Teoria da Administração Científica

Description

Mapa Mental em Teoria da Administração Científica , criado por Elian Petry em 11-04-2018.
Elian Petry
Mind Map by Elian Petry, updated more than 1 year ago
Elian Petry
Created by Elian Petry about 6 years ago
32
0

Resource summary

Teoria da Administração Científica

Annotations:

  • Na passagem pro século XX marcou o início de um grande avanço para a administração, numa época que a sociedade estava sofrendo pelas influências da revolução industrial. Uma época marcada por revoltas de operários com péssimas condições de trabalho e salários. Taylor surge com ideias revolucionárias para época.
  1. Taylor

    Annotations:

    • Frederick Winslow Taylor nasceu em 1856 na Pensilvânia , filho de uma família abastada.  foi criador e participante de maior destaque do movimento. Entre 1874 e 1878, ele trabalhou ara uma empresa fabricante de bomba hidráulicos, ondo aprendeu o ofício de torneiro. Entre 1890 e 1893 foi gerente geral de uma empresa fabricante de papel. Em 1893 foi contratado para trabalhar exclusivamente na Bethlehem Steel, em  1901 deixou a empresa e retornou a Filadélfia dedicando a divulgar suas ideias. Em  1910 foi criado a Sociedade para Promoção da Administração Científica.O berço da Administração Científica foi a Sociedade América dos Engenheiros Mecânicos o qual Taylor participava.
    1. Problema das operações fabris

      Annotations:

      • Alguns problemas analisado por Taylor na siderúrgica Midvale Steel como: A administração não tinha noção clara da divisão de sua responsabilidades com o trabalhador. Não havia incentivo para melhorar o desempenho do trabalhador, muitos trabalhadores não cumpriam suas responsabilidades. As decisões do administradores baseavam-se em palpites e intuições. Não havia integração entres os departamentos, alem disso os trabalhadores eram colocados em tarefas que não tinha aptidão.
      1. O problema dos salários

        Annotations:

        • Taylor procurou fórmulas para melhorar o pagamento de salários, que é um dos principais problemas enfrentados naquela época que dura até hoje. Para isso Taylor desenvolveu o que chamamos de Plano de Taylor.
        1. Plano de Taylor

          Annotations:

          • Taylor propõe um método para eliminar a diferença paga por peças, consiste em encontra o tempo médio para a produção de determinada peça, padronizando um tempo limite para produzir o produto.
          1. Terceira fase da A.C
            1. Shop management

              Annotations:

              • Ideias deste estudos foram repetidas na A.C com palavras diferentes. Como desenvolver uma ciência para cada elemento do trabalho, para substituir o velho método empírico. A administração incube-se de todo o trabalho para o qual esteja mais bem preparada que os trabalhadores, enquanto no passado quase toda a responsabilidade e o trabalho recaia sobre a mão-de-obra.
              1. Filosofia e os mecanismos da A.C

                Annotations:

                • São algumas técnicas que Taylor utilizou para distinguir a filosofia e os mecanismos. Como: Estudo de tempos e movimentos, Padronização de ferramentas e instrumentos,  padronização do movimento, conveniência de uma área de planejamento, cartão de instruções, sistema de pagamento de acordo com o desempenho e calculo de custo. 
                1. Produção em massa e linha de montagem

                  Annotations:

                  • É provável que o taylorismo,como são conhecidas as técnicas da administração científica, tivesse tido êxito qualquer que fosse o estágio de desenvolvimento da indústria na época e em qualquer contexto ideológico. Porém, o taylorismo formou parceria com a notável expansão da indústria e com outra inovação revolucionária do inicio do século: a linha de montagem. Com duas figuras importantíssimas Henry Ford e Alfred Sloan.
                  1. Princípios da Produção em Massa

                    Annotations:

                    • Os princípios da produção em massa: Máquinas especializadas. Sistema Universal de fabricação e calibragem. Controle de Qualidade. Simplificação das peças e do processo produtivo. Uma única tarefa ou pequeno número de tarefas para o trabalhador. O trabalho vem ate o trabalhador.
                    1. Henry Ford

                      Annotations:

                      • Henry Ford nasceu em uma fazenda perto de Detroit em 30 de julho de 1863 e faleceu em 7 de abril de 1947. Mundialmente conhecido como o fundador da Ford Motor Company foi o idealizador das modernas linhas de montagem utilizadas na produção em massa e se tornou uma das pessoas mais ricas de sua época. Em 1908 trabalhava artesanalmente com tempo médio do ciclo de  montagem da Ford chagando a 514 minutos. A primeira mudança que Ford tomou foi entregar as peças em cada posto, em seguida o montador exerceria apenas uma atividade assim ganharia experiencia e rapidez na atividade. Em 1910 estabeleceu a primeira planta dedicada exclusivamente a montagem final de peças fabricadas em plantas diferentes. Em 1912 o conceito de linha de montagem sem mecanização foi aplicada na produção de motores. As consequências foram espantosas o ciclo foi reduzido para 1.19 minutos por causa da imobilidade do trabalhador.
                      1. Alfred Sloan

                        Annotations:

                        • Alfred Sloan nascido em 1875 e falecido em 1966, assumiu a Presidência da General Motors em 1923 e permaneceu como seu líder durante quase 30 anos e inventou a noção de empresa descentralizada e multidivisional. Alfred Sloan decidiu que deveria resolver dois problemas para superar Ford: Em primeiro lugar, era preciso profissionalizar a administração. Em segundo lugar, era preciso modificar o produto básico de Ford, para que pudesse servir a '' qualquer bolso e proposito''. Para resolver estes problemas, Sloan criou divisões descentralizadas e transformou-as em centros de lucro. Algumas características da General Motors que merece destaque: Um produto para cada tipo de cliente. Divisões autônomas para cada produto. Administração central define objetivos e cobra resultados. 
                    2. Segunda fase A.C

                      Annotations:

                      • A ênfase da A.C na segunda fase se desloca da produtividade do trabalhador para o aprimoramento dos métodos de produção .
              2. Integrantes Sencudarios do Movimento

                Annotations:

                • Além de Taylor, Frank e Lillian Gilbreth, Henry Gantt e Hugo Munsterberg são alguns do integrante do grupo.
                1. Frank e Lillian

                  Annotations:

                  • Contribuiu com o estudo de movimentos e fadiga e psicologia aplicada
                  1. Gantt

                    Annotations:

                    • Gráfico de Gantt que é um método de acompanhar fluxos de produção. E treinamento profissionalizantes. Pregava a cooperação entra patrões e empregados, em lugar do autoritarismo daqueles e da militância 
                    1. MunSterberg

                      Annotations:

                      • Desenvolve a Psicologia Industria, que consiste em ajudar a encontrar os homens mais capacitados para o trabalho, definir as condições psicológicas mais favoráveis ao aumento da produção. E prodzir as influências desejadas, na mente humana, do interesse da administração.
                    2. Críticas à A.C

                      Annotations:

                      • A imprensa, trabalhadores e políticos criticaram a teoria, justificando que aumento da eficiência diminuiria o emprego e A.C era apenas uma técnica para fazer o operário trabalhar mais e ganhar menos.
                      1. Contexto Histórico

                        Annotations:

                        • A passagem para o século XX marcou o início de um grande avanço para a administração. Esse avanço foi impulsionado pelo avanço da Revolução Industrial na América. Uma época de grandes revoltas nas fabricas, operários lutando por melhores condições e salários, patrões procurando meios para melhorar seu rendimento na produção. 
                        Show full summary Hide full summary

                        Similar

                        Tsarist Russia 1861 - 1918
                        emilyyoung212
                        Periodicity
                        hanalou
                        Suffragettes and Suffragists
                        Amula
                        OCR AS Biology - Lipids
                        Chris Osmundse
                        Advantages and Disadvantages of Parliamentary Law making
                        Sinead Gapp
                        OCR Gateway Biology Flash Cards
                        Sam Newey
                        IT - The Online World
                        Summir
                        Cell Biology IB SL Biology
                        Elisabeth Morell
                        Frankenstein Key Quotes
                        michelle.lau
                        Human Resource Management
                        A Donaghy
                        1PR101 2.test - Část 19.
                        Nikola Truong