Mobilidade Urbana

Description

Mind Map on Mobilidade Urbana, created by mic barbosa on 22/10/2018.
mic barbosa
Mind Map by mic barbosa, updated more than 1 year ago
mic barbosa
Created by mic barbosa over 5 years ago
141
1

Resource summary

Mobilidade Urbana
  1. É a forma e os meios utilizados pela população para se deslocar dentro do espaço urbano. Para avaliar a mobilidade urbana é preciso levar em conta fatores como:
    1. 1) a organização do território; 2) fluxo de transporte de pessoas e mercadorias; 3) os meios de transportes utilizados.
    2. Dados da mobilidade urbana no Brasil
      1. Atualmente, as cidades que mais sofrem com o inchaço no trânsito são, respectivamente, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
        1. São Paulo:Na cidade de São Paulo, 5 milhões de pessoas viajam diariamente em ônibus, enquanto 4 milhões utilizam o metrô. A cidade conta com uma frota de quase 7 milhões de veículos privados.
          1. Uma das soluções encontradas foi o estabelecimento do rodízio entre carros determinados pelo número da placa do veículo. A cidade continua investindo na expansão da rede de metrô para minorar os efeitos do trânsito caótico.
          2. Rio de Janeiro:No Rio de Janeiro, 3 milhões de pessoas dependem do ônibus e 780 mil do metrô.O desafio principal do Rio de Janeiro segue sendo a integração com os municípios que fazem parte do chamado "Grande Rio". O transporte fluvial é usado abaixo da sua capacidade por conta dos interesses políticos e comerciais das distintas prefeituras que circundam o Rio de Janeiro.
            1. Curitiba:Em Curitiba, onde não há metrô, 2 milhões de pessoas necessitam se deslocar utilizando ônibus. Entretanto, a capital do Paraná cresceu, e o plano do metrô, não saiu do papel. Desta maneira, a cidade começa a experimentar engarrafamentos fora das horas de pico.
          3. Problemas da mobilidade urbana:
            1. Tendo em conta a opção pelo transporte motorizado individual no nosso país, os principais problemas encontrados são: 1)Sobrecarregamento do espaço; 2)Limitação do fluxo; 3)Aumento do índice de acidentes, 4)tendo como consequência mutilações graves ou mortes; 5)Pequena oferta de alternativa de mobilidade para atender o excesso de passageiros que dependem de transportes públicos; 6)Poluição do ambiente.
              1. A ausência de políticas específicas para aumentar a oferta de meios de transporte viáveis e eficientes resulta diretamente na busca pelo transporte individual. A situação é impulsionada pela pressão da indústria automobilística que, além de dividendos, gera empregos no Brasil. Mais automóveis nas ruas, porém, elevam a quantidade de acidentes de trânsito, onde a maioria das vítimas está em plena capacidade produtiva. Há, ainda, o aumento da pressão sobre a Previdência, em casos de mortes ou invalidez permanente.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Mobilidade urbana em São Paulo
            Marcus Aloisio
            Plano de Mobilidade Urbana
            Keila Cristina R
            Redução de Vias com vel. 50 km/h
            Denny Santana
            Mobilidade Urbana
            Josinaldo Andrade
            Mobilidade Urbana
            infxrnous mec
            Mobilidade Urbana
            infxrnous mec
            Mobilidade Urbana
            infxrnous mec
            Mobilidade Urbana
            infxrnous mec
            Mobilidade urbana em São Paulo
            Márcia André
            Teaching Methods Every Educator Should Know
            Micheal Heffernan
            SFDC App Builder 1 (126-150)
            Connie Woolard