dialética o trívio medieval. O interesse atual pela retórica explica-se pelo reaparecimento, sob o impulso da semiótica, da problemática do discurso. Definida desde a origem com uma "arte de bem falar", como uma "arte de persuadir", a retórica diz respeito à classe dos discursos persuasivos. DeFleur e Ball-Rokeach (1993, p. 290) entendem a retórica como a "arte de utilizar a linguagem para influenciar os julgamentos e a conduta dos outros".
MODELO ARISTOTÉLICO de Comunicação Locutor - Indivíduo ou grupo de indivíduos que produz a mensagem Discurso - Aquilo que o emissor produz para transmitir sua informação ou suas ideias. Ouvinte - Aquele que ouve ou aquele a quem se destina a mensagem. Toda comunicação contém esses três elementos.
ENCICLOPEDISTAS Filósofos e escritores franceses, como Montesquieu, Diderot, Voltaire, D´Almbert, Bacon, que elaboraram a Enciclopédia do Século XVIII.
PSICOLOGIA DAS FACULDADES Proposta pedagógica que entende que a mente humana é composta por várias capacidades - ou faculdades - e aposta no desenvolvimento de instrumentos metodológicos capazes de viabilizar um modelo de escola/ensino por meio do qual a população possa internalizar as regras morais que harmonizam as relações sociais.
POSITIVISMO Doutrina que procurava em suas investigações constatar os fatos, criar leis científicas para explicar os mecanismos da sociedade e desenvolver formas para combater os movimentos que tentassem desestabilizar a ordem. As ideias positivistas pregavam o mesmo rigor científico às ciências sociais que eram comum às ciências exatas e biológicas. Seu fundador foi o filósofo francês Augusto Conte (1789-1857).
SOCIEDADE DE MASSA Nova sociedade resultante da industrialização progressiva, do afluxo das multidões às cidades, da revolução dos transportes e do comércio, da difusão de valores abstratos de igualdade e liberdade e do aparecimento das grandes fábricas. outro fator do aparecimento da sociedade de massa é o enfraquecimento dos laços sociais tradicionais, como a família, a comunidade, as associações profissionais, a religião, e outros.
HOMEM MASSA Indivíduo presente em várias classes sociais, abrutalhado, violento, sem compromisso com a ordem pública. Ao contrário do homem culto, o homem massa não avalia a si próprio - nem no bem nem no ma - , mas se sente como "toda gente" e gosta de se sentir igual aos outros. O homem massa baseia as suas ações no saber especializado, ligado à técnica e à ciência, mas sem uma análise culturalmente abrangente.
GESTÃO DE MULTIDÕES Dispositivos de controle estatísticos dos fluxos judiciários e demográficos que permitiam o controle da população e a identificação de indivíduos ou grupos perigosos, uma vez que, para alguns estudiosos, a massa era uma ameaça (real ou potencial) para toda a sociedade.
PSICOLOGIA DAS MULTIDÕES Estudos introduzido pelo italiano Scipio Sighele e pelo médico francês Gustave LeBon, a partir de uma visão manipuladora da sociedade e que busca a compreensão dos "crimes de massa" e das violências coletivas da plebe, com base na presença de condutores e conduzidos, hipnotizadores e hipnotizados.
ERA DOS PÚBLICOS Conceito difundido por Gabriel Tarde, que defende que o público ou públicos são o resultado de uma longa história dos meios de transporte e da difusão de ideias. Ao contrário das massas, os públicos progridem com a sociedade.
SOCIEDADE DE CONSUMO Modelo social caracterizado pelo capitalismo, pelo desenvolvimento industrial avançado e pelo consumo massivo de bens e serviços, no qual a valorização social e o próprio bem-estar pessoal estão diretamente relacionados à aquisição de bens materiais. A sociedade de consumo é movida pela constante busca da satisfação dos desejos individuais e pela contínua criação/recriação de novos desejos a serem satisfeitos.
SÍMBOLO Símbolo que funciona como elemento identificador e representativo de uma resposta, de uma instituição, de um produto, de uma serviço etc. A finalidade da marca é identificar e distinguir produtos e serviços de outros semelhantes, mas de procedência diversa.Quanto maior a visibilidade da marca, maiores serão as possibilidade de interação sistemática com o consumidor.
Show full summary Hide full summary

Similar

Comunicação Social para Concurseiros
Ricardo Olimpio
Quem é Quem nas Teorias da Comunicação?
Ricardo Olimpio
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EM SAÚDE
erikaaptorres
8 dicas para se comunicar bem no ambiente profissional
Liliane Tubino
Comunicação Corporativa
claudemir.fiuman
TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
Eduardo .
Teoria Geral da Administração(TGA)
Flávio Machado Lobo
21 erros de comunicação que atrapalham sua carreira
Liliane Tubino
Comunicação e Colaboração
sresende
Comunicação
karol_franz
CROMÁTICA COMUNICAÇÃO
José Guilherme Fidélis