Mind map
Terremotos Maremotos e Tsunamis
Map content
Terremotos Maremotos e Tsunamis
As placas tectônicas, placas que se encontram em profundas camadas da Terra, podem se mover e acabar se chocando, fazendo com que grandes fenômenos ocorram como:
Os TERREMOTOS são os abalos sísmicos (causados pelas Placas Tectônicas) em que o centro do tremor se encontra na camada continental do planeta.
- Esses abalos fazem com que ondas sísmicas sejam criadas, essas podem se propagar por grandes distâncias, afetando o local por onde passa
Os MAREMOTOS são os tremores resultantes do movimentos das Placas Tectônicas, com centro de tremor localizado na crosta oceânica
- Esses maremotos, criam uma,ou mais ondas, chamada de TSUNAMI, que vai 'navegar' pelo oceano até se chocar contra uma barreira, um litoral
- Do japonês o termo "Tsunami", significa "onda de porto". Já a palavra "Maremoto", do latim mare, significa mar, e motus, significa movimento.
- Esses maremotos, criam uma,ou mais ondas, chamada de TSUNAMI, que vai 'navegar' pelo oceano até se chocar contra uma barreira, um litoral
Esses fenômenos não podem ser interrompidos, entretanto podem ter seu efeito de destruição um pouco minimizado, através de medidas preventivas:
- Em países que se encontram sempre em perigo de terremotos ou tsunamis,por serem localizadas perto do encontro entre placas( como é o caso do Japão), os prédios são construídos para aguentar abalos sísmicos, e os cidadão sabem oque fazer em caso de desastres.
Através do sismógrafo, podemos medir a força dos tremores,na Escala Richter,que vai de 1 (muito fraco) a 10 (muito forte)
- terremotos com a magnitude inferior a 3,5° não costumam ser sentidos, entre 6° e 8° os danos podem ser severos, e mais alto que isso são catástrofes.