1- Linguagem, língua e variabilidade

Description

Trabalho avaliativo para Português Jurídico
Matheus Viégas
Mind Map by Matheus Viégas, updated more than 1 year ago
Matheus Viégas
Created by Matheus Viégas over 3 years ago
18
0

Resource summary

1- Linguagem, língua e variabilidade
  1. Linguagem
    1. Linguagem é: “o conjunto das palavras e dos métodos de combiná-las usado e compreendido por uma comunidade.” “capacidade de expressão dito como verbal e não verbal.”
      1. Linguagem Verbal
        1. a linguagem verbal é aquela que faz uso das palavras para comunicar algo.
          1. A figura acima nos comunica sua mensagem através da linguagem verbal (usa palavras para transmitir a informação)
        2. Linguagem Não verbal
          1. é aquela que utiliza outros métodos de comunicação, que não são as palavras. Dentre elas estão a linguagem de sinais, as placas e sinais de trânsito, a linguagem corporal, uma figura, a expressão facial, um gesto, etc.
      2. Língua
        1. A língua é um instrumento de comunicação, sendo composta por regras gramaticais que possibilitam que determinado grupo de falantes consiga produzir enunciados que lhes permitam comunicar-se e compreender-se. Por exemplo: falantes da língua portuguesa.
          1. A língua possui um caráter social: pertence a todo um conjunto de pessoas, as quais podem agir sobre ela. Cada membro da comunidade pode optar por esta ou aquela forma de expressão. Por outro lado, não é possível criar uma língua particular e exigir que outros falantes a compreendam. Dessa forma, cada indivíduo pode usar de maneira particular a língua comunitária, originando a fala.
            1. Cada território possui sua língua e conforme o espaço tempo, a mesma língua pode possuir vários estilos.
          2. Variabilidade
            1. Variação linguística é o movimento comum e natural de uma língua, que varia principalmente por fatores históricos e culturais. Modo pelo qual ela se usa, sistemática e coerentemente, de acordo com o contexto histórico, geográfico e sociocultural no qual os falantes dessa língua se manifestam verbalmente.
              1. As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas).
                1. Variação social é um conceito que engloba a variação linguística dos indivíduos, de modo que cada grupo social possui uma linguagem própria que é utilizada por esse grupo, não necessariamente formal, mas informal na maioria dos casos.
                  1. Variação diatópica, é a variação caracterizada através das diferenças geográficas, ou seja, diferenças relacionadas ao espaço físico, como países, regiões, estados, cidades, zona rural, zona urbana. ... Por ele apresentar uma variedade que é característica de sua comunidade, ou região, ex. português (cidadão de Portugal) ou (língua oficial brasileira)
                    1. Variação histórica acontece ao longo de um determinado período de tempo e pode ser identificada ao serem comparados dois estados de uma língua. O processo de mudança é gradual: uma variante inicialmente utilizada por um grupo restrito de falantes passa a ser adotada por indivíduos socioeconomicamente mais expressivos
                      1. As variações diafásicas, também chamadas de variações situacionais, são variações que ocorrem de acordo com o contexto ou situação em que decorre o processo comunicativo. Há momentos em que é utilizado um registro formal e outros em que é utilizado um registro informal. São as variações que se dão em função do contexto comunicativo, isto é, a ocasião determina o modo como falaremos com o nosso interlocutor, podendo ser formal ou informal. Por ex. comunicação onde a mudança ocorre pela oscilação de temperamentos.
                  2. DOCENTE: VERA PIMENTEL
                    1. DISCENTES: 01 MATHEUS VIÉGAS 04074128 - 02 ROSA PAES 04075710 - 03 BIANCA DAMASCENO 26004964 - 04 INÁGLA BARROS 04032260 - 05 CARLOS ANDRÉ 26024969
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    Direito Constitucional e Administrativo
                    Maria José
                    Direito Tributário - Revisão
                    Maria José
                    Espécies de Agente Público
                    Gik
                    ato administrativo- requisitos/ elementos
                    michelegraca
                    TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
                    Eduardo .
                    Direito Penal
                    ERICA FREIRE
                    TIPOS - AÇÃO PENAL
                    GoConqr suporte .
                    Direito Civil
                    GoConqr suporte .
                    Revisão de Direito Penal
                    Alice Sousa
                    Revisão de Direito Penal
                    GoConqr suporte .