direitos humano

Description

AVALIAÇÃO 1-2º BIM// MAPA MENTAL: Direitos Civis, políticos e sociais (24/05) - 3,0 PONTOS
lucas  pandolfi
Mind Map by lucas pandolfi, updated more than 1 year ago
lucas  pandolfi
Created by lucas pandolfi almost 3 years ago
5
0

Resource summary

direitos humano
  1. Direitos civis
    1. Direitos civis são distintos de "direitos humanos" ou "direitos naturais", também chamados "direitos solares". Direitos civis são direitos que são estabelecidos pelas nações limitados aos seus limites territoriais, enquanto direitos naturais ou humanos são direitos que muitos acadêmicos dizem que os indivíduos tem por natureza ao nascer. Por exemplo, o filósofo John Locke (1632–1704) argumentou que os direitos naturais da vida, liberdade e propriedade deveriam ser convertidos em direitos civis e protegidos pelo estado soberano como um aspecto do contrato social. Outros argumentaram que as pessoas adquirem direitos como um presente inalienável da divindade ou em um tempo de natureza antes que os governos se formassem.
    2. Direitos políticos
      1. A cidadania (do termo latino civitas,"cidade"), em direito, é a condição da pessoa natural que, como membro de um Estado, encontra-se no gozo dos direitos que lhe permitem participar da vida política. A cidadania é o conjunto dos direitos políticos, que lhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (participação direta), seja ao concorrer a cargo público (participação indireta). A nacionalidade é pressuposto da cidadania - ser nacional de um Estado é condição primordial para o exercício dos direitos políticos. Entretanto, se todo cidadão é nacional de um Estado, nem todo nacional é cidadão - os indivíduos que não estejam investidos de direitos políticos podem ser nacionais de um Estado sem serem cidadãos.
      2. Direitos sociais
        1. Os direitos sociais foram conquistados ao longo de séculos, sendo a maioria deles conquistada no século XX por meio da pressão de movimentos sociais e de trabalhadores. Caracterizam-se por serem direitos fundamentais e necessariamente sujeitos à observância do Estado.[3] A demanda por direitos sociais teve origem no século XIX, com o advento da Revolução Industrial. Eles foram, primeiramente, estabelecidos pelas constituições Mexicana em 1917 e de Weimar em 1919, sendo positivados no âmbito internacional em 1948 por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, e mais tarde detalhados no Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, em 1966.[4]
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        Sociologia - Origem
        Malu Miralha
        EMILE DURKHEIM
        Débora C. Nascimento
        Revisão de Sociologia 1a. série do Ensino Médio
        e-pn-2007@hotmail.co
        Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
        e-pn-2007@hotmail.co
        Simulado ENEM - Ciências humanas
        Nathalia - GoConqr
        A sociedade diante do Estado
        jacson luft
        Simulado Sociologia
        rodrigoguarapuav
        Início da sociologia e correntes sociológicas
        beatriz.avinco
        Movimentos Sociais - resumo
        Marília Mendes
        Surgimento da Sociologia
        Amanda Gomes
        A sociologia de Durkheim 2
        jadypugliessa2