Os Desafios Da educação Musical Brasileira

Description

Trabalho de Metodologia da educação musica.
Jhonata Souza7725
Mind Map by Jhonata Souza7725, updated more than 1 year ago
Jhonata Souza7725
Created by Jhonata Souza7725 over 8 years ago
10
0

Resource summary

Os Desafios Da educação Musical Brasileira
  1. Preparar o Educador

    Annotations:

    • "Sendo a música uma disciplina complexa, que abrange teoria e prática de execução, deve ser ensinada por pessoas qualificadas para isso. Sem conceções. Não permitiriamos que alguém que tivesse frequentado um curso de verão em física ensinasse a matéria em nossas escolas. Por que haveríamos de tolerar essa situação com respeito a música? Por acaso ela está menos vinculada a atos complexos de discernimentos? Não." (Schafer 1991, p. 303)
    1. Valorizar a Matéria

      Annotations:

      • "No momento em que, dentro das famílias, o capital cultural é satisfatório, ou seja na classe dominante e numa parte das classes médias, o julgamento é em geral mais favorável: a música, o desenho vêm somar à escolaridade, que se traduzirá mais tarde em lucros simbólicos não desprezíveis, permitindo até um certo diletantismo."  (Verger 1982, p. 26)
      1. Propiciar Acessos à(s) Cultura(s)

        Annotations:

        • Para a educação musical, como disciplina escolar e política pública educacional, não se trata de divulgar a cultura erudita em prejuízo do popular. Trata-se de abrir  espaço ao que o aluno, em seu contexto, pouco conhece e fomentar o pensamento crítico quanto ao já conhecido, mas muitas vezes não suficientemente percebido.
        1. Lidar com as mudanças culturais

          Annotations:

          •  "A necessidade  de mudança em educação surge a partir de vários quadrantes, alguns dos quais como o desenvolvimento tecnológico  e as mudanças demográficas refletem fatores sociais e econômicos mas vastos, enquanto outros resultam de decisões políticas, de ações administrativas ou de desenvolvimentos profissionais." (Glatter 1992, p. 158). 
          1. Trabalhar a interdisciplinaridade

            Annotations:

            • "A interdisciplinaridade vem sendo utilizada com "remédio" para alguns males da dissociação do saber, a fim de preservar  a integridade do pensamento  e o restabelecimento de uma ordem perdida". (Fazenda 2002, p. 8)
            1. Praticar a multiculturalidade

              Annotations:

              • "Nas escolas especializadas, estão, a própria cultura de estudo da música erudita e sempre foi contraposto à da música popular. Nos conservatórios musicais brasileiros, um elemento popular apenas poderia estar no repertório de estudo de performance se, como base folclórica, fosse mediado por um grande compositor erudito." (Fucci-Amato 2010, p. 155).
              1. Integrar a tecnologia

                Annotations:

                • "A internet trouxe a possibilidade de contato, se não imediato, muito próximo, em termos temporais, entre as pessoas. Esse fato faz com as relações aconteçam de forma aberta, sem uma concepção pré-determinada. Isso não quer dizer que, no caso de um processo educativo, as interações sejam feitas absolutamente livres, sem preocupação com os objetivos de aprendizagem e sem a mediação orientada de um professor". (C. Souza 2000, p. 71)
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                SIMULADO - TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
                Fabrícia Assunção
                Apresentação CATE MÓDULO I
                Supervisão de Tecnologias SEDUC
                COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM
                Marina Sanes
                Apresentação CATE I
                Supervisão de Tecnologias SEDUC
                Tecnologias na Educação
                Tancicleide Gomes
                Ensinando Matemática na Era dos Padrões Curriculares NCTM
                rivanioreicardo
                Quiz sobre Ergonomia e saúde ocular no uso de um computador
                fpgt.2014