TRANSFORMAÇÕES TECLÓGIAS E AS REVOLUÇÕES SOCIAIS

Description

sociologia mapa 04
Anny Isabelle Correia Assis
Mind Map by Anny Isabelle Correia Assis, updated more than 1 year ago
Anny Isabelle Correia Assis
Created by Anny Isabelle Correia Assis over 2 years ago
6
0

Resource summary

TRANSFORMAÇÕES TECLÓGIAS E AS REVOLUÇÕES SOCIAIS
  1. PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
    1. A introdução da mecanização e do vapor como força hidráulica para movimentar as máquinas foi parte de um conjunto maior de transformações sociais ocorridas no século XVIII. Essas mudanças impulsionaram os trabalhadores da França e, principalmente, da Inglaterra a revolucionarem a sociedade. Na Primeira Revolução Industrial, as mudanças sociais foram resultado da desarticulação da sociedade estamental vigente na Europa, na passagem para a modernidade. Para estabelecer um novo modo de produção que substituísse o feudal, a burguesia investiu na intensificação da urbanização e no êxodo rural, motivando os trabalhadores a buscarem empregos nas cidades.
      1. Portanto, o capitalismo industrial provocou a perda dos laços sociais e da identidade e, em lugar disso, promoveu longas jorna- das de trabalho, baixos salários, moradias precárias, pobreza e, em alguns casos, extrema miséria. Essa situação mobilizou os trabalhadores a protestarem contra a exploração nas fábricas, o que levou à formação de sindicatos e de uma resistência organizada. Adquirindo consciência de classe, em função da proximidade nas fábricas, os operários – nesse período, denominados proletariado – organizaram sindicatos e uma onda de protestos, a chamada Primavera dos Povos, que culminou em uma grande revolução social no ano de 1848.
    2. Ao longo da história, as transformações tecnológicas e as mu- danças sociais caminharam juntas. As novas necessidades sociais despertam o ser humano e o fazem desenvolver novas tecno- logias. Ao se alterarem as forças produtivas, surge o desejo de transformar as estruturas sociais.
      1. SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
        1. A Segunda Revolução Industrial, na virada do século XIX para o século XX, alcançou o restante da Europa e outros países de maior expressividade econômica, como os Estados Unidos, o Brasil, a Argentina e o México. Seu maior expoente foi Henry Ford, cujo método de organização das fábricas baseado em fragmentação das tarefas produtivas se consolidou no modelo do fordismo. Foram introduzidas noções de administração científica e intensificou-se o ritmo nas fábricas por meio do uso da energia elétrica e do petróleo.
          1. A racionalização dos ambientes de trabalho introduziu a disciplina como principal valor do trabalho. O excesso de produção levou a uma forte crise em 1929, que expôs a fragilidade do chamado capitalismo financeiro, a destruição provocada pela guerra levou a um período de reconstrução e de proteção social que alavancou a saúde, a educação e a construção civil, organizando um Estado de Bem-Estar Social.
        2. TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
          1. A trégua no conflito capital-trabalho durou até a década de 1970, quando novas crises sociais foram alimentadas pela mudança no controle da produção do petróleo. A opinião pública em diversos países foi contaminada por notícias sobre as dificuldades enfrentadas por governos e empresas para manter seu alto nível de investimentos na área social. O trabalho deixou de ser regulamentado por princípios e direitos trabalhistas e foi iniciada uma forte flexibilização. Diversas funções migraram do mundo real para o mundo digital e formaram uma cultura da virtualização do trabalho. Aquilo que poderia ser incorporado pela automação, pela robótica e pelos sistemas de informação passou a ser operado por máquinas, e não mais por pessoas.
            1. Na virada do milênio, a virtualização do trabalho se expandiu muito mais. Uma grande quantidade de pessoas passou a fazer parte de uma multidão de desempregados, bastante diferentes dos excluídos do trabalho assalariado, aos quais se deu o nome de precariado, em oposição ao proletariado de séculos anteriores.
          2. QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: PROCESSO E UBERZIÇÃO DO TRABALHO
            1. O uberismo, relacionado à Quarta Revolução Industrial, diz respeito à massificação de aplicativos que funcionam como plataformas de comunicação e de interação social, que produziram novas formas de trabalho, não mais gerenciadas pelas relações trabalhistas, mas sim por relações virtuais. O processo de uberização do trabalho estabeleceu um controle difuso que camuflou o controle social antes realizado pelos patrões e pelo Estado. A virtualização do trabalho permite que o desempenho dos trabalhadores seja acompanhado à distância. O chefe passa a ser o aplicativo, e seu braço poderoso é o algoritmo. A uberização é a transformação das relações de trabalho, tornadas impessoais, assépticas, desprovida de desgastes e emoções.
              1. A Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, está profundamente associada ao modelo de circulação e de consumo atrelado à economia informal e às plataformas digitais. Esse modelo é possibilitado por formas de inteligência artificial, armazenamento em nuvem, realidade virtual e smartphones, que são algumas das tecnologias que se popularizaram nas duas primeiras décadas do século XXI. O trabalho é um direito humano fundamental, mas, para que ele se realize mais plenamente, é preciso haver atuação positiva do Estado, das empresas e da sociedade civil, para que as condições de vida dos trabalhadores sejam protegidas.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Sociologia - Origem
            Malu Miralha
            Mapa Mental de GoConqr
            GoConqr suporte .
            Aplicações do Mapa Mental
            Alessandra S.
            Como criar um Mapa Mental
            GoConqr suporte .
            Como criar um Mapa Mental
            Alex Farias
            EMILE DURKHEIM
            Débora C. Nascimento
            Revisão de Sociologia 1a. série do Ensino Médio
            e-pn-2007@hotmail.co
            Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
            e-pn-2007@hotmail.co
            Simulado ENEM - Ciências humanas
            Nathalia - GoConqr
            A sociedade diante do Estado
            jacson luft
            Simulado Sociologia
            rodrigoguarapuav