AUXILIAR DE RH

Description

Mapa Mental
Naires Reis
Mind Map by Naires Reis, updated more than 1 year ago
Naires Reis
Created by Naires Reis almost 9 years ago
576
7

Resource summary

AUXILIAR DE RH

Annotations:

  • teste
  1. UC1 - Auxiliar a execução dos procedimentos de recrutamento, seleção e integração de pessoas
    1. Planejamento de Carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego.
      1. Comportamento profissional: apresentação e postura profissional, principais regras de etiqueta social. Código de ética e políticas de conduta.
        1. Noções da Organização: conceito, tipologia, classificação, natureza jurídica, organograma (estrutura e níveis).
          1. Noções das funções da administração: planejamento, organização, direção e controle.
            1. Noções de Cultura e clima organizacionais: conceituações, pesquisa de clima organizacional.
              1. Constituição da República Federativa do Brasil, artigo 7º: dos direitos e garantias fundamentais dos trabalhadores.
                1. Fundamentos da legislação trabalhista: conceitos de empregado, empregador, autônomo, avulso, estagiário, relação de emprego; admissão e demissão de empregados, remuneração; jornada de trabalho, férias, poder disciplinador do empregador.
                  1. Noções de Gestão de Pessoas: conceito, histórico, modelos de gestão e estrutura de funcionamento.
                    1. Recrutamento e Seleção: Conceito; fontes de recrutamento; produção de editais e anúncios; técnicas de recrutamento e seleção; planejamento e operacionalização do processo seletivo; divulgação do resultado do processo seletivo.
                      1. Doctos admissionais
                      2. Processo de integração do novo colaborador.
                        1. Negociação de conflitos: conceito, princípios, ferramentas, técnicas e estratégias para resolução de conflitos.
                          1. Comunicação oral e escrita: Características, formas e abordagens de atendimento pessoal, telefônico e por e-mail, redação e formatação de e-mail, ofício, memorando, edital de publicação de vaga e inserção de dados em planilhas.
                            1. Atendimento
                            2. Documentos: solicitação de emprego, currículo, ficha de avaliação do processo de integração, ficha do empregado, formulário de requisição de pessoal.
                              1. Habilidades: • Comunicar-se de forma oral e escrita com clareza e assertividade. • Gerenciar tempo e atividades de trabalho. • Pesquisar e organizar dados e informações. • Resolver conflitos inerentes ao processo de trabalho. • Trabalhar em equipe. Atitudes/Valores: • Cortesia no atendimento aos clientes internos e externos. • Zelo na apresentação pessoal e postura profissional. • Sigilo no tratamento das informações dos colaboradores, da organização, de fornecedores e clientes. • Colaboração com colegas e equipes de trabalho. • Proatividade no encaminhamento das informações necessárias ao andamento dos processos. • Responsabilidade no cumprimento de prazos.
                                1. Comunicação, Adm. de Tempo, Organização, Trab. em Equipe, Apres. Pessoal
                                2. Indicadores de Desempenho: UC1 - Auxiliar a execução dos procedimentos de recrutamento, seleção e integração de pessoas.
                                  1. 1. Publica vagas e realiza a triagem preliminar de currículos conforme requisitos e critérios pré-estabelecidos pelo setor de RH em acordo as especificações do(s) demandante(s) da(s) vaga(s). 2. Organiza os recursos necessários à realização dos procedimentos de recrutamento, seleção, ambientação e integração, conforme solicitação recebida, público-alvo, agenda, etapas da seleção, definidos pela organização. 3. Coleta informações e tabula dados para subsídio e registro das ações realizadas durante a execução dos procedimentos de recrutamento, seleção e integração contemplando necessidades de cotações e demais requisitos da organização, garantindo seu sigilo.
                                    1. 4. Preenche formulários, organiza e arquiva os documentos relativos aos procedimentos de recrutamento, seleção e integração, garantindo seu sigilo e integridade conforme requisitos e fluxos estabelecidos pela organização. 5. Atende clientes internos e externos garantindo o fluxo, sigilo e correção das informações, registrando necessidades e dando retorno às solicitações com cordialidade.
                                3. UC2 - Apoiar e executar ações pertinentes a desenvolvimento de pessoas, retenção, avaliação de desempenho e na elaboração de planos de cargos e salários.
                                  1. Mapeamento das funções: Descrição e análise de cargos: mapeamento de funções e requisitos mentais e físicos para execução das funções. Atributos necessários a cada cargo.
