O GoConqr está de visual novo! Conte para nós o que você achou.

Mapa mental

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO

Bruna Rafaelly Recursos Humanos Português

Conteúdo do mapa

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO

  1. Lingua portuguesa

    • Derivada do latim, porém com influência da língua indígena, africana e outras mais.
    • Cerca de 250 milhões de pessoas falam o idioma português, também chamado de lusófonos., sendo a oitava língua mais falada no mundo.
  2. História da comunicação

    • Segundo Bordenave, é um dos fenômenos mais importantes da espécie humana
    • Os sumérios foram os primeiros a usar a escrita, conhecida como sistema pictográfico.
  3. Evolução da linguagem

    • A técnica de imprimir ilustrações, símbolos e a própria escrita foi a possibilidade de tornar a informação acessível a um número cada vez maior de pessoas.
    • Após a imprensa, evoluímos consideravelmente tendo jornal, rádio, televisão e na era da tecnologia a internet.
    • Quando falamos em linguagem, nos referimos também a linguagem corporal, o tom de voz, os símbolos, as cores, etc
  4. Elementos da comunicação

    • • EMISSOR: é aquele que envia a mensagem.
    • MENSAGEM: é o conteúdo informativo enviado de um emissor para um receptor
    • RECEPTOR: é aquele que recebe a mensagem enviada pelo emissor
    • • CANAL DA COMUNICAÇÃO: é qualquer meio pelo qual a mensagem é enviada.
    • CÓDIGO: é a língua em que a mensagem é escrita ou falada.
    • CONTEXTO: é a situação em que ocorre o processo comunicativo:
  5. A linguagem e os grupos sociais

    • GÍRIA: Linguagem jovial.
    • JORGÃO: Linguagem profissional.
  6. Linguagem

    • VERBAL: transmitir informações através das palavras (ESCRITA OU FALADA).
    • NÃO VERBAL: não utiliza palavras, pois o código utilizado é um símbolo (PLACAS,, GESTOS, CORES, ETC)
    • MISTA OU HÍBRIDA: é o uso simultâneo da linguagem verbal e não verbal por meio de palavras escritas e figuras ao mesmo tempo (histórias em quadrinhos, as charges e os outdoors).
    • FORMAL: padrões linguísticos corretos, sem uso de gírias, sem erros (REVISTAS, DOCUMENTOS OFICIAIS.
    • INFORMAL: conversas espontâneas (uso coloquial da linguagem em uma roda de amigos, familiares, etc)
  7. Variações linguísticas

    • HISTÓRICA - É a língua que sofre variações devido ao tempo.
    • SOCIOCULTURAL - É aquela pertencente a um grupo específico de pessoas.
    • REGIONAL - São as variações ocorridas de acordo com a cultura de uma determinada região.
  8. Linguagem corporal

    • Voltando à linguagem não verbal.
      • Vida pessoal: o corpo fornece pistas acerca da pessoa que você é
      • Ambiente profissional: Muito valorizada nesse ambiente, devido ao comportamentos das pessoas que trabalhem com público ser mais inseguro.
  9. Falhas ou ruídos Como Previnir

    • Documente os acordos
    • Certifique-se de que todos os envolvidos em determinado projeto ou processo estão inteirados sobre todas as informações necessárias
    • Seja didático, repasse até as informações que lhe parecerem mais óbvias.
    • Estipule prioridades e esclareça prazos.
    • . Envie lembretes.
    • Quando for tratar de múltiplos assuntos em um mesmo e-mail, opte por escrever em tópicos, deixando claro o assunto.
  10. Expressão oral:

    • Situação de intercâmbio: É o que acontece em uma conversa, aula com diálogo, entrevista, etc.
    • Situação de não-intercâmbio: o. Ela pode ser unicamente oral, em que a mensagem é transmitida apenas pela voz do interlocutor, ou pode ser mista, unindo o visual e o oral, porém não há contato imediato.
  11. Textos e Contexto

