Duplicação semiconservativa do DNA

Description

Mapa mental
Matheus Paracampos
Mind Map by Matheus Paracampos, updated more than 1 year ago
Matheus Paracampos
Created by Matheus Paracampos over 7 years ago
31
0

Resource summary

Duplicação semiconservativa do DNA
  1. O DNA controla toda a atividade celular. Ele possui a “receita” para o funcionamento de uma célula. Toda vez que uma célula se divide, a “receita” deve ser passada para as células-filhas. Todo o “arquivo” contendo as informações sobre o funcionamento celular precisa ser duplicado para que cada célula-filha receba o mesmo tipo de informação que existe na célula-mãe. Para que isso ocorra, é fundamental que o DNA sofra “auto-duplicação”.
    1. O modelo estrutural do DNA proposto por Watson e Crick explica a duplicação dos genes: as duas cadeias do DNA se separam e cada uma delas orienta a fabricação de uma metade complementar.
      1. O experimento dos pesquisadores Meselson e Stahl confirmou que a duplicação do DNA é semiconservativa, isto é, que metade da molécula original se conserva íntegra em cada uma das duas moléculas-filhas.
        1. No processo de duplicação do DNA, as pontes de hidrogênio entre as bases se rompem e as duas cadeias começam a se separar. À medida que as bases vão sendo expostas, nucleotídeos que vagam pelo meio ao redor vão se unindo a elas, sempre respeitando a especificidade de emparelhamento
          1. A com T, T com A
            1. Uma vez ordenados sobre a cadeia que está que está servindo de modelo, os nucleotídeos se ligam em seqüência e formam uma cadeia complementar dobre cada uma das cadias da molécula original. Assim, uma molécula de DNA reproduz duas moléculas idênticas a ela.
              1. A enzima que promove a ligação dos nucleotídeos é conhecida como DNA polimerase, pois sua função é construir um polímero (do grego poli, muitas, e meros, parte) de nucleotídeos.
            2. C com G e G com C
      Show full summary Hide full summary

      Similar

      2a Lei de Mendel
      Andrea Barreto M. Da Poça
      Genética Molecular: Ácidos Nucleicos
      Renata Cavazzana
      Primeira Lei de Mendel
      Helio Fresta
      Reino Monera
      nathaliaires
      Mitose
      Igor -
      Glossário de Biologia
      GoConqr suporte .
      Sistema Respiratório - Biologia
      GoConqr suporte .
      Sistemas do Corpo Humano
      GoConqr suporte .
      A Célula
      Nathalia - GoConqr
      Exercícios- Tipos de Reprodução
      Andrea Barreto M. Da Poça