                                    1. Treinamento e Desenvolvimento: Conceituações; Processo de treinamento; Diagnóstico de necessidades de desenvolvimento de pessoal; Planejamento, orçamento e execução das ações de treinamento e desenvolvimento; Instrumentos para desenvolvimento de pessoal (cursos, treinamentos, seminários, simpósios, etc.); Instrumentos de avaliação, retenção e reação.
                                      1. Avaliação de desempenho: Conceituação; Propósito da avaliação de desempenho das pessoas; Processo de avaliação e responsabilidades; Métodos/sistemas de avaliação de desempenho; Indicadores de desempenho.
                                        1. Estrutura de cargos e salários: Pesquisa salarial; descrição de cargos; descrição das competências profissionais; plano de cargos e salários; sistemas e tipos de remuneração; tendências em remuneração; fundamentos em política de remuneração; fundamentos sobre planejamento de carreiras.
                                          1. Documentos pertinentes ao processo: Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT), ficha de avaliação de desempenho, ficha de crescimento profissional (horizontal/vertical), planilhas de custos de cursos, treinamentos, entre outros.
                                            1. Habilidades: • Comunicar-se de forma oral e escrita com clareza e assertividade. • Gerenciar tempo e atividades de trabalho. • Pesquisar e organizar dados e informações. • Resolver conflitos inerentes ao processo de trabalho. • Trabalhar em equipe. Atitudes/Valores: • Cortesia no atendimento aos clientes internos e externos. • Zelo na apresentação pessoal e postura profissional. • Sigilo no tratamento das informações dos colaboradores, da organização, fornecedores e clientes. • Colaboração com colegas e equipes de trabalho. • Proatividade no encaminhamento das informações necessárias ao andamento dos processos. • Responsabilidade no cumprimento de prazos.
                                              1. UC2 - Apoiar e executar ações pertinentes a desenvolvimento de pessoas, retenção, avaliação de desempenho e elaboração de planos de cargos e salários. 1. Organiza os recursos necessários à realização dos procedimentos de treinamento e desenvolvimento de pessoas, considerando as características do evento. 2. Coleta informações e tabula dados para o subsídio e registro das ações realizadas durante a execução dos procedimentos de treinamento e desenvolvimento e avaliação de desempenho, conforme cronograma estabelecido. 3. Preenche formulários e elabora tabelas e planilhas com as informações e dados coletados pertinentes aos processos de desenvolvimento de pessoas, retenção e avaliação de desempenho para tomada de decisões relativas à política de gestão de pessoas da organização.
                                                1. 4. Coleta, registra e tabula dados e informações, conforme orientação institucional, para elaboração de planos de cargos e salários, de acordo com resultados de pesquisas realizadas no mercado de trabalho e consulta às fontes secundárias. 5. Elabora, recebe, confere, controla e destina documentos físicos e digitais, observando a execução da política de gestão de pessoas e garantindo sigilo das informações e integridade dos documentos.
                                              2. UC3 - Atuar na organização e execução de ações relacionadas à qualidade de vida e segurança nos ambientes de trabalho.
                                                1. Sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: conceitos, objetivos e projetos de Responsabilidade socioambiental.
                                                  1. Qualidade de vida no trabalho: Conceitos, métodos, perfil da empresa, análise das necessidades, pesquisas e aplicações.
                                                    1. Normas regulamentadoras: NR 24 – Condição Sanitária em Locais de Trabalho; NR 06 - Equipamentos de proteção individual; NR 07 – Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Coletiva (EPC): conceito, obrigatoriedade de fornecimento, deveres do empregado. NR 05 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); NR 17 – Ergonomia; NR 26 – Sinalização de segurança.
                                                      1. Medicina e segurança do trabalho: conceitos, objetivos, princípios. Cipa e Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina no Trabalho (SESMT): conceito, finalidade, requisitos legais para implantação, principais ações realizadas. Programas de prevenção de acidentes.
                                                        1. Exames médicos periódicos obrigatórios: Conceito, tipos, controle e regulamentação dos exames periódicos.
                                                          1. Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Programa de Prevenção de riscos ambientais (PPRA): conceito, finalidades e requisitos essenciais.
                                                            1. Comunicação de Acidente de Trabalho: conceito, fundamento legal (Decreto 3.048/1999), processo de comunicação.
