Migrações Externas

Description

Trabalho de Geografia
Golx
Mind Map by Golx, updated more than 1 year ago
Golx
Created by Golx almost 9 years ago
251
3

Resource summary

Migrações Externas
  1. Principais Movimentos
    1. EUA como destino
      1. Fronteira México x EUA
        1. A fronteira dos EUA com o México tornou-se um ponto de encontro para imigrantes legais ou ilegais, que todos os dias tentam entrar nos EUA. A cada crise econômica mexicana, levas e levas de imigrantes tentam passar ilegalmente pela fronteira de 5.000 km de extensão, obrigando os americanos a criar um sistema de vigilância sistemático.
          1. A fronteira entre os dois países é na atualidade um dos mais claros limites entre o mundo rico e o mundo pobre. Em quase toda essa faixa fronteiriça, existe um muro intercalado por trechos de arame farpado, controlado diuturnamente pela guarda de fronteira norte-americana e por sofisticados sistemas eletrônicos cujo objetivo é impedir a todo o custo a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos.
            1. A cada dia, milhares de pessoas atraídas pela riqueza da maior potência econômica do mundo, tentam cruzar essa fronteira em busca de uma nova vida. Os que não conseguem, permanecem na região esperando uma nova oportunidade. Esta situação gerou uma verdadeira “explosão demográfica” no norte do México, já que além dos próprios mexicanos, multidões de quase toda a América Latina para lá se dirigem. Essa situação gerou enormes bolsões de pobreza.
            2. Brazucas, Balseros e Braceros
              1. Brazucas
                1. Brazuca é um termo muito usado quando um brasileiro pretende residir ou reside em outro país. Usado geralmente diferenciar dos outros extrangeiros ou natos da terra.
                2. Balseros
                  1. São pessoas que constroem embarcações na tentativa de navegar até a costa da Flórida, nos Estados Unidos, que está a 175 quilômetros da ilha caribenha. Carros sobre boias, troncos de árvores amarrados, pequenos botes: tudo serve aos cubanos que se arriscam em grupos para tentar uma vida melhor fora do país.
                  2. Braceros
                    1. O bracero é quem realiza a migração de transumância, ou seja, vai para o país vizinho durante a época da colheita, por exemplo, e regressam com o término do trabalho. Braceros são os Mexicanos que fazem isso indo para os EUA.
                3. União Européia como destino
                  1. Fronteira do Mediterrâneo - Norte da África
                    1. Anualmente milhares de pessoas – muitas delas fugindo de conflitos na África e no Oriente Médio – arriscam suas vidas cruzando o Deserto do Saara e o Mar Mediterrâneo em veículos e barcos precários para chegar à Europa. Organizações não-governamentais estimam que aproximadamente 20 mil pessoas podem ter morrido tentando chegar à Europa nas últimas duas décadas.
                      1. Tendo Itália como destino final, um pesqueiro com 700 imigrantes sem documentação naufragou nas águas do Canal da Sicília, próximo ao norte da Líbia, na madrugada deste domingo 19/04. Até o momento, foram resgatadas 28 pessoas com vida, além de 24 corpos. Como a expectativa de sobrevivência é cada vez menor para os outros passageiros desaparecidos, o Acnur (agência da ONU para refugiados) estima que esta seja “a pior tragédia vista no Mediterrâneo”.
                    2. Fronteira do Leste - Europa Oriental - Cortina de Ferro
                      1. '' Cortina de ferro", foi o nome dado ao isolamento dos países socialistas durante a Guerra Fria(1946-1991), que eram a URSS (composta por 15 repúblicas), o Leste europeu (Hungria, Polônia, Tchecoslováquia (atualmente República Tcheca e Eslováquia, países separados), Iugoslávia (que era formada por 06 países), etc. A divisão do mundo era bipolar os EUA lideravam os países capitalistas e o outro bloco era liderado pela ex-URSS (acabou em 1991), o bloco dos países socialistas. Esse bloco socialista só comercializava entre si, era proibido viajar para esses lugares, a não ser com prévia autorização dos governos, com guia local para você ver apenas o que queriam. Sem liberdade. Portanto Cortina de Ferro, diz respeito aos países socialistas durante a Guerra Fria, já que ficavam isolados do Primeiro Mundo (países capitalistas ricos) e Terceiro Mundo (países capitalistas pobres).
                      2. Espaço Schengen
                        1. A 14 de junho de 1985, a França, a Alemanha, a Bélgica, o Luxemburgo e os Países-Baixos assinam em Schengen (Luxemburgo) um acordo relativo à supressão gradual dos controles nas fronteiras comuns, instaurando um espaço – “o espaço Schengen” – de livre circulação de pessoas, independentemente da sua nacionalidade.
                          1. A 19 de junho de 1990, os cinco Estados-membros assinam a Convenção de aplicação dos acordos de Schengen. Esta prevê medidas compensatórias visando garantir, no seguimento da supressão dos controles nas fronteiras internas, um espaço único de segurança e de justiça. Estas medidas centram-se, nomeadamente, sobre a cooperação entre os sistemas judiciários, a polícia e os serviços administrativos. São estabelecidas medidas de luta contra o terrorismo, os tráficos ilícitos e a grande criminalidade.
                            1. Situação Atual
                              1. O Espaço Schengen permite a livre circulação de pessoas dentro dos países signatários, sem a necessidade de apresentação de passaporte nas fronteiras. Mesmo que não haja controle nas fronteiras, os cidadãos residentes nos países signatários devem, por norma, portar um documento legal de identificação, como o bilhete de identidade. Para os turistas de países não signatários, a prova de identidade é sempre o passaporte ou, no caso de longa permanência, o documento legal substitutivo, emitido pelas autoridades de imigração de um dos países signatários. O espaço Schengen não se relaciona com a livre circulação de mercadorias (embargos, etc.). Nesse caso, a entidade e mediadora é a União Europeia, bem como os governos dos países-membros que não participam do bloco económico.
