GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Mind map

PRINCÍPIOS do Direito Registral

Isadora Belatto Portuguese

Map content

PRINCÍPIOS do Direito Registral

  1. LEGALIDADE REGISTRAL

    • Art. 5°, CF + Art. 167 da LRP.
    • Os títulos inválidos/imperfeitos não serão recepcionados no RI.
    • Cabe ao registrador fiscalizar e e cumprir os anseios jurídicos entabulados na legislação vigente, devendo analisar a legalidade, a validade e a eficácia dos títulos apresentados, obstando aqueles que porventura possuam vícios, sendo, inclusive, titular de controle da legalidade dos atos levados a registro.
  2. CONTINUIDADE REGISTRAL

    • Trazida pelo Decreto 18.542/1928.
    • Não se faz um registro sem que seja registrado o título anterior.
      • Art. 1195 da LRP: oficial deve exigir matrícula e registro do título anterior para manter a continuidade.
    • EXCEÇÕES: Usucapião e desapropriação.
  3. ESPECIALIDADE

    • OBJETIVA
      • Relaciona-se ao objeto registral, envolvendo as características físicas (medição e confrontantes) e a localização adequada do bem sujeito a registro, necessário para correta adequação perimetral de tal imóvel no conjunto municipal de bens.
    • SUBJETIVA
      • Está adstrita às partes sujeitos da relação jurídica, abrangendo a identificação e qualificação destes.
  4. INSCRIÇÃO

    • Qualquer pessoa pode protocolar o título no RI, contudo, quem pede para inscrever deve ser interessado em razão da instância material.
    • A inscrição pode ser: Declarativa integrativa, declarativa preventiva, constitutiva, translativa ou extintiva.
  5. PRESUNÇÃO e FÉ PÚBLICA

    • Art. 1.245, §2°, CC. + Art. 252 da LRP.
      • O registro, enquanto não cancelado, produz todos os efeitos legais ainda que, por outra maneira, se prove que o título está desfeito, anulado, extinto ou rescindido.
    • Os registros presumem-se válidos e eficazes até prova em contrário (presunção iuris tantum).
  6. PRIORIDADE

    • O primeiro adquirente e que possui prioridade é o que primeira fez a prenotação no RI.
    • E se for apresentado no mesmo dia, no RI, dois títulos contraditórios?
      • Art. 190 da LRP: A primeira prenotação prevalecerá, devendo ser observado a hora, observando assim a ordem cronológica.
  7. ROGAÇÃO ou INSTÂNCIA

  8. PUBLICIDADE

  9. CONSERVAÇÃO

  10. CINDIBILIDADE

  11. TERRITORIALIDADE

  12. UNIDADE MATRICIAL

Information

Description
Mind Map on PRINCÍPIOS do Direito Registral, created by Isadora Belatto on 27/03/2024.
Created by
Isadora Belatto
Views
0
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?