                                                              1. Documentos: Ficha Médica e Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).
                                                                1. Habilidades: • Comunicar-se de forma oral e escrita com clareza e assertividade. • Gerenciar tempo e atividades de trabalho. • Pesquisar e organizar dados e informações. • Resolver conflitos inerentes ao processo de trabalho. • Trabalhar em equipe. Atitudes/Valores: • Cortesia no atendimento aos clientes internos e externos. • Zelo na apresentação pessoal e postura profissional. • Sigilo no tratamento das informações dos colaboradores, da organização, fornecedores e clientes. • Colaboração com colegas e equipes de trabalho. • Proatividade no encaminhamento das informações necessárias ao andamento dos processos. • Responsabilidade no cumprimento de prazos.
                                                                  1. UC3 - Atuar na organização e execução de ações relacionadas à qualidade de vida e à segurança nos ambientes de trabalho. 1. Coleta e tabula dados relativos aos resultados das ações de qualidade de vida, saúde e segurança, direcionando-os conforme requisitos e processos internos da organização. 2. Orienta o funcionário e encaminha documentação ao setor responsável registrando seu controle para as providências cabíveis no caso de acidentes de trabalho. 3. Auxilia no planejamento e operacionalização dos eventos relacionados com qualidade de vida e segurança no trabalho, buscando empresas para estabelecimento de parcerias, fazendo levantamento de custos e mobilizando a participação dos outros os setores da organização.
                                                                  2. UC4 - Projeto Integrador - 1. Adota estratégias que evidenciam as marcas formativas Senac na resolução dos desafios apresentados. 2. Elabora síntese do Projeto Integrador, respondendo às especificações do tema gerador. 3. Apresenta os resultados do Projeto Integrador com coerência, coesão e criatividade, propondo soluções inovadoras, a partir da visão crítica da atuação profissional no segmento. 4. Articula as competências do curso no desenvolvimento do Projeto Integrador.
                                                                    1. Atitudes/Valores: • Cortesia no atendimento aos clientes internos e externos. • Zelo na apresentação pessoal e postura profissional. • Sigilo no tratamento das informações dos colaboradores, da empresa e dos fornecedores. • Colaboração com colegas e equipes de trabalho. • Proatividade no encaminhamento das informações necessárias ao andamento dos processos. • Responsabilidade no cumprimento de prazos.
                                                                    Show full summary Hide full summary

                                                                    Similar

                                                                    9 Gerenciamento de recursos humanos
                                                                    Clenia Paradela
                                                                    Mapa Mental de GoConqr
                                                                    GoConqr suporte .
                                                                    Aplicações do Mapa Mental
                                                                    Alessandra S.
                                                                    Como criar um Mapa Mental
                                                                    GoConqr suporte .
                                                                    Como criar um Mapa Mental
                                                                    Alex Farias
                                                                    OS 7 ERROS FATAIS DA CONTRATAÇÃO QUE PREJUDICAM O BOM PROCESSO DE SELEÇÃO.
                                                                    Liliane Tubino
                                                                    Gestão de Pessoas: 6 dicas para ser mais eficiente
                                                                    Liliane Tubino
                                                                    GESTÃO DE PESSOAS
                                                                    cesarfabr
                                                                    Recrutamento e seleção de pessoas
                                                                    brunocmt
                                                                    Os processos de gestão de pessoas
                                                                    brunocmt
                                                                    GESTAO ESTRATÉGICA DE RH
                                                                    Matheus Miranda