Educação Física Escolar

Description

Principais pensadores que influenciaram na disseminação da Educação Física e na inclusão da mesma como disciplina escolar.
Lígia Silva
Mind Map by Lígia Silva, updated more than 1 year ago
Lígia Silva
Created by Lígia Silva about 5 years ago
11
0

Resource summary

Educação Física Escolar
  1. John Lock (séc. XVIII): Pedagogia Escolástica – Educação de forma metódica, disciplinada e sistematizada.
    1. Rousseau (séc. XVIII): Pedagogia Naturalista – Educação de forma liberal, isolando as crianças dos males da sociedade adulta.
      1. Preocupação do Estado: Aos poucos as escolas foram implantando exercícios físicos, mas sempre de forma secundarizada em relação às atividades intelectuais.
        1. Johann Bernhard Basedow : Fundou na Alemanha, em 1774, a instituição educativa Philantropinum. Buscava o tratamento igualitário de seus alunos por meio dos métodos de ensino que incluíam as atividades físicas. Nessa escola, houve a inclusão da ginástica como parte do currículo escolar e, além dela, das práticas corporais laborais, A ginástica, que no decorrer da história mudaria sua denominação para Educação Física, vista como algo que provocaria modificações anatômicas e fisiológicas no corpo humano; adentrou no currículo escolar como uma prática tão importante quanto às intelectuais.
          1. Johann Heinrich Pestallozzi: Baseava o cotidiano dos alunos no treinamento físico e mental, dando igual importância para ambas as dimensões. Orientou a ginástica nas escolas pelos parâmetros médicos e pelo viés científico, buscando intervir na melhor performance humana com menor desgaste físico, correções de postura, consequentemente alcançando a moral.
            1. A criação do Kindergarten, ou o Jardim de Infância, é de vital importância para a Educação Física, pois sustenta a necessidade de experiência motora na escola e a experiência do corpo no que se refere à aprendizagem significativa para a vida.
            2. Vivat Victorius Franziskus Nachtegall: Em razão do seu método educacional pelo governo monarca da época, a Educação Física, durante a primeira metade do século XIX, foi instituída gradativamente como atividade obrigatória nas escolas públicas e privadas da Dinamarca.
              1. Em 1838, conseguiu criar à escola normal de ginástica para mulheres, voltada a formação de professoras e mulheres que quisessem aprender o método.
              2. Johann Christoph Friedrich Guts Muths: Considerado o pai da ginástica pedagógica, fundamentou seu pensamento ao defender a educação integral, que proporcionasse benefícios ao corpo e à mente.
                1. Friedrich Ludwig Jahn: Busca a transcendência da forma física por meio do exercício, vendo nele um potencial para atingir metas de caráter moral e cívico.
                  1. Adolph Spiess: Desenvolveu um método ginástico adaptado para o currículo escolar no mesmo nível das outras disciplinas. O método procurava o desenvolvimento harmonioso de todas as partes do corpo, porém esse feito era alcançado por meio da disciplina, da subordinação, das respostas a comandos e do treino da memória.
                    1. Pier Henrik Ling: Uma ginástica adaptada à necessidade individual e social; e busca corrigir os defeitos físicos para se obter um bom corpo. Criou um sistema que pudesse ser utilizado nas escolas e permitisse a construção de um cidadão consciente de deveres, cuidadoso com seu corpo e obediente às regras, ou seja, um homem ideal.
                      1. Calistenia: método ginástico com objetivo principal de promover a saúde, contrabalançando os males causados pelo estilo de vida moderno.
                      2. Francisco Amorós y Ondeano: Estruturou uma ginástica científica, baseada na economia de energia, em consonância com a natureza humana e a partir da análise dos movimentos.
                        1. Thomas Arnold: Trouxe à tona alguns jogos, até então praticados apenas pela classe burguesa da Inglaterra, preconizou o jogo honesto, valorizando características de cunho moral, mas que mantivessem o prazer inerente ao esporte.
                          1. A partir da iniciativa de Thomas, com o apoio das igrejas e das escolas estatais, o esporte se disseminou entre outros segmentos da sociedade.
                            Show full summary Hide full summary

                            Similar

                            O contexto da Educação Física na escola
                            Luciano Gurski
                            Drenagem Linfática Manual
                            andréa gomes leite
                            avaliação futsal 3º bimestre 2016 7 ano
                            Equipe Educação Física
                            1_Drenagem Linfática Manual Facial
                            andréa gomes leite
                            Fundamentos Históricos do Serviço Social Brasileiro e o Projeto Ético político:
                            gel Reis
                            A TECNOLOGIA ASSISTIVA E AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
                            franciane frizzo
                            Educação Física Escolar
                            Laila Angelica Moraes
                            Inquérito Policial
                            PRISCILA WOLLENA
                            HISTÓRICO DA GLOBALIZAÇÃO
                            natanaelmachado