Tomás de Aquino

Description

Mapa mental Tomás de Aquino Sesi Londrina sala 218
carol ramalho
Mind Map by carol ramalho, updated more than 1 year ago
carol ramalho
Created by carol ramalho over 3 years ago
10
0

Resource summary

Tomás de Aquino
  1. No séculos XIII, Aquino teve contato com as obras de Aristóteles com a ajuda de um árabe para traduzir, encaixando o aristotelismo na fé cristã.

    Attachments:

    1. Valorizava a fé como instrumento de conhecimento. Para explicar tal conhecimento, ele reconhece a participação dos sentidos e do intelecto.
      1. O conhecimento para Aquino, começa pelo contato com coisas concretas, passa pelos sentidos internos da fantasia e por fim a apreensão de formas abstratas.
      2. Na relação de corpo e alma, ele retoma a ideia de Aristóteles sobre a união entre matéria prima e forma substancial ''a alma é a forma substancial do corpo''.
        1. Quando a alma se separa do corpo após a morte, a união se desfaz, trazendo a verdade teológica da imortalidade da alma, porque a a natureza espirital da alma deriva do fato de ter sido criada por Deus, o que garante sua capacidade de substituir separadamente do corpo.
        2. Sua ética baseada na ideia de bem, felicidade e distinção entre os bens que devem ser desprezados e aqueles que devem ser valorizados.
          1. Na visão cristã, Aquino diz que Deus é a origem e o fim, sendo assim, com o auxílio da graça, fé e auxilio da revelação, uma maior felicidade pode ser alcançada.
            1. Há casos que os preceitos não são cumpridos pelo ato da própria vontade, sendo assim trazendo o impedimento de desfrutar da natureza sobrenatural de seu destino, ou seja o conhecimento de Deus como é em si mesmo.
              1. De ponto de vista político, seu tema era o melhor governo e a natureza do poder e das leis.
                1. A ampliação das discussões sobre o direito internacional (relação entre vários estados para garantir a paz) foi uma forte característica em seu ponto de vista político.
                  1. Sua política levando em conta a religiosidade diz que o Estado conduz o ser humano até certo ponto, quando então é necessário o auxilio da Igreja Católica, por meio no qual o ser humano chega na felicidade eterna.
                  2. As 5 vias criadas para justificar a existência de Deus são baseadas na obra Metafísica de Aristóteles (explica o movimento do mundo pela existência necessária de uma causa primária), mas modificadas de forma que diz com que Deus age sobre suas criaturas. É Considerado também um conhecimento natural de Deus.
                    1. A primeira via: Movimento. Tudo que se move, deve ser movido por outro, pois nada se move por si mesmo, é necessário existir um motor que move todas as coisas e não é movido, ou seja Deus.
                      1. A segunda via: Causa Eficiente. Nada pode ser causa de si mesmo, senão seria anterior a si mesmo, é preciso admitir uma causa primeira que não é causada, ou seja Deus.
                        1. A terceira via: Contingência e Necessidade. Ser contingente é um ser depender da existência de outro, mas não tem como todos serem contingentes, se não nada existiria, portanto o necessário é Deus.
                          1. A quarta via: Graus de Perfeição. O grau de perfeição de todos os seres é diferente, e suas qualidades são comparadas entre si, mas só um teria a perfeição máxima, Deus.
                            1. A quinta via: Causa Final. Toda natureza tem uma finalidade, um propósito, se não, não haveria ordem, uma inteligência ordenadora é necessária, ou seja Deus.
                      2. Nasceu em 1225, na Itália. Tornou-se monge dominicano e foi canonizado na Igreja Católica. Estudou em Nápoles e Colônia (atual Alemanha) e ensinou em Paris. Adaptou o pensamento aristotélico com o cristianismo da forma mais correta possível, transformando a filosofia em ''serva da Teologia''.
                        1. Em suas obras os temas variam de Provas da existência de Deus, Criação do Mundo, A Verdade, A Ética, Imortalidade da Alma e Política. Suas obras em destaque são a Suma Teológica (onde se encontram as 5 vias) e a Suma contra os gentios.
                          1. Em seu tempo a Escolástica atingiu o seu auge de importância. Pela sua filosofia ''cristianizada'', muitos padres dominicanos e jesuítas foram influenciados.
                            Show full summary Hide full summary

                            Similar

                            Grandes Filósofos
                            Luiz Fernando
                            Simulado Filosofia
                            Marina Faria
                            Hobbes, Locke e Rousseau
                            Ricardo l.
                            Dos Mitos à Filosofia...
                            KauanM
                            Sócrates, Platão e Aristóteles
                            André Matias
                            Simulado Filosofia
                            aloirmd
                            Revisão de Filosofia - 3a. série - Ensino Médio
                            e-pn-2007@hotmail.co
                            Revisão de Filosofia 1a. série do Ensino Médio
                            e-pn-2007@hotmail.co
                            Revisão de Filosofia - 2a. série do Ensino Médio
                            e-pn-2007@hotmail.co
                            Francis Bacon
                            PAULO LEITE
                            O início da Filosofia: Pré-socráticos
                            Brenda Andrade4227