Democracia, cidadania e direitos humanos

Description

Mind Map on Democracia, cidadania e direitos humanos, created by emilyalribeiro on 23/11/2015.
emilyalribeiro
Mind Map by emilyalribeiro, updated more than 1 year ago
emilyalribeiro
Created by emilyalribeiro over 8 years ago
54
0

Resource summary

Democracia, cidadania e direitos humanos
  1. Democracia (do grego demos, "povo", e kratos, "autoridade").
    1. “É o governo do povo, para o povo, pelo povo”. “Governo do povo” quer dizer governo com um sentido popular; “para o povo” significa que o objetivo é o bem do povo; “pelo povo” quer dizer realizado pelo próprio povo. Na democracia é o povo quem toma as decisões políticas importantes (direta ou indiretamente por meio de representantes eleitos).
      1. A Democracia surgiu na Grécia onde o governo era realmente exercido pelo povo, que fazia reuniões em praça pública para tratar de vários assuntos e problemas, era a chamada Democracia Direta.
        1. Com o crescimento das populações, as reuniões em praça pública ficaram impossíveis de acontecer, surgiu, então um novo tipo de Democracia, a Democracia Representativa, onde o povo se reúne e escolhe – por meio do voto - os representantes que irão tomar decisões em seu nome. Este é o processo mais comum de tomada de decisão nos governos democráticos, também chamado de mandato político.
          1. A democracia se opõe à ditadura e ao totalitarismo e reúne princípios e práticas que protegem a liberdade do ser-humano.
    2. Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição.
      1. Uma boa cidadania implica que os direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada.
        1. Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país.
          1. O conceito de cidadania também está relacionado com o país onde a pessoa exerce os seus direitos e deveres. Assim, a cidadania brasileira está relacionada com o indivíduo que está ligado aos direitos e deveres que estão definidos na Constituição.
      2. Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.
        1. Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre e muitos outros. Todos merecem estes direitos, sem discriminação.
          1. O Direito Internacional dos Direitos Humanos estabelece as obrigações dos governos de agirem de determinadas maneiras ou de se absterem de certos atos, a fim de promover e proteger os direitos humanos e as liberdades de grupos ou indivíduos.
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        Circulatory System
        bridget.watts97
        GCSE PE - 2
        lydia_ward
        Ionic Bondic Flashcards.
        anjumn10
        One child policy, China- Population Control Case Study
        a a
        Chemistry Module C1: Air Quality
        James McConnell
        AQA Physics P1 Quiz
        Bella Statham
        Unit 2 flashcards
        C R
        med chem 2 final exam
        lola_smily
        GCSE Biology - Homeostasis and Classification Flashcards
        Beth Coiley
        How did the Cold War develop?
        E A
        Introduction to the Atom
        Derek Cumberbatch