Revoltas no Período Regencial

Description

Mind Map on Revoltas no Período Regencial, created by joao.v.lara on 15/07/2014.
joao.v.lara
Mind Map by joao.v.lara, updated more than 1 year ago
joao.v.lara
Created by joao.v.lara almost 10 years ago
113
4

Resource summary

Revoltas no Período Regencial
  1. Cabanagem
    1. A Cabanagem foi uma revolta popular que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão-Pará.
      1. Causas: Os cabanos pretendiam obter melhores condições de vida. Já os fazendeiros e comerciantes, que lideraram a revolta, pretendiam obter maior participação nas decisões administrativas e políticas da província.
        1. Contexto Histórico: No início do Período Regencial, a situação da população pobre do Grão-Pará era péssima. Mestiços e índios viviam na miséria total. Esta situação provocou o sentimento de abandono com relação ao governo central e, ao mesmo tempo, muita revolta.Os comerciantes e fazendeiros da região também estavam descontentes, pois o governo regencial havia nomeado para a província um presidente que não agradava a elite local.
          1. Desfecho: Após cinco anos de sangrentos combates, o governo regencial conseguiu reprimir a revolta. Em 1840, muitos cabanos tinham sido presos ou mortos em combates. A revolta terminou sem que os cabanos conseguissem atingir seus objetivos.
          2. Farroupilhas
            1. Também chamada de Revolução Farroupilha, a Guerra dos Farrapos foi o mais importante conflito regencial. Durou 10 anos (1835 – 1845).
              1. Contexto Histórico: Os comerciantes do sudeste compravam charque mais barato do Uruguai e da Argentina. Os uruguaios e argentinos vendiam barato, porque a mercadoria era produzida com mão-de-obra livre.
                1. Causas: A justificativa original para a revolta baseia-se no conflito político entre os liberais, que propugnavam modelo de estado com maior autonomia às províncias, e o modelo imposto pela constituição de 1824, de caráter unitário.
                  1. Desfecho: Em 1845, após vários conflitos militares, enfraquecidos, os farroupilhas aceitaram o acordo proposto por Duque de Caxias e a Guerra dos Farrapos terminou. A República Rio-Grandense foi reintegrada ao Império brasileiro.
                  2. Revolta dos Malês
                    1. A Revolta dos Malês foi um movimento que ocorreu na cidade de Salvador (província da Bahia) entre os dias 25 e 27 de janeiro de 1835.
                      1. Contexto Histórico: Eram considerados malês os negros mulçumanos que resistiram e reagiram à imposição do catolicismo, mantendo sua crença e cultura. Bastante instruídos, por vezes, até mais do que seus senhores, os malês organizaram inúmeros levantes, o mais conhecido é a Revolta dos Malês.
                        1. Causa: tinham como objetivo principal à libertação dos escravos. Queriam também acabar com o catolicismo (religião imposta aos africanos desde o momento em que chegavam ao Brasil), o confisco dos bens dos brancos e mulatos e a implantação de uma república islâmica.
                          1. Desfecho: No conflito morreram sete soldados e setenta revoltosos. Cerca de 200 integrantes da revolta foram presos pelas forças oficiais. Todos foram julgados pelos tribunais. Os líderes foram condenados a pena de morte. Os outros revoltosos foram condenados a trabalhos forçados, açoites e degredo (enviados para a África).
                          2. Balaiada
                            1. No ano de 1838 surgiu um movimento popular no Maranhão. Este era contrário ao poder e aos aristocratas rurais que, até então, dominavam aquela região.
                              1. Contexto histórico: No Maranhão havia dois partidos, os liberais (chamados de bem-te-vis, por causa do seu jornal, chamado o Bem-te-vi) e os conservadores (cabanos, por analogia com os cabanos do Pará, Pernambuco e Alagoas).
                                1. Causa: O estopim da revolta foi a detenção do irmão do vaqueiro Raimundo Gomes, acusado pelo sub-prefeito da Vila da Manga.
                                  1. Desfecho: Em 1840, um grande número de balaios rendeu-se diante da concessão da anistia. Pouco tempo depois, todos os outros igualmente se renderam. Com a completa queda dos balaios, Cosme (líder após a morte de balaio) foi enforcado.
                                  2. Sabinada
                                    1. A Sabinada foi uma revolta autonomista à época do Brasil Império. Ocorreu entre 6 de novembro de 1837 e 16 de março de 1838, na então Província da Bahia.
                                      1. Contexto histórico: Os revoltosos eram contrários às imposições políticas e administrativas impostas pelo governo regencial. Estavam profundamente insatisfeitos com as nomeações de autoridades para o governo da Bahia, realizadas pelo governo regencial.
                                        1. Causa: O estopim da revolta ocorreu quando o governo regencial decretou recrutamento militar obrigatório para combater a Guerra dos Farrapos, que ocorria no sul do país.
                                          1. Desfecho: Entre revoltosos e integrantes das forças do governo, ocorreram mais de 2 mil mortes durante a revolta. Mais de 3 mil revoltosos foram presos. Assim, em março de 1838, terminava mais uma rebelião do período regencial.
                                          2. Carrancas
                                            1. A Revolta de Carrancas foi uma rebelião escrava ocorrida em 13 de maio de 1833, na freguesia de Carrancas, Minas Gerais.
                                              1. Contexto histórico: desde 1833 as autoridades e senhores estavam mais vigilantes em relação a rebeldia escrava. Eles estavam convencidos da necessidade de maior aparato policial e de leis que inibissem as repetidas e ousadas ações rebeldes
                                                1. Causa: A busca pela liberdade por parte dos escravos,
                                                  1. Desfecho: Entre os envolvidos, dezessete foram condenados à pena de morte por enforcamento e o resto morto em batalha. O escravo tropeiro Ventura Mina, que planejara os passos da revolta ao longo de aproximadamente um ano, foi morto no confronto.
                                                  Show full summary Hide full summary

                                                  Similar

                                                  Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
                                                  Professor Junior
                                                  Período Regencial
                                                  Felipe Cherque
                                                  Rebeliões Regenciais
                                                  Felipe Cherque
                                                  Questões Período Regencial
                                                  Leonardo Dias Pinheiro
                                                  A História do Brasil (1807-1850)
                                                  Isabella Campos
                                                  Período Regencial
                                                  Catarina Dziedzick
                                                  Brasil Império
                                                  Dafne Sousa
                                                  Período Regencial
                                                  Luiza Moretti
                                                  Período regencial
                                                  Augusto Galacci
                                                  REVOLTAS PERÍODO REGENCIAL
                                                  jorel reis
                                                  Revoltas Regenciais
                                                  Állef Bryon