Mapa Conceitual Artigo de Opinião Felippe Marques

Description

2º ano Português Mind Map on Mapa Conceitual Artigo de Opinião Felippe Marques, created by Felippe marques on 13/12/2020.
Felippe marques
Mind Map by Felippe marques , updated more than 1 year ago
Felippe marques
Created by Felippe marques over 3 years ago
151
0

Resource summary

Mapa Conceitual Artigo de Opinião Felippe Marques
  1. Características
    1. O artigo de opinião é um gênero argumentativo, ou seja, é um tipo de texto que defende um ponto de vista por meio de argumentos.
      1. A linguagem usada no artigo de opinião costuma alinhar-se à norma-padrão da língua portuguesa, haja vista que o texto deve ser compreendido por diversos tipos de pessoas, muitas vezes de regiões completamente distintas.
        1. O assunto abordado nesse tipo de texto costuma ser de relevância coletiva: fatos importantes, ocorridos nos dias ou semanas anteriores, costumam ser os temas do artigo de opinião. Nesse sentido, o gênero tem uma função social clara: promover o debate público sobre as demandas da sociedade.
    2. Estrutura
      1. Introdução com tese: Os parágrafos iniciais de um artigo de opinião costumam ser reservados para apresentar o assunto abordado e, além disso, o ponto de vista defendido pelo autor. A presença das duas partes fundamentais da introdução de um artigo de opinião: a apresentação do tema, e a defesa de uma tese ou ponto de vista.
        1. Desenvolvimento com argumentação
          1. Nessa fase apresentem-se argumentos que comprovem o ponto de vista. Um argumento costuma ter duas partes: a fundamentação e a análise do fundamento. A primeira corresponde às informações, fatos, dados, referências, entre outros, que o articulista busca para embasar sua opinião; a segunda, ao trecho em que o autor relaciona explicitamente o fundamento utilizado com a tese defendida.
            1. Conclusão
              1. A conclusão de um artigo de opinião costuma apresentar uma síntese do desenvolvimento do texto e, em seguida, reiterar a tese, agora comprovada pelos argumentos. É perceptível, portanto, que a conclusão do artigo de opinião das autoras repete resumidamente a linha argumentativa desenvolvida no texto.
      2. Passo a passo da criação
        1. O primeiro passo na composição textual deve ser o da reflexão, leitura e organização das ideias a serem desenvolvidas no texto. Nessa parte, é necessário que o autor do artigo de opinião defina: Tema; Tese; Fundamentos da argumentação; Organização lógica do texto
          1. Rascunho
            1. Esse é o momento de transcrever as ideias projetadas na forma de texto em prosa, ou seja, é a hora de escrever o texto na forma de: parágrafos introdutórios, desenvolvimento e de conclusão. É muito importante que o rascunho seja um produto do projeto de texto e não se desvie da trajetória discursiva planejada.
              1. Revisão
                1. Por fim, após o texto estar praticamente pronto, resta revisar questões de ordem gramatical, como ortografia, acentuação ou pontuação. Assim como no rascunho, não é aconselhável que o autor mude informações previamente projetadas e desenvolvidas nas partes anteriores.
          2. Planejamento e projeto de texto
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
          trackerian
          Gramática - Visão Geral - Fonologia
          tiago meira de almeida
          Gramática - Fonologia - Quiz I
          tiago meira de almeida
          Português concurso
          Roberta Souza
          ACENTUAÇÃO GRÁFICA
          Viviana Veloso
          ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
          Viviana Veloso
          ACENTUAÇÃO GRÁFICA
          Viviana Veloso
          GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
          Viviana Veloso
          FONOLOGIA estudo dos sons
          Viviana Veloso
          Figuras de linguagem
          Roberta Souza
          SUBSTANTIVOS
          Viviana Veloso