GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Mind map

Da coisa julgada

Andreza Soares Portuguese

Map content

Da coisa julgada

  1. Prevista nos artigos 502 a 508 do CPC, esta faz referencia a coisa julgada material e coisa julgada formal

    • Quando a sentença terminativa ou definitiva transita em julgado, faz-se menção a coisa julgada formal
    • "Denomina-se coisa julgada material a autoridade que torna imutável e indiscutível a decisão de mérito não mais sujeita a recurso" (artigo 502 CPC)
      • Segundo Elpídio Donizetti, "a coisa julgada material representa a impossibilidade de rediscussão da matéria não só no processo originário, como em qualquer outro" fazendo referência ao artigo 503 CPC.
        • Pressupõe coisa julgada formal
  2. Em consonância com o artigo 504 CPC Não fazem coisa julgada: I – os motivos, ainda que importantes para determinar o alcance da parte dispositiva da sentença; II – a verdade dos fatos, estabelecida como fundamento da sentença.

  3. Os limites objetivos e subjetivos da coisa julgada material:

    • O limite subjetivo não busca beneficiar nem prejudicar terceiro, esta apenas faz coisa julgada entre as partes participantes.
    • Os limites objetivos tendem a saber qual parte da senteça transitará em julgado, onde o objeto da demanda pode vir a ser ampliado sem que haja a necessidade de propor ação declaratório superveninte desta.
  4. É vedado à parte discutir no curso do processo as questões já decididas a cujo respeito se operou a preclusão (artigo 507 CPC)

Information

Description
Mind Map on Da coisa julgada, created by Andreza Soares on 06/06/2020.
Created by
Andreza Soares
Views
0
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?