Jean-Jacques Rousseau

Description

Mapa mental para entregar individualmente
Matheus Viégas
Mind Map by Matheus Viégas, updated more than 1 year ago
Matheus Viégas
Created by Matheus Viégas over 3 years ago
13
0

Resource summary

Jean-Jacques Rousseau
  1. Jean-Jacques Rousseau, também conhecido como J.J. Rousseau ou simplesmente Rousseau, foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata genebrino. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.
    1. O homem natural
      1. O pensador suíço é uma espécie de contratualista crítico do contratualismo. Para Rousseau, era no estado de natureza que o ser humano encontrava-se plenamente livre de qualquer amarra institucional que o privaria de sua liberdade natural. O ser humano era amoral em seu estado de natureza.
        1. Da mesma forma, o homem nasceria livre, mas por toda parte se encontraria acorrentado por fatores como sua própria vaidade, fruto da corrupção do coração. O indivíduo se tornaria escravo de suas necessidades e daqueles que o rodeiam, o que em certo sentido refere-se a uma preocupação constante com o mundo das aparências, do orgulho, da busca por reconhecimento e status.
        2. Contrato social
          1. Segundo Rousseau, o mundo ideal seria possível através de um contrato social, por meio do qual prevaleceria a soberania da sociedade, a soberania política da vontade coletiva.
            1. É preciso, então, criar uma forma de associação que defenda e proteja a pessoa do uso da força. Longe de ser um pacto de submissão, o contrato social é um pacto de associação entre os homens. No estado civil, preconizado por Rousseau, o soberano é a vontade geral.
            2. "O Contrato Social" foi uma das obras que marcou o ideário da Revolução Francesa. Em seus últimos anos de vida, Rousseu levou uma vida isolada, e redigiu em sua defesa as "Confissões" (uma espécie de livros de memórias).
            3. Jean-Jacques Rousseau, também conhecido como J.J. Rousseau ou simplesmente Rousseau, foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata genebrino. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo. Nascimento: 28 de junho de 1712, Genebra, Suíça Falecimento: 2 de julho de 1778, Ermenonville, França
              1. Aluno: MATHEUS MACIEL VIÉGAS DE SOUZA Matrícula: 04074128 Professora: TIENAY PICANÇO DA COSTA SILVA
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                ato administrativo- requisitos/ elementos
                michelegraca
                Direito Penal
                ERICA FREIRE
                Organização político administrativa - UNIÃO
                eliana_belem
                Direito Previdenciário
                Taty Tesch
                Espécies de Agente Público
                Gik
                TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
                Eduardo .
                TIPOS - AÇÃO PENAL
                GoConqr suporte .
                Direito Civil
                GoConqr suporte .
                Revisão de Direito Penal
                Alice Sousa
                Direito Constitucional e Administrativo
                Maria José