Fluxograma sobre Referências ABNT

Description

Técnico MEPE Flowchart on Fluxograma sobre Referências ABNT, created by Maicon Rieg on 12/04/2018.
Maicon Rieg
Flowchart by Maicon Rieg, updated more than 1 year ago
Maicon Rieg
Created by Maicon Rieg about 6 years ago
67
1

Resource summary

Flowchart nodes

  • As Referências conforme as Normas ABNT para Tese, TCC, Monografia, Artigo Científico, qualquer trabalho acadêmico precisam seguir um padrão único para que seja facilitado futuras pesquisas.
  • Normas da ABNT trazem uma exigência um tanto complexa quanto às referências. A dificuldade que muitas vezes ocorre em aplicá-las é devido ao fato de existirem formas específicas para cada tipo de referência feita, seja ela de Livros ou de Sites.
  • Esta Norma estabelece os elementos a serem incluídos em referências. Esta Norma fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação. Esta Norma destina-se a orientar a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos e para inclusão em bibliografias, resumos, resenhas, recensões e outros. Esta Norma não se aplica às descrições usadas em bibliotecas, nem as substitui.
  • Os elementos essenciais são: autor(es), título, edição, local, editora e data de publicação.
  • Quando se tratar de obras consultadas online, também são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão Disponível em: e a data de acesso ao documento, precedida da expressão Acesso em:, opcionalmente acrescida dos dados referentes a hora, minutos e segundos.
  • Alguns pontos devem ser observados com relação às Referências: Espaçamento – Apenas dois espaços simples devem separá-las. Alinhamento- Alinhamento à esquerda Ordenação- Devem ser ordenadas alfabeticamente de forma ascendente. Mas atenção: não devem ser considerados os artigos definidos e indefinidos, no momento de pôr em ordem alfabética. Títulos e Subtítulos devem ser separados usando-se dois pontos.
  • Importância de fazer as Referencias ABNT   É preciso perceber a importância que esta atitude representa para seu estudo. Fazer referências significa indicar obra, autor e endereço completo de tudo o que foi usado para dar suporte à sua produção. Fazer citação é mencionar direta ou indiretamente, partes de obras de outros autores no decurso de seu trabalho. Empregar estes recursos revela quanto o assunto foi pesquisado e investigado. Citar autores e criações já reconhecidas pela comunidade científica e acadêmica, têm diversas vantagens:   É uma forma de mostrar a seriedade e a veracidade de sua produção, já que está embasada em concepções anteriormente expostas ao julgamento de todos e reconhecidas como verdadeiras.   Seu projeto ganha crédito pois está pautado em autor legitimado como conhecedor daquele tema e considerado autoridade no assunto.   Dando crédito aos autores das obras consultadas você estará agindo com honestidade cientifico-acadêmica, já que reconhece o verdadeiro criador.   Estará também praticando um ato de justiça intelectual, pois faz jus ao verdadeiro dono daquela ideia.
  • Referências
Show full summary Hide full summary

Similar

FLUXOGRAMA PARA ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO ACIDENTE COM EXPOSICAO A MATERIAL BIOLÓGICO (AEMB)
Hyago Connor
FLUXOGRAMA AGÊNCIA
Bianca Soares Ra
Reprodução das briófitas (musgos e hepáticas)
Laryssa Valencise
CONTRAÇÃO MUSCULAR
Isabella Dutra
FLUXOGRAMA R.P.A.
Dominiqui Alves
Módulo I - Pesquisa científica
Amanda Ricelly
Fluxograma (conceito)
Fabiana Garcia
Quiz ABNT
Jaqueline Oliveira
Questionário - ABNT
Patrícia Bentach
8 P's do Marketing Digital
Emerson Luiz
Produção de Artigo Científico - Noções Básicas
Jorge Lutif