                        2. Fuga de Cérebros
                          1. Ocorre quando um determinado número de pessoas que possuem alto conhecimento sobre uma área do mercado decidem se locomover para outra área, pois sentem que conseguiram maior vantagem o fazendo.
                            1. Golfo Pérsico-Indústria do Petróleo
                              1. Atualmente o Irã enfrenta uma crise no seu mercado de petróleo, isso está acontecendo por causa do imenso êxodo que os funcionários desta área estão cometendo. Cerca de 60% dos trabalhadores estão migrando para fora do país procurando trabalhos cujo o salário rende um maior lucro. O Irã é o país em que a fuga de cérebros mais ocorre.
                              2. Indianos e Chineses
                                1. Os Indianos e os Chineses sofrem muito com o êxodo de seus trabalhadores, graças ao baixo salário e a grande qualidade do trabalho que estes indivíduos provém. Por causa disso os Estados Unidos e a Europa atraem grande parte destes trabalhadores. Só os americanos recebem em cerca 100 mil trabalhadores indianos especializados na área da informática por ano.
                              3. Centros de Atração Regional
                                1. Argentina na América Latina
                                  1. Latino-americanos optam por migrarem externamente para a Argentina em busca de melhores condições de vida, além de terem uma cultura e idioma semelhantes.
                                  2. África do Sul na África
                                    1. Africanos optam por migrarem externamente para a África do Sul, por ser mais desenvolvida e apresentar o maior PIB de todo o continente, famosa pela sua produção de ouros e diamantes.
                                    2. Arábia Saudita no Oriente Médio
                                      1. Pessoas do oriente médio optam por migrarem externamente para a Arábia Saudita em busca de melhores condições de vida, além desse país ser famoso por sua indústria petrolífera e por ser um país com maior área do oriente médio, estando também em 3º lugar do PIB nessa região.
                                    3. Outros
                                      1. Cooperação Cuba x Venezuela
                                        1. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro afirmou a aliança "de irmandade" com cuba, iniciada por Hugo Chávez, durante uma visita à ilha, na qual se reuniu com os irmãos Castro e onde ambos os países assinaram novos acordos para ratificar e fortalecer sua relação bilateral.
                                          1. Os governos de Havana e Caracas acertaram um investimento conjunto de US$ 2 bilhões durante este exercício e assinaram também um memorando para desenvolver uma agenda econômica bilateral de médio e longo prazo. Com esses acordos, os governos dos dois países dão continuidade ao convênio de cooperação que assinaram no ano de 2000 Chávez e Fidel Castro, e que tornou a Venezuela o principal aliado político e econômico de Cuba.
                                            1. Na cooperação Cuba manda médicos para Venezuela enquanto é retribuída com petróleo, por este motivo há um grande número de imigrantes cubanos no país venezuelano.
                                              1. 28/04/2013 Cuba e Venezuela reafirmaram a aliança de irmandade.
                                                1. O venezuelano aproveitou para agradecer a colaboração de Cuba com seu país, que permitiu construir 6.712 consultórios médicos na Venezuela, 561 centros de diagnóstico integral, 583 salas de reabilitação e 35 centros de alta tecnologia em saúde.
                                                2. Diáspora do Haiti
                                                  1. A maioria dos haitianos vivem no exterior, principalmente na América do Norte.
                                                    1. Eles também vivem em outros países como a França, Jamaica, Antilhas francesas, entre outros.
                                                      1. Nos Estados Unidos sozinho há uma estimativa de 975 mil pessoas de ascendência haitiana, de acordo com o Censo de 2010.
                                                  Show full summary Hide full summary

                                                  Similar

                                                  MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
                                                  annasmoulin
                                                  América Latina
                                                  geovaniooliveira
                                                  Projeto Med 2015: História e Geografia
                                                  elisacoltro
                                                  Simulado Geografia
                                                  Marina Faria
                                                  O Clima - Geografia
                                                  GoConqr suporte .
                                                  Geografia do Brasil
                                                  JOISSE DE OLIVEIRA
                                                  Geografia - Mapa do Brasil
                                                  GoConqr suporte .
                                                  Blocos econômicos
                                                  Ighor Ferreira
                                                  CLIMA GEOGRAFIA
                                                  Alice Sousa
                                                  Revolução Industrial século XVIIl e XIX
                                                  izabelamendeslop
                                                  Geografia- ENERGIA
                                                  jpedrohenriques