Inflação

Description

Atualidades (Crash - Uma breve história da economia) Mind Map on Inflação, created by seila 191 on 23/12/2013.
seila 191
Mind Map by seila 191, updated more than 1 year ago
seila 191
Created by seila 191 over 10 years ago
84
2

Resource summary

Inflação
  1. Exemplo: Roma
    1. Governo quer construir novo aqueduto, imprime moedas para isso, para pagar o salários e os blocos de mármore.
      1. Na quantidade certa é bom porque os trabalhadores ganhando mais, vão comprar mais vinho. Assim, os vinicultores vão produzir mais, aumenta o PIB, e a economia vibra.
        1. Se tiver mais dinheiro circulando do que a capacidade de vinicultores produzir, eles vão aumentar os preços, como se fosse um leilão (a inflação)
          1. Vinicultor está com mais dinheiro, quer construir casa nova e vai comprar mármore para isso. Mas não é só ele quem está ganhando mais, e a procura por mármore vai aumentar também.
            1. Se a pedreira contratar mais gente e quebrar mais pedra para atender a demanda, sem aumentar os preços, tudo bem, mais dinheiro --> maior produção.
              1. Mas, se a pedreira aumentar o preço devido à maior demanda, o governo vai gatar mais pra construir o aqueduto. Com mais dinheiro, o cara da pedreira sai pra comprar mais vinho.. e o ciclo recomeça.
                1. Para o cara da pedreira, pouco muda, pois ele está pagando mais pelo vinho, mas está recebendo mais pelo mármore. Mas, o trabalhador do aqueduto, cujo salário não muda, agora tem que trabalhar mais horas pra comprar vinho
                  1. Desigualdade social aumenta. O vinicultor começa a aumentar o preço por medo do mármore aumentar de preço, e vice-versa, tornando-se um ciclo..
                    1. Ao prever que os preços vão aumentar, as pessoas fse sentem mais pobres, e consomem menos. Menor consumo, menor produção, e assim, todos perdem. (Pág 55)
    2. Exemplo nos dias atuais
      1. Se cada um acordasse com um zero a mais na poupança, mais pessoas sairiam pra comprar carros
        1. Para atender a demanda, a concessionária teria que produzir mais carros. Para isso, teria que encomendar mais aço. Para as mineradoras atenderem à nova demanda, teriam que aumentar a produção
          1. Para as mineradoras aumentarem a produção, teriam que explorar mais minas, e para isso, precisariam comprar as máquinas escavadeiras (que são feitas de muito aço)
            1. Assim, leva tempo para produzir mais aço para construir as máquinas para escavarem mais aço
              1. Resumindo: Concessionárias iam pedir mais aço para as siderúrgicas, que iam pedir mais aço para as mineradoras. Assim, a mineradora vai começar o "leilão" por não conseguir produzir mais, aumentando os preços, o que no fim, faz com que os carros fiquem mais caros, pois a matéria prima ficou mais cara.
                1. Além de tudo, mesmo que se conseguisse produzir mais aço sem aumentar o preço, seria necessário mais gente especializada, o que é impossível de um dia para o outro, e leva muito tempo para formar novos bons engenheiros, por exemplo
      2. Não entendi direito: Pág 58 e 61
        1. Obs
          1. Se o governo imprimir dinheiro de menos, economia morre de fome. Se imprimir de mais, sufoca a economia através da inflação. (analogia com aquário, se der comida de mais..)
            1. Os governantes sempre arranjam alguém para colocar a culpa (comerciantes, consumidores compulsivos, árabes aumentando o preço do petróleo, o clima desfavorável) , mas no fim, são os governantes quem possuem as impressoras de dinheiro.
              1. A inflação funciona como um imposto invisível: Se o governo imprime 20% mais dinheiro que o necessário, tem-se 20% de inflação. Assim, 100 reais na carteira passam a valer 80 reais.
                1. Se o governo fez isso para pagar contas, significa que os 20 reais que eu perdi de poder de compra foram para as mãos do governo. É o "imposto da inflação", ou roubo mesmo.
              2. Explicação do que é inflação - ->http://www.youtube.com/watch?v=TpiyR6UBy4A
                1. Inflação não é aumento de preço, é apenas colocar mais moeda no mercado. Aumento de preço é consequência. Assim o governo tira a responabilidade do aumento dos preços de si e coloca nos comerciantes.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Retrospectiva de abril 2017
              Luís Felipe Mesiano
              Quiz Sobre Atualidades do Vestibular
              Alessandra S.
              Congelamento de preços
              seila 191
              Atualidades
              Larissa Guimarães
              Atualidades Brasil e Mundo
              Alessandra S.
              Atualidades
              GoConqr suporte .
              Atualidades Vestibular Enem 2
              GoConqr suporte .
              ATUALIDADES
              Graciela Dias
              Atualidades Enem e Vestibular - 1
              GoConqr suporte .
              Temas de Redação
              Marina Faria
              Marco Civil da Internet
              Alessandra S.