    • TEXTO : É um bloco organizado que contém um sentido.
      • COMPOSIÇÃO: PARAGRÁFOS PERÍODOS
      • Todo texto é produzido com a finalidade de transmitir uma mensagem, podendo ser visual, auditiva ou audiovisual.
      • Serve para: informar desinformar formar opiniões emocionar manipular motivar persuadir refletir esclarecer criticar
    • CONTEXTO: Está ligado ao ambiente em que a mensagem foi elaborada, à situação social em que ela ocorre e a experiência do autor e do leitor em relação a determinado assunto.
    • INFORMATIVOS: Tem por objetivo transmitir conhecimento, dados e conceitos sobre um determinado tema.
    • INJUNTIVO: Possibilita uma liberdade de atuação ao leitor.
    • DESCRITÍVEL: Texto descritivo capta as impressões, de forma a representar a elaboração de um retrato, como uma fotografia revelada por meio das palavras.
    • LITERÁRIOS: Têm por principal objetivo entreter e estão ligados à arte, sem compromisso com a objetividade e com a transparência das ideias.
    • NARRATIVO: Histórias lidas, ouvidas ou escritas. Característica da narrativa são os fatos, enredo, personagens, ambiente e tempo.
    • TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: Têm como principal intenção comunicativa convencer o leitor com relação às ideias que são apresentadas em seu conteúdo. Consiste em introdução, desenvolvimento e conclusão.
  12. Prosas e versos

    • PROSAS: são aqueles escritos de modo contínuo, de uma margem à outra da página, formando períodos que são reunidos nos parágrafos que compõem o texto
    • VERSOS: Dão prioridade a sonoridade, preocupam-se mais com as rimas e são compostos de sílabas poéticas.
  13. Coesão e coerência

    • Coesão e coerência são elementos fundamentais para a construção de um bom texto. Para que um discurso tenha êxito. Coesão são os elementos que criam relação de sentido sem esses elementos não há coerência.
    • Relações de sentido (coesão)
      • Causalidade: expressa uma causa (porque, pois, por isso, já que, visto que, uma vez que, etc.)
      • Condicionalidade: expressa uma condição (: se, caso, contanto que, a menos que, salvo se, desde que, etc).
      • Temporalidade: expressa uma relação de tempo ( quando, assim que, logo que, enquanto, cada vez que, etc).
      • Finalidade: estabelece quando há uma relação de finalidade, propósito (para, para que, a fim de, a fim de que, etc).
      • Oposição ou Adversidade: Quando um conteúdo em um segmento se opõe ao conteúdo do outro segmento (mas, porém, no entanto, embora, apesar de, etc)
      • Adição: Quando ocorre a inclusão de mais um elemento (“e”, também, ainda, além de, além disso, nem, etc).
      • Conclusão: tem a ver com a conclusão de um algo a partir das proposições presentes em um segmento anterior do texto (portanto, logo, sendo assim, dessa forma, então, etc).
    • Tipos de coerência
      • Sintática: Evita a ambiguidade e garante o uso adequado dos conectivos.
      • Semântica: Se refere ao desenvolvimento lógico das ideias
      • Temática: Privilegia apenas ideias que sejam relevantes para o bom desenvolvimento do tema
      • Estilística: Diz respeito à variedade linguística adotada em um texto.
      • Genérica: Tem a ver com a escolha adequada do gênero textual.
  14. Vícios de linguagem

    • PLEONASMO OU REDUNDÂNCIA: É uma figura de linguagem que significa usar as palavras de forma redundante.
    • GERUNDISMO: O vicio de linguagem está no gerundio utilizado para ações futuras
  15. Redação técnica

    • É necessariamente objetiva quanto ao ponto de vista (redação oficial, a correspondência administrativa, comercial e bancária, os papéis e documentos forense).
      • Objetiva Racional Denotativa e Literal Metodológica Impessoal
  16. REDAÇÃO CRIATIVA

    • São aquelas anteriormente estudadas e que em a ver com o tipo literário, tais como narração, a descrição e a dissertação.
      • Objetiva Emocional Denotativa e conotativa Imaginativa Pessoal
  17. Denotação e Conotação

    • A denotação é usada para informar o receptor da mensagem de forma clara e objetiva, com um caráter prático e utilitário.
    • O sentido conotativo (ou figurado) é a linguagem em que a palavra é utilizada em sentido subjetivo, que depende do contexto em que é empregado.

Informações

Descrição
Recursos Humanos Mapa Mental sobre COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO, criado por Bruna Rafaelly em 14-07-2021.
Criado por
Bruna Rafaelly
Visualizações
3
Histórico
  • Criado por Bruna Rafaelly · 14 jul 2021
  • Copiado por Bruna Rafaelly · 14 jul 2021
Avaliação

Fale Conosco

Sobre o que é sua mensagem?

O que você acha do novo visual?

Você gostou?