GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Flowchart

TB

Felipe Mota Rezende Saúde Portuguese

Flowchart content

  1. Paciente com queixa de tosse há mais de 3 semanas (sintomático respiratório)

  2. Explicar sobre tuberculose e recomendar coleta do exame do escarro

  3. Realização da coleta do escarro, se possível no momento do atendimento

  4. COLETA DO ESCARRO

    - Identificar o pote de coleta com o nome do paciente e a data da coleta.

    - A coleta deve ser feita em local aberto.

    - Antes da coleta, oriente o paciente a enxaguar a boca.

    - Orientações para a coleta: inspirar profundamente e prender a respiração por um instante e forçar a tosse. Repetir 3 vezes.

    - Amostra de escarro deve conter de 5 ml a 10 ml.

    - Evitar amostras apenas com saliva.

    - Colocar o pote com o escarro em um saco plástico e manter com a tampa para cima em caixa térmica até entrega no laboratório (em até 24 horas).

  5. Se suspeita clínica de tuberculose (febre no final da tarde e emagrecimento), considerar realização de raio-x de tórax.

  6. Entregar amostra no laboratório com o pedido preenchido de TRM-TB (folha de Solicitação de Exames para Tuberculose)

  7. RAIO-X DE TÓRAX

    - Verificar qual unidade (CAIS ou UPA) está realizando raio-x tórax.

    - Encaminhar o paciente com o pedido médico.

  8. Se resultado NEGATIVO: considerar atendimento médico para avaliação da tosse.

  9. Se resultado POSITIVO:

    - Preencher ficha de notificação/investigação de tuberculose (médico ou enfermeiro) e entregar ao Programa de Tuberculose do CAIS.

    - Informar paciente do diagnóstico e explicar sobre o tratamento (tempo de tratamento, importância da adesão e efeitos adversos) e sobre acompanhamento (entrega dos medicamentos, exame de escarro e consulta médica).

    - Realizar testes rápidos de IST no paciente.

    - Realizar investigação de quais são os contatos com risco de transmissão (contato por 6 horas por dia em 5 dias por semana).

  10. CONTATOS

    - Investigar se contatos do paciente apresentam sintomas de tuberculose.

    - Avaliar necessidade de investigação para infecção latente.

  11. PROVA TUBERCULÍNICA (PPD)

    - Considerar realização da prova tuberculínica (PPD) para infecção latente nos grupos de risco: tabagista (mais de 20 cigarros por dia) ou diabético ou portador de HIV ou portador de doença grave ou complicada.

    - Verificar qual unidade está realizando prova tuberculínica (PPD) e encaminhar o paciente com pedido médico.

Information

Description
Saúde Flowchart on TB, created by Felipe Mota Rezende on 16/10/2020.
Created by
Felipe Mota Rezende · Oct 2020
Updated
Nov 25, 2020
Views
2
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?