Educação Física

Description

Educação Física Mind Map on Educação Física, created by Gabriel Braga on 03/08/2018.
Gabriel Braga
Mind Map by Gabriel Braga, updated more than 1 year ago
Gabriel Braga
Created by Gabriel Braga over 5 years ago
11
0

Resource summary

Educação Física
  1. Algumas ideias de pensadores que influenciaram a para a Educação Física escolar, períodos diferentes de tempo e pensamentos da sociedade.
    1. Soares (1994) Para a Educação Física, o ideal liberal reservou a função de contribuir para uma nova servidão do homem, dando-lhe novas formas para tratar com o corpo, que deveria estar apto fisicamente para enfrentar as jornadas do trabalho fabril.
      1. Hobsbawm (1977) Uma assertiva muito bem definida pelo pensamento liberal foi a determinação de que os exercícios físicos fossem parte do processo educacional, sendo a educação considerada e acatada como poderoso “instrumento de ascensão social”. A
        1. Segundo Grifi (1989) Bacon defendia que “(...) a atividade física podia corrigir qualquer tendência ao mal e ao enfraquecimento e propunha consequentemente, todos aqueles exercícios físicos que favoreciam na conservação da saúde e, portanto, no prolongamento da vida humana”. Bacon afirmava que os médicos ainda não tinham claro o efeito dos exercícios, mas que praticamente não existia “quase” nenhuma doença que não pudesse ser corrigida a partir de exercícios físicos apropriados; reafirmava o redentorismo das práticas corporais renascentistas.
          1. Nicolas Andry de Boisregard um estudioso das práticas corporais, Ele publicou uma tese na qual defendeu que “o exercício moderador é o melhor meio de conservar a saúde”; também apresentou um tratado sobre ortopedia que discute “como proceder para prevenir e corrigir, na criança, as deformidades corporais”; defendeu a necessidade de correção dos movimentos durante as atividades corporais e a importância do desenvolvimento torácico.
            1. Boisregard fez também um estudo histórico sobre a evolução do atletismo, abordando o pentatlo, a luta, o pugilato, o pancrácio, as corridas a pé, a cavalo e de carros puxados por cavalo, relacionando-os às práticas corporais gregas e romanas.
              1. A Ginástica Ortopédica criada por ele foi algo inusitado para o campo de conhecimento das práticas corporais, em que aborda as questões não só para as pessoas com deficiência física, mas também para as consideradas sadias, com objetivo de que elas se mantivessem assim.
              2. Com a contribuição dos estudiosos na fase inicial do sistema capitalista, acumulou-se uma produção sobre o conhecimento das práticas corporais, cuja constituição científica se deu sob o aporte das Ciências Biológicas, que submeteu a ontologia do movimento corporal às novas mediações específicas da particularidade histórica que o Positivismo engendrava no contexto mais amplo. Constituiu-se assim, uma área de conhecimento que se moldava à sociedade que emergia no continente europeu, com a classe burguesa à frente.
                1. Em cada reduto da Ginástica do final do século XVIII e, especialmente a partir do século XIX foram se desenvolvendo as características diferenciadas do que viria a ser a Educação Física do século XX, seja no aspecto científico, utilitário ou pedagógico. Neste período da constituição mais concreta do conhecimento posto pela racionalidade científica exigida pela Ciência Moderna, os Métodos Ginásticos, nas suas mais diversas abordagens desenvolveram-se em diversos países europeus, cujos intelectuais mais influentes nas dimensões já citadas do pensamento sobre as práticas corporais (científicas, utilitárias e pedagógicas).
                2. Surgem na Europa na segunda metade do século XVIII e primeira do século XIX as Escolas de Ginástica que sistematizaram cientificamente os exercícios físicos, os quais ganharam forma pelos “Métodos Ginásticos Europeus”, inicialmente desenvolvidos na Alemanha, na Dinamarca, na Suécia, na França e na Inglaterra.
                  1. A base teórica era anátomo/fisiológica, com fonte nas Ciências Biológicas e orientação pela concepção positivista de ciência, o que abordava para, além da saúde, a disciplina, comportamento indispensável à nova ordem social vigente, ancorada na filosofia liberal. Esse ordenamento ideológico deveria se fazer presente na fábrica, na escola, na família, dentre outros espaços sociais.
                    1. No início do século XIX a Educação Física surge como uma re-emersão da Ginástica, para melhores patamares em relação ao século anterior, quando passou por momentos difíceis em que esteve excluída da escola e rejeitada pela comunidade cultural européia.
