A cor e a composição quantitativa de soluções com iões metálicos

Description

Mind Map on A cor e a composição quantitativa de soluções com iões metálicos, created by Nádia Canavezes on 07/01/2019.
Nádia Canavezes
Mind Map by Nádia Canavezes, updated more than 1 year ago
Nádia Canavezes
Created by Nádia Canavezes over 5 years ago
34
0

Resource summary

A cor e a composição quantitativa de soluções com iões metálicos
  1. Nádia nº 18 e Ana Teixeira nº 1
    1. Objetivos:
      1. Aplicar a Lei de Beer-Lambert para soluções muito concentradas; traçar uma curva de calibração; verificar desvios à proporcionalidade descrita pela lei de Lambert-Beer para soluções muito concentradas; analisar os erros presentes em determinações colorimétricas.
        1. Introdução:
          1. Os complexos e as suas soluções apresentam muitas vezes cores vivas. A cor que uma substância reflecte ou transmite e que nos chega aos olhos é complementar da cor que é por ela absorvida. Em solução, o perfil da curva absorvância é uma característica de cada substância e a relação entre a sua intensidade e a concentração a cada comprimento de onda é dada pela lei de Lambert - Beer: A = ɛ ℓ C em que A é a absorvância (valor da leitura efectuada no espectrofotómetro), uma grandeza adimensional é a absortividade molar (em unidades de dm3 mol-1 cm-1), característica de cada substancia a cada comprimento de onda, ℓ é a largura da célula que contém a solução e tem o valor de 1 cm, e C é a concentração molar da solução (em mol dm-3). O valor de ɛ é determinado experimentalmente, a partir de várias soluções de concentração conhecida. Para minimizar os erros experimentais na determinação da concentração de espécies coradas em solução por espectrofotometria, trabalha-se sempre ao comprimento.
            1. Material:
              1. Espectrofotómetro, Tiocianato de potássio 0,5 mol dm-3, Células para espectrofotómetro, Persulfato de potássio 2 % (m/V), Balões volumétricos de 100 mL, Sulfato de amónio e ferro (II) 1000 ppm (em meio sulfúrico 1%),Balões volumétricos de 50 mL, Solução problema, Pipetas ,Água destilada,Pompete.
                1. Reagentes:
                  1. Tiocianato de potássio, 0,5 mol dm-3, Persulfato de potássio 2 % (m/V), Sulfato de amónio e ferro (II) 1000 ppm (em meio sulfúrico 1%), Solução problema, água destilada.
                    1. Procedimento:
                      1. 1.Preparou-se as soluções : Pesou-se 2 g de persulfato de potássio e dissolveu-se em 100 mL de água destilada. Pesou-se 0,237 g de sulfato de amónio e ferro (II) e dissolveu-se em água destilada. 2. Transferiu-se para um balão volumétrico de 50 mL. 3. Adicionou-se 0,5 mL de ácido sulfúrico concentrado e perfazeu-se o volume, até ao traço de referência do balão, com água destilada. 4.Preparou-se, por diluição em água, uma solução de sulfato de amónio e ferro (II) medindo 10,00 mL da solução inicial em 100,00 mL de água destilada. 5. Preparou-se 50,00mL de Solução de tiocianato de potássio (mL) , Solução de persulfato de potássio (mL) e solução diluída de sulfato de amónio e ferro (mL). 6. Mediu-se a absorvância das soluções preparadas no ponto anterior, a 474 nm. 7.Registou-s os valores obtidos. 8. Traçar a curva de calibração de A (absorvância) em função da concentração.
                        1. 9.Mediu-se 20,00 mL da solução problema para um balão volumétrico de 100,00 mL e adicionou-se 2,00 mL de solução de persulfato de potássio e 20,00 mL de solução de tiocianato de potássio. Completou-se o volume até ao traço de referência com água destilada. 10. Mediu-se a absorvância da solução preparada no ponto 6 (solução a dosear). 11. Determinou-se a concentração de Fe3+, na solução problema.
      2. 07/01/2019
      Show full summary Hide full summary

      Similar

      OCR Chemistry - Atoms, Bonds and Groups (Definitions)
      GwynsM
      Crime and Deviance with sociological methods key terms
      emzelise1996
      Hitler's Rise to Power
      hanalou
      CHEMISTRY C1 1
      x_clairey_x
      MCAT Study Plan
      Alice McClean
      Biological Psychology - Stress
      Gurdev Manchanda
      Chemistry 1
      Peter Hoskins
      chemsitry as level topic 5 moles and equations
      Talya Hambling
      Biology - B1 - AQA - GCSE - Keeping Healthy and Defending Against Infection
      Josh Anderson
      Topic
      TEL Bath
      Část 2.
      Gábi Krsková