Osmose

Description

osmose
mateus pereira
Mind Map by mateus pereira, updated more than 1 year ago
mateus pereira
Created by mateus pereira almost 8 years ago
139
2

Resource summary

Osmose
  1. CÉLULA VEGETAL
    1. Quando uma célula vegetal está em meio hipotônico, absorve água. Ao contrário da célula animal, ela não se rompe, pois é revestida pela parede celular ou membrana celulósica, que é totalmente permeável, mas tem elasticidade limitada, restringindo o aumento do volume da célula. Assim, a entrada de água na célula não depende apenas da diferença de pressão osmótica entre o meio extracelular e o meio intracelular (principalmente a pressão osmótica do suco vacuolar, líquido presente no interior do vacúolo da célula vegetal). Depende, também, da pressão contrária exercida pela parede celular. Essa pressão é conhecida por pressão de turgescência, ou resistência da membrana celulósica à entrada de água na célula.
    2. CÉLULA ANIMAL
      1. Uma célula animal colocada em uma solução hipertônica perderá água, esse fenômeno é chamado de crenação. Mas se a solução for hipotônica, a célula absorverá água e poderá arrebentar: é o que chamamos de plasmoptise (ou hemólise no caso das hemácias). Uma solução isotônica em relação `a hemácia, pode ser obtida, dissolvendo 9g de cloreto de sódio (sal de cozinha) em 1 L de água destilada. Essa solu
      2. denominado Osmose o movimento de difusão das moléculas de água do meio hipotônico (↑ solvente, ↓ soluto, pressão osmótica ↓) para o meio hipertônico (↓solvente, ↑ soluto, pressão osmótica ↑), através de uma membrana semipermeável. Esse movimento tende ao equilíbrio de concentração entre os meios, tornando-os isotônicos.
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
        Bruno Fernandes3682
        Quiz Sobre Genética
        Marerodrigues
        Glossário de Biologia
        GoConqr suporte .
        Sistema Respiratório - Biologia
        GoConqr suporte .
        Sistemas do Corpo Humano
        GoConqr suporte .
        2a Lei de Mendel
        Andrea Barreto M. Da Poça
        A Célula
        Nathalia - GoConqr
        Exercícios- Tipos de Reprodução
        Andrea Barreto M. Da Poça
        Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
        renpv
        Ecologia I
        kyungsos