                      1. Os anos de 1800 marcaram um processo cultural tradicionalista, mas ainda assim, é neste período da história da humanidade que a Educação Física consegue despertar o Continente Europeu para as formas de seu ensinamento e a sua utilidade para o modo de produção capitalista, quando elabora maiores e melhores afirmações, comprovação que se faz por muitos desses postulados estarem ainda intactos no seu aporte teórico ou terem sido o ponto de partida para outras e melhores compreensões, na atualidade.
                        1. A nova concepção de homem e de mulher dada pelo modo de produção capitalista e pela sociedade burguesa colocou a Educação Física na base da educação geral e da pesquisa cultural e científica: os alemães com a ginástica militar, os suecos com a pesquisa científica, os ingleses com a prática dos jogos esportivos e os franceses com o movimento pedagógico natural (GRIFI, 1989).
                          1. A Escola Sueca apostou em investir numa ginástica com foco na racionalidade científica, especialmente no estudo de exercícios físicos que buscassem concomitantemente os aspectos preventivos e curativos sobre a saúde (GRIFFI, 1989).
                            1. Neste sentido temos um retorno à confusão conceitual sobre uma saúde que se resolve pelas práticas corporais, ou seja, pensar em exercícios “curativos” para a saúde tem sido um equívoco histórico no campo da Educação Física. Registre-se que a Escola Sueca também se ocupou da Ginástica orientada pelos aspectos pedagógicos, bem como abordou com ênfase a Ginástica Estética.
                              1. A Escola Francesa merece destaque no século XIX, notadamente mais ao seu final, pela sua contribuição inegável à Ginástica Moderna, tanto pelos estudos metodológicos no primeiro momento, como pelos fisiológicos, em seguida.
                  2. Foi uma corrente que deu a base para o pensamento da escola fundada pelo alemão Johann Berhard Basedow, o qual apreendeu das idéias de Rousseau, especialmente o conceito pedagógico sobre a “natureza”; a obra de Rousseau (Emílio) lhe deu consistência na forma de pensar, ratificando em sua escola o mesmo nível de tratamento para a Educação Física e a Educação Intelectual, em que das 5 horas de aula diárias, 2 eram para trabalhos manuais e 3 para recreação.Também foi influenciado por Locke.
                    1. Ramos (1982) diz que o alemão Basedow concentrou suas idéias num estabelecimento que denominou de “Philantropinum”, modelo de escola oriunda da Dinamarca. Sua escola tinha a preocupação centrada no ensino democrático, já que seus alunos vinham de diversas camadas sociais, sendo a primeira escola a incluir a Ginástica no currículo, dando-lhe a mesma importância das demais disciplinas. Suas publicações apensaram as práticas corporais à educação intelectual e moral.
                      1. Basedow foi professor primário, tendo ensinado também Filosofia e Literatura em escolas da Dinamarca. A partir de uma prática diversificada foi constituindo seu pensamento, pelo qual defendia “Uma escola, onde o treinamento físico e mental marchasse paralelamente e trouxesse à educação dos jovens de seu tempo, um cunho que possibilitasse o desenvolvimento integral da personalidade humana” (MARINHO: 1980a, p.116).
                        1. Ocorre mesmo que parte dos historiadores da Educação Física tem uma leitura que, em maior proporção, aponta para o trabalho dos diversos autores dos métodos ginásticos europeus, dando-lhes destaque pela abordagem que fizeram à relação da Educação e da Saúde com a Ginástica, sendo os exercícios físicos instrumento para este fim.
                          1. Ponce (1990) diz que o discurso de Basedow afirmava que a Educação consistia em formar “cidadãos do mundo”, premissa tão considerada pelos seus analistas, mas que não leva em conta o contexto em que isso se dava.
                        Show full summary Hide full summary

                        Similar

                        Quiz de Educação Física
                        mrspickles
                        O contexto da Educação Física na escola
                        Luciano Gurski
                        BENEFICIOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS
                        Isaac Rodrigues
                        Psicomotricidade
                        Luciano Gurski
                        Conhecimentos Educação Física - 2º ciclo
                        andreiajmateus
                        Avaliação - Práticas corporais de aventura
                        Rodrigo da Rosa Madeira
                        Conhecimentos Educação Física 3º ciclo
                        barbosavm
                        Quiz - Sistema Respiratório - mais em: iago-medeiros.blogspot.com.br
                        Iago Medeiros
                        Baralho dos Conhecimentos Educação Física 3º Ciclo
                        barbosavm
                        Hipertrofia e hiperplasia muscular
                        Ariosvaldo Meneses Santos
                        Handebol
                        Hug Miau