GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Mind map

Análise combinatória

Ana Abreu Matemática 2º ano Portuguese

Análise combinatória

Map content

Análise combinatória

  1. Princípio aditivo

    • O QUE É: Para A e B sendo conjuntos disjuntos: n (A U B) = n (A) + n (B) Para A e B sendo conjuntos não disjuntos: n (A U B) =n (A) + n (B) - n (A intercessão com B)
    • Em uma entrevista sobre qual cor se prefere entre o vermelho e o azul, 30 entrevistados responderam que preferem a cor vermelha e 50 responderam que preferem a cor azul. Calcule o número total de entrevistados.
  2. Princípio multiplicativo

    • O QUE É: Divisão do evento em etapas independentes e, para cada uma, descobrir o número de maneiras possíveis. Após isso, basta multiplicar os resultados individuais para obter o número de maneiras possíveis do evento.
    • Esmeralda deseja montar um look para sair com suas amigas. Ela tem 2 opções de saia e 3 opções de blusa. De quantas maneiras ela pode montar o seu look?
      • d1: escolher uma dentre 2 opções de saia d2: escolher uma dentre 3 opções de blus. Assim, Esmeralda tem 2.3 = 6 maneiras de formar seu look.
  3. Permutação

    • agrupamentos formados com n elementos, de forma que a ordem desses elementos é sempre diferente.
  4. Arranjos

    • são agrupamentos formados com p elementos de um conjunto de n elementos.
      • simples
        • não ocorre a repetição de qualquer elemento do conjunto inicial. Cada elemento pode ser usado apenas uma vez.
      • com repetição
        • aceitam-se elementos repetidos. É possível repetir os elementos múltiplas vezes.
  5. Combinação

    • São como arranjos, porém, a ordem dos elementos que compõem um resultado não importa, ou seja, um resultado ABC é considerado igual a um resultado ACB e é calculado da seguinte forma:
  6. Fórmulas gerais:

Images and files in the map

  • Análise combinatória
  • Análise combinatória
  • Análise combinatória
  • Análise combinatória
  • Análise combinatória
  • Análise combinatória

Information

Description
2º ano Matemática Mind Map on Análise combinatória, created by Ana Abreu on 15/09/2020.
Created by
Ana Abreu · Sep 2020
Updated
Sep 15, 2020
Views